Da importância de fazer backups regulares, ninguém duvida. Com o advento da computação em nuvem, o crescimento de crimes cibernéticos e o aumento da conscientização sobre a importância da segurança da informação, o procedimento está cada vez mais sofisticado. 

Nesse cenário, o backup na nuvem e o backup off-site se destacam como metodologias inteligentes e seguras de executar e armazenar cópias de segurança dos dados. Mas você conhece a diferença entre elas? Confira a seguir! 

Em primeiro lugar, o que é backup off-site? 

Embora possa designar várias diferentes execuções, a definição geral de backup off-site diz respeito a um “backup externo” ou “fora do ambiente de TI”, envolvendo o armazenamento das cópias de dados em uma locação alternativa.  

No off-site, assim, a localização externa é utilizada como mecanismo de proteção aos dados caso ocorram desastres. As fitas magnéticas e as unidades removíveis são os dispositivos mais tradicionais para armazenar as informações, mas atualmente as unidades de disco têm se tornado mais populares entre as empresas. 

Vale lembrar: diferente do convencional backup onsite – que requer um armazenamento periódico de dados na própria infraestrutura interna da empresa, seja em discos rígidos, CDs ou fitas – o backup off-site envolve o uso de um servidor remoto, que normalmente pode ser acessado via internet e também por acesso direto.  

De maneira geral, o backup off-site é mais seguro que o onsite devido ao compartilhamento das informações, acesso remoto, cópias automatizadas e proteção das informações mesmo em caso de acidentes externos. 

Podemos dizer que o backup off-site tem foco central no armazenamento

E quanto ao backup na nuvem (cloud backup)? 

Utilizado por cada vez mais empresas de todos os portes no mundo todo, o backup na nuvem vai muito além do armazenamento: com espaço praticamente ilimitado e depósito dos dados no ambiente cloud, esse procedimento é desenhado para simplificar a seleção, o armazenamento, a segurança e a recuperação das informações

Esse backup tem também como vantagem o custo-benefício (além do reforço da segurança e a facilidade do acesso, já que os dados podem ser operados a qualquer hora e lugar e não estão vulneráveis a acidentes físicos). Isso porque o usuário paga apenas pelo espaço utilizado na nuvem, que é escalável a partir das necessidades crescentes de armazenamento dos negócios. 

Dessa forma, podemos dizer que o backup na nuvem tem foco central no serviço oferecido

Leia Mais: Tudo o que você precisa saber sobre backup na nuvem 

Qual é a diferença entre backup na nuvem e backup off-site?

Na verdade, a depender dos provedores de backup que você considerar, podem existir diversas semelhanças potenciais entre os dois tipos de backup. Em sua essência, afinal, as duas modalidades visam facilitar o armazenamento de dados e sistemas críticos. Quantos aos níveis de segurança, ambas também oferecem um bom nível de proteção. 

A diferença-chave, aqui, de fato, é a adição de serviços proporcionada pela nuvem. É só imaginar os próprios sentidos associados ao backup na nuvem ou mesmo a qualquer serviço baseado na nuvem: imediatamente, vêm à mente os conceitos de uma interface web fácil de usar e custos mensais simples, além de suporte para vários outras funções. 

De fato, em alguns casos, o backup na nuvem pode ser realmente apenas uma forma de armazenamento de cópias de segurança (assim como acontece com o backup off-site tradicional) mas muitas vezes também inclui softwares específicos de backup, equipe de suporte para ajudar nos processos de backup/restauração e recuperação de infra-estrutura, dentre outros fatores. 

Afinal, qual é a melhor opção para a sua empresa? 

Nesse debate entre as duas modalidades de backup, a escolha pelo melhor procedimento para seu negócio envolve a consideração de alguns fatores importantes. Confira:

1. Quais são os requerimentos específicos da sua empresa? 

Se a sua empresa tiver necessidades específicas para criptografar um volume significativo de dados em armazenamento, por exemplo, o backup off-site é uma melhor opção, fornecendo mais controle nesse sentido. 

Analise as funcionalidades e especificações oferecidas por cada modalidade e provedor de backup, contrastando essas ofertas com as suas demandas corporativas. 

2. De quanta ajuda você precisa na manutenção e na operação do backup? 

Uma coisa é certa: o backup corporativo demanda conhecimentos e expertise específicos para que seja feito um correto acompanhamento da segurança dos dados. Nesse cenário, o backup off-site, como já mencionamos, têm foco em armazenamento, sendo mais apropriado para os negócios que já têm uma autonomia interna para gerenciar o procedimento. 

Por outro lado, se você precisa de mais suporte e apoio especializado para definir e configurar seus backups (além de te ajudar com a recuperação das informações), a nuvem tende a ser uma opção mais acertada.

Saiba Mais: Por que o backup corporativo precisa de monitoramento constante? 

3. Os modelos de preço se alinham com a sua empresa? 

A questão das formas de pagamento é outro requisito importante a se considerar na hora de fechar um plano de backup. Nesse sentido, a nuvem atende à grande maioria das organizações devido à sua adaptabilidade e ao seu sistema simplificado de pagamento por mês, além de definir o valor apenas pelo espaço de armazenamento utilizado. 

Por sua vez, o backup off-site geralmente exige a compra de um hardware hospedado em um espaço de armazenamento “alugado”, o que demanda custos mais altos. Mais uma vez, a verba disponível para o investimento e as necessidades da sua empresa deverão ditar a melhor escolha.

4. Qual modalidade te dará maior proteção para as informações? 

Essa questão basicamente se reflete em outra pergunta: você consegue construir uma ótima estrutura de proteção de dados internamente e por conta própria ou será mais cômodo contar com uma estrutura proporcionada por um provedor de backup na nuvem? 

Mais uma vez, se sua companhia não possui exigências muito específicas de armazenamento, os serviços e funcionalidades oferecidos por um gestor na nuvem tendem a desempenhar um melhor trabalho do que a eventual criação de uma estrutura interna. 

Por fim, é importante concluir que não existe uma resposta absoluta, certa ou errada. É necessário avaliar o cenário da sua TI interna, os custos associados aos serviços e as necessidades do seu banco de dados para decidir qual modalidade se alinha melhor com as suas demandas de backup corporativo. 

No entanto, de maneira geral, o backup off-site tradicional será a melhor aposta para algumas empresas de necessidades específicas, mas o backup na nuvem costuma ser a opção mais viável para a maioria das organizações. 

Que tal conversar sobre as melhores opções de  backup na nuvem para se adaptar às necessidades da sua empresa e potencializar a segurança da sua informação? Entre em contato conosco! 

Deixe um comentário

×