Com o trabalho remoto em alta, manter os funcionários protegidos é um dos maiores desafios das empresas atualmente. No entanto, segundo pesquisa da Kaspersky, dois terços dos brasileiros (67%) afirmam não ter recebido nenhum treinamento ou orientações de segurança para protegê-los de perigos online

As ameaças digitais, por sua vez, seguem presentes. O estudo da Kaspersky, denominado “Como a Covid-19 mudou a forma das pessoas trabalharem”, revelou que 40% dos brasileiros entrevistados disseram ter recebido e-mails de phishing relacionados ao coronavírus. Vale acrescentar que os e-mails que supostamente informam sobre a pandemia são fortes iscas aos mais desavisados. 

Muitos funcionários também estão usando mais serviços on-line que não foram aprovados por seus departamentos de TI, fenômeno que é chamado de TI Invisível, como aplicações de videoconferência (43%), mensagens instantâneas (51%) ou armazenamento de arquivos (44%).

Boas práticas de segurança

Para ajudar os negócios a apoiarem o trabalho remoto de seus colaboradores, a Kaspersky recomenda algumas iniciativas: 

  • Garanta que os funcionários saibam quem contatar caso haja problemas de TI ou segurança;
  • Adote medidas de proteção de dados em relação aos dados e dispositivos corporativos, a exemplo de criptografia, backup e proteção por senha;
  • Garanta que softwares, dispositivos, aplicativos e serviços estejam sempre atualizados em suas últimas versões;
  • Instale um software de proteção de qualidade em todos os equipamentos, incluindo os dispositivos móveis. 

Fonte/Saiba Mais: CIO.com.br

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