Ao garantir escalabilidade e favorecer a colaboração e a segurança no trabalho remoto, o Microsoft 365 é amplamente utilizado pelas empresas. Entretanto, apesar de grande parte dos fornecedores disponibilizarem ferramentas para backup Office 365, o processo pode ser desafiador. 

Nessa perspectiva, o grande leque de aplicações do Microsoft 365 é um imenso benefício do serviço, mas também destaca um ponto fraco do mercado de backup: são raras as  soluções da área que conseguem lidar com todas as aplicações. Uma vez que os consumidores realizam o backup dos seus programas, a métrica de RTO (objetivo de tempo de recuperação) pode ser um tempo mais longo que costumava ser. 

De fato, o Microsoft 365 tem muito a oferecer – mas é preciso ficar de olho nos desafios quando o assunto é fazer o backup dessas aplicações. Confira! 

Backup Office 365: muitas aplicações, poucos produtos 

Um dos principais problemas que os profissionais de TI encontram, em se tratando do backup Office 365, é que há poucas – ou quase nenhuma – soluções de backup disponíveis no mercado que promovem uma cobertura abrangente. 

Nesse cenário, a maioria dos fornecedores de backup foca na proteção de dados para aplicações Office, tais como SharePoint Online, OneDrive para Business e Exchange Online. 

Recentemente, a Microsoft lançou uma API de backup para a aplicação Teams, o que vem fazendo com que os fornecedores de backup adicionem suporte para o serviço. O problema, no entanto, é que várias outras aplicações do Office – como o Planner e o Yammer – não contam com ferramentas específicas de backup

Esses programas, vale lembrar, geralmente armazenam dados no Exchange, no SharePoint, OneDrive ou em uma combinação dos três. Na teoria, se uma empresa faz o backup dessas três aplicações, também contempla as demais aplicações do Office. Porém, a verdade é que a restauração de dados pode ser complicada para um programa do Office que não tem o suporte de uma ferramenta de backup. 

Nesse sentido, os domínios do Active Directory (AD) podem representar desafio para quem precisa fazer backup do ambiente do Microsoft 365 da organização. A maioria dos negócios mapeiam um único domínio do AD para a implementação da plataforma Office. 

Entretanto, empresas de maior porte frequentemente associam múltiplos domínios ao ambiente do Microsoft 365. Por sua vez, o software do backup nem sempre funciona bem de maneira similar, já que essa abordagem “multi-tenancy” pode gerar problemas. Embora cada fornecedor de backup tenha seu próprio método para executar o processo, as aplicações de backup normalmente utilizam uma conta de serviços para se conectar a uma assinatura do Office 365. Isso porque um ambiente multi-tenancy consiste em múltiplas assinaturas na plataforma, e determinados serviços de backup são incapazes de proteger mais do que uma assinatura. 

👉 Garanta proteção adicional aos dados corporativos com Backup Office 365! 

Prepare-se para RTOs mais longos! 

Vale destacar outro desafio relacionado ao backup dos dados do Microsoft 365: as empresas nem sempre são capazes de atingir os mesmos RTOs (objetivos de tempo de recuperação) e RPOs (objetivos de ponto de recuperação) que alcançam para outros tipos de dados

Aqui, o problema do RPO decorre da arquitetura do backup. Muitos negócios apostam em proteção contínua de dados (continuous data protection ou CDP) para seus backups. Nessa estratégia, são criados backups em uma base contínua, e não backups noturnos. Dessa forma, é possível assegurar que a organização faça cópias de dados das suas informações quase imediatamente após criá-las

Enquanto algumas ferramentas de backup usam CDP, tal como o Acronis Cyber Protect, muitas outras confiam em um recurso de agendamento mais simples. Uma empresa pode precisar limitar seu backup Office 365 a uma vez ao dia, o que resulta em um RPO muito mais longo do que o de outros dados corporativos. 

Vale lembrar, ainda, que os backups do Microsoft Office também podem apresentar um RTO longo incomum. Não há como armazenar as cópias de backup na nuvem. Por isso, o time de TI deve registrar os backups para outra nuvem ou para um dispositivo local. Se uma restauração for necessária, a aplicação deverá fazer o backup de todos os dados para a nuvem do Microsoft 365. A depender do espaço disponível, esse processo pode levar um longo tempo. 

A cloud não garante 100% de segurança: a importância do backup para Office 365 

Aplicações em cloud como o Office 365 geram a falsa sensação de segurança – afinal, os dados são atualizados e salvos automaticamente, certo? Errado! Embora ofereçam tais recursos, os serviços na nuvem não asseguram disponibilidade e proteção “eterna”, exigindo segurança adicional (especialmente no caso das valiosas e sensíveis informações corporativas). 

Nessa perspectiva, é fundamental investir em uma estratégia sólida de backup para o Microsoft 365. Tome nota de razões inegáveis para tomar essa precaução: 

  • os funcionários podem deletar acidentalmente os arquivos. Inclusive, o erro humano é uma das causas mais comuns para a perda de dados; 
  • é possível que colaboradores insatisfeitos eliminem informações com o objetivo de prejudicar a empresa, representando uma grande ameaça interna;
  • o ransomware e outros malwares estão constantemente à espreita, indicando sérias ameaças de caráter externo;
  • uma estratégia de backup periódico e confiável colabora para atender aos requisitos legais para manter a conformidade com a LGPD; 
  • deve-se considerar as limitações na política de retenção de dados do programa, que abrem brechas na segurança completa. Ao contar com uma solução de backup Office 365, a empresa elimina as lacunas dessa abordagem, flexibilizando as restaurações conforme as necessidades do negócio. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Conceder proteção adicional aos dados com backup Office 365 é fundamental para reduzir os riscos e vulnerabilidades, assegurando a continuidade das operações. 

Para ampliar seus conhecimentos no assunto, confira nosso artigo sobre responsabilidade compartilhada e descubra por que as empresas devem fazer sua parte para garantir a segurança dos seus serviços em nuvem! 

FONTE: Search Data Backup 

Créditos da imagem:  John Schnobrich on Unsplash 

Deixe um comentário

×