Em meio à grande instabilidade gerada pela crise do COVID-19, as marcas vêm enfrentando desafios para se adaptarem aos novos comportamentos do consumidor.

Considerando os impactos em todas as áreas do negócio, inclusive a de Tecnologia da Informação, a Ipsos realizou um levantamento qualitativo para identificar os principais aprendizados que as empresas podem tirar dessa situação. Veja:

1. Faça-se presente: o atual momento é uma janela de oportunidade única para que as marcas marquem presença na vida dos consumidores em um período de ansiedade, construindo um vínculo de confiança para o futuro;

2. Informe e impacte positivamente: as empresas podem fortalecer o relacionamento com seus consumidores ao fornecer informações apuradas sobre o atual cenário, além de criar ações que gerem impacto positivo;

3. Mostre empatia: milhões estão sofrendo com a pandemia – é importante que as marcas demonstrem solidariedade neste momento difícil. Mensagens simples e sensíveis já são um bom caminho;

4. Adapte-se a novas rotinas: as marcas devem ter um novo olhar para ajudar as pessoas a fazerem um bom uso do tempo em seus lares. Impulsione a adoção de novos hábitos, ajudando o público a se sentir produtivo e confortável diante da nova rotina;

5. Acorde para o mundo virtual: as vendas online estão aumentando na crise. A expectativa é que serviços das mais diversas áreas migrem para o virtual;

6. Reconheça as novas normas sociais: as marcas devem dar o exemplo. Ao perceber que os outros estão mantendo determinados comportamentos, as pessoas são muito mais propensas a fazer o mesmo;

7. Inspire-se em grandes casos de sucesso: a história fornece evidências sobre como as marcas podem crescer em tempos angustiantes. No período de recessão do final dos anos 2000, empresas como Netflix, Lego, Amazon e Domino’s corajosamente expandiram seus horizontes.

Fonte/Saiba Mais: CIO.com.br

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