Implementar uma proteção de dados eficiente é essencial para manter as empresas em pleno funcionamento – e isso exige a adoção de um bom método de segurança. Nesse cenário, soluções de continuous data protection (proteção contínua de dados) trazem grandes vantagens para as empresas que desejam prevenir desastres e prejuízos causados por tempo de inatividade das rotinas de trabalho. 

Ao fazer backups regulares de dados, os negócios já dão um primeiro passo importante na proteção contra hackers, malwares diversos e desastres naturais que possam afetar a infraestrutura corporativa. 

Grandes organizações, no entanto, acumulam volumes imensos de dados, o que exige a expansão do processo de backup todos os anos. Além disso, é comum que os sistemas se tornem mais lentos à medida em que o armazenamento de informações aumenta. 

Diante dessas perspectivas, contar com soluções de proteção contínua é uma estratégia inteligente para assegurar a própria continuidade das operações sem obstáculos no ambiente corporativo. Saiba mais! 

Continuous data protection (CDP): o que é? 

continuous data protection
Créditos: vectorjuice

Continuous data protection (CDP), também chamado de backup contínuo, é uma solução de backup que atua em tempo real e atualiza, automaticamente, toda vez que há qualquer alteração nos dados da empresa

Ao aplicar esse tipo de backup, é possível manter uma atualização constante das informações, atingindo um nível poderoso de proteção contra desastres. Além disso, trata-se de um método bastante vantajoso por seu custo-benefício, sua pouca influência na performance dos servidores e, como mencionamos, sua alta proteção contra ocorrências de perda de dados

Vale destacar que a solução possui algumas similaridades com o backup tradicional – ambos registram todos os dados dos computadores, em um scan completo dos sistemas. A diferença, porém, reside no fato de que a proteção contínua faz o backup de todas as informações sempre que há qualquer mudança ou atualização nas mesmas. 

A partir daí, consegue-se manter um registro contínuo das alterações realizadas em todo e qualquer arquivo, documento, pasta ou planilha – além disso, a empresa pode restaurar seus dados em qualquer ponto desejado. Todos os backups, afinal, são replicados repetidamente e salvos em um arquivo diário de referência. 

Na prática, como o método funciona? 

Originalmente, as soluções de continuous data protection surgiram como uma forma de contornar o problema das curtas “janelas de backup”. Antes do advento dessas ferramentas, a maioria das empresas performavam um backup de fita noturno. 

Nessa época, muitos negócios tinham que proteger um crescente volume de dados em uma estrita janela de backup. Embora existam técnicas para acelerar backups em fitas, há um limite de dados que podem ser copiados e salvos em um dado período de tempo. 

Por sua vez, os softwares de proteção contínua de dados vieram para solucionar esse impasse, transferindo os backups baseados em fita para novas bases em disco. Na prática, a tecnologia cria uma cópia inicial dos dados e faz o rastreio de dados alterados para fazer o novo backup das informações modificadas (ou mesmo criadas) desde o último backup realizado. 

De maneira inteligente, essa técnica reduz a quantidade de dados que precisam ser copiados em cada ciclo de backup, eliminando a problemática “janela” de tempo. Nessa perspectiva, os backups são realizados a cada poucos minutos, e não somente uma vez na noite. 

Vale mencionar que o CDP funciona ao fazer o backup incremental das mudanças nos dados em um determinado período de tempo ou quando há atualização ou criação de novas informações. Em alguns casos, há apenas um único backup inicial completo e todos os backups subsequentes são incrementais em relação ao primeiro. Essa abordagem “incremental para sempre” implementou um novo caminho no padrão usual de backups e tem ganhado grande adesão. 

Nesse contexto, a aplicação de continuous data protection possibilita: 

  • uma base de referência do status original dos dados;
  • recuperação do backup de dados em múltiplos pontos no tempo;
  • rastreamento contínuo (ou praticamente contínuo) do status de um arquivo, bloco ou volume de dados para identificar sempre que alterações forem feitas. 

7 vantagens das soluções de continuous data protection 

Intervalos curtos de backup 

Soluções de proteção contínua de dados oferecem intervalos ou “janelas” de tempo menores entre a realização de backups. Dessa forma, caso um desastre aconteça, será preciso voltar apenas de poucos minutos a uma hora para recuperar todas as informações corporativas. 

Não há impacto no desempenho dos servidores 

Ao invés de vasculhar todas os dados da empresa sempre que acontecer um backup, a aplicação de CDP afeta apenas as informações modificadas. Por esse motivo, a performance do servidor não é impactada em termos de velocidade – e não é necessário investir nos procedimentos somente durante à noite, quando houver pausas na rotina de trabalho. 

Sincronização constante dos dados 

A CDP permite a sincronização constante do fluxo de dados, o que significa que eles nunca serão perdidos, ainda que haja falha do sistema. Em caso de desastres, é possível recuperar as informações imediatamente. 

Registro de múltiplas versões dos dados

Soluções de continuous data protection registram diversas versões de cada arquivo, mantendo-as desde as mudanças iniciais. Com isso, os usuários conseguem restaurar dados de qualquer momento desejado, o que é especialmente relevante para trabalhos colaborativos. Nessa perspectiva, é possível recuperar informações sem deletar ou comprometer acidentalmente algum arquivo que esteja sendo modificado no momento. 

Proteção contra ataques e perda de dados 

Uma vez que permite recuperar informações de qualquer momento no tempo, soluções de CDP protegem os arquivos corporativos se houver um cibercrime em andamento. Basta retornar ao status dos dados no momento prévio ao ataque e acessar as informações, que estarão intactas. 

Economia de espaço de disco 

Como já mencionamos, a aplicação de proteção contínua de dados manterá apenas o mínimo necessário de informações para representar os diferentes pontos no tempo – dessa forma, somente cerca de 15% do espaço de armazenamento é utilizado. 

Vale lembrar, ainda, que como um backup completo é executado apenas uma vez no CDP, o método teoricamente “recicla” os dados de forma contínua, sem tomar espaço de armazenamento. 

Ajuda na recuperação de desastres 

Soluções de CPD desempenham um papel importante na recuperação de desastres (disaster recovery). Isso acontece porque o armazenamento de backup pode ser duplicado múltiplas vezes para um centro de armazenamento off-site (ou seja, fora da empresa), protegendo os dados de danos físicos. 

Por fim, é interessante acrescentar que o backup contínuo é especialmente relevante para os negócios que geram grandes volumes de dados com o passar do tempo, aliando alto nível de segurança e pouca necessidade de espaço de armazenamento. 

Conheça a Acronis Cyber Protection e revolucione sua proteção de dados!

Ao aliar a manutenção da integridade dos dados e segurança cibernética, a Acronis Cyber Protection oferece as vantagens de continuous data protection a ótimo custo-benefício e alto nível de excelência no mercado. 

Clique aqui para saber mais sobre a solução de qualidade internacional e eleve sua proteção de dados a um novo patamar! 

Créditos da imagem de destaque: fullvector

Deixe um comentário

×