Como andam as ações de marketing digital da sua revenda de TI? Se você ainda não desbravou esse mundo, saiba que a divulgação via web é a principal aposta de negócios de todos os portes e segmentos nos dias de hoje – não dá para ignorar a tendência!

Grande parte de decolar uma empresa, afinal, consiste em traçar estratégias eficientes de vendas. Como profissional de TI e empreendedor, é fundamental que você entenda os princípios básicos do marketing no meio digital e as mudanças recentes no comportamento do consumidor.

Nesse cenário, uma parcela valiosa do marketing digital eficaz são as redes sociais. A seguir, montamos um guia rápido para você tirar o máximo proveito dessas mídias a favor da sua revenda de TI. Acompanhe!

O poder das redes sociais

A verdade é que o uso corporativo das redes sociais (assim como o marketing digital) não é mais nenhum diferencial no mercado: é uma questão de sobrevivência.

Hoje, as decisões do público consumidor estão pautadas pela internet e nas buscas propiciadas pelo meio web, fazendo com que uma presença online inteligente seja uma ferramenta indispensável para todos os nichos de mercado.

Nesse cenário, as mídias sociais há muito tempo deixaram de ser apenas uma plataforma de relacionamento entre usuários. Ultrapassando os vínculos das interações sociais, as marcas cada vez mais apostam em estratégias para aproveitar todo o poder de impacto das redes, que são um canal direto para captar a atenção do público.

No entanto, não basta criar perfis para sua revenda de TI em diversas mídias: é preciso mantê-las atualizadas e saber como utilizá-las da maneira mais adequada para atingir seu público específico.

Para te ajudar, listamos direcionamentos fundamentais abaixo. Confira!

Como tirar o máximo de proveito das redes sociais na sua revenda de TI?

1. Identifique onde seu público está

Não, criar vários perfis nas mais diversas redes não é o caminho mais inteligente! Tudo depende do perfil do público-alvo da sua revenda e das mídias nas quais ele marca presença: é preciso que a estratégia faça sentido.

O primeiro momento, portanto, é de análise: onde estão seus clientes e possíveis clientes? Quais redes sociais eles mais acessam, interagem, buscam informações, compartilham conteúdo?

A melhor técnica para descobrir onde seu público está é analisar os clientes que você já tem na revenda. Se a maior parte deles faz mais uso do Facebook e do Instagram, por exemplo, é muito provável que as pessoas que podem virar clientes (ou seja, seus prospects) também estejam nessas mídias.

Um segundo método (que também funciona) é fazer testes. Dessa forma, você verifica novas possibilidades e vê se há resultados na prática.

Por exemplo, para saber se o Instagram (que tem foco no aspecto visual) é uma boa para seu negócio, crie uma conta na plataforma e experimente suas ferramentas. Se a médio prazo não houver resultados relevantes, é mais interessante investir seus esforços em outras redes.  

2. Considere as redes mais propícias para revendas de TI

O estudo de público do último tópico é fundamental e não deve ser negligenciado, mas é importante mencionar também que algumas redes tendem a apresentar melhores resultados para as revendas de TI: Facebook, LinkedIn e Twitter.

LinkedIn

O LinkedIn nasceu como uma rede para interações profissionais e estímulo ao networking, contando com a presença de uma boa parcela dos negócios. A rede social permite publicar uma boa variedade de recursos de mídia, tais como imagens, textos e vídeos (além da opção de manter um blog vinculado ao próprio perfil)

Justamente por ter um foco corporativo ou B2B (business to business), o LinkedIn é um excelente canal para prestadores de serviços de diversos segmentos, incluindo, é claro, as revendas de TI. Vale a pena testar e apostar!

Facebook

Pioneiro nas ações de marketing, o Facebook ainda é uma das redes mais populares e acessadas em todo o mundo. Além de possibilitar a publicação de posts gerais, stories e mensagens privadas, a rede conta com um recurso de anúncios bastante completo.

No Facebook, é possível configurar anúncios através de dados específicos como gênero, localização, profissão, interesses, hábitos e outros, permitindo o contato com a sua revenda de TI através de diferentes ferramentas (número telefônico, site, dentre outros).

Twitter

Com a opção de divulgar textos curtos e objetivos, o Twitter costuma ser uma alternativa interessante para interagir com clientes. As ferramentas corporativas da mídia também permitem criar anúncios, enviar imagens e vídeos.

A plataforma é um canal interessante para trabalhar o reconhecimento de marca e coletar feedback dos clientes.

3. Invista em conteúdo educativo e envolvente

O formato e o tipo de conteúdo também são definições cruciais para manter redes sociais bem-sucedidas. O objetivo sempre deve ser fazer o usuário retornar às redes e realmente acompanhar as postagens.

Dentre os principais formatos de conteúdo que você pode explorar, estão:

  • Stories: poucos segundos em vídeo para abordar determinado assunto;
  • Imagens: bom recurso para divulgar campanhas, infográficos, promoções, produtos;
  • Texto: indicado para o aprofundamento de determinados tópicos e o uso de argumentos para persuadir, informar e entreter o usuário, além de acompanhar todos os outros formatos;
  • Lives: vídeos que são transmitidos ao vivo, como webinars (aulas-vídeo educativas);
  • Vídeos: bom formato para esclarecer dúvidas, informar, compartilhar conteúdo educativo e de entretenimento etc.

Com foco em atração e engajamento, suas postagens devem ser cuidadosamente pensadas para seu nicho – para tanto, é fundamental que o conteúdo converse com os interesses e as necessidades do público da revenda. Lembre-se disso!

Vale reforçar que a tendência é que os públicos de revenda de TI tenham interesse em novidades do mundo de TI, lançamentos, dicas estratégicas para melhorar o setor de TI, segurança da informação, inovações do mercado e outros conteúdos práticos que auxiliem o dia a dia da gestão.  

4. Divulgue as redes

Muito além de criar perfis nas principais redes sociais, é necessário divulgá-las. Um bom ponto de partida é informar seus clientes sobre as atualizações, enviando e-mails para sua base.

É interessante, ainda, convidar seus contatos pessoais nas mídias para curtir/seguir suas páginas, além de divulgar os endereços (ícones) das redes em peças gerais e fazer campanhas (anúncios pagos) para angariar novos visitantes.

5. Valorize as interações e opiniões do público

Para expandir e realmente agregar valor às redes sociais da sua revenda, é fundamental agradecer e interagir com os usuários que opinarem, comentarem e avaliarem de qualquer forma seu conteúdo.

Tempo de resposta e cuidado com as interações do público é um fator determinante para que os novos usuários avaliem a credibilidade e a qualidade do seu negócio. Compartilhar depoimentos dos clientes e responder às críticas também são ações essenciais. Dessa forma, você inclusive incentiva recomendações.

As redes sociais e, de forma mais ampla, as ferramentas de marketing digital, são aliadas extremamente valiosas para impulsionar o crescimento da sua revenda de TI e aumentar o alcance dos seus serviços. Esperamos que nossas dicas sejam úteis!

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