A companhia de logística de transporte de caminhões e frete Forward Air declarou que um ataque recente de ransomware deixou um rombo de $7.5 milhões nos seus resultados financeiros no último trimestre.
O montante foi descrito como uma perda de receita do negócio, e não custos adicionais para lidar com o incidente hacker.
De acordo com comunicado da empresa no último 3 de fevereiro, as perdas financeiras se originaram principalmente da necessidade de suspender temporariamente suas interfaces eletrônicas de dados com os clientes.
O ataque cibernético, que aconteceu em 15 de dezembro do ano passado e foi identificado como sendo de autoria do ransomware Hades, forçou a companhia a tirar todos os seus sistemas de TI do ar para lidar com a intrusão.
Ransomware exige foco nos esforços de prevenção
Segundo um relatório do site Freight Waves, o incidente provocou grandes disrupções nas operações da Forward Air, uma vez que motoristas e funcionários não conseguiam acessar os documentos necessários para despachar os veículos pelas alfândegas.
Embora a Forward Air tenha se recuperado do ataq ue, os problemas enfrentados e os altos custos que a companhia precisou pagar mostram, mais uma vez, por que os pesquisadores de segurança têm divulgado tanto a importância de se apostar na prevenção, uma ação mais inteligente do que lidar com as consequências do ransomware.
É interessante destacar que 2020 foi o maior ano do ransomware. Um relatório da empresa Chainalysis estima que gangues do malware embolsaram ao menos $350 milhões em pagamentos de resgate em 2020, um aumento de 311% em relação a 2019.
FONTE: ZD Net
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