Quando o assunto é blog de TI, você provavelmente deve acompanhar seus portais preferidos e enxergar os autores (ou a marca) como autoridades na área. Certo? Pois bem: essa é justamente uma das propostas do chamado marketing de conteúdo – e você pode fazer o mesmo pelo nome e pelo alcance do seu próprio negócio

Quer você tenha uma revenda, uma pequena prestação de serviços, é autônomo ou lidera uma grande equipe de profissionais no seu negócio do segmento de tecnologia, investir em marketing inteligente é essencial. Ações eficientes de divulgação não apenas fortalecem seu nome no mercado, como também alavancam as vendas e as indicações do seu trabalho

Nesse cenário, ter um blog de TI e apostar em conteúdo é um dos pilares mais importantes da jornada dos empreendedores. Confira mais a seguir!      

Blog de TI: afinal, por que ter? 

Aqui no blog, já falamos de estratégias de marketing digital para quem empreende em TI e da grande importância de se marcar presença na internet. Mas veja bem: não basta simplesmente “marcar presença”. 

Por exemplo: não estamos falando de apenas ter um site profissional e esperar que os clientes o encontrem. É claro que a criação de um bom site é essencial: hoje, o site é o cartão de visitas de qualquer marca, o primeiro passo indispensável para desenvolver uma sólida estratégia digital. 

Um endereço na web com boa usabilidade, design bonito e dados de contato, no entanto, não significa muito por si só: é preciso conteúdo e, mais do que isso, um conteúdo que seja valioso para o usuário. Muito mais do que listar seus serviços, currículo e preços, é preciso se comunicar diretamente com as necessidades do seu público. 

É aí que o marketing de conteúdo – em especial na forma do blog de TI – entra em cena para agregar valor real para seus potenciais clientes. 

Saiba Mais: Site para profissionais de TI: 7 práticas para acertar no seu 

O tal marketing de conteúdo 

blog de ti

Em linhas gerais, marketing de conteúdo é a estratégia de produzir e divulgar conteúdo relevante para seu público-alvo, engajando-o e criando autoridade no seu segmento de atuação

Como consequência desse investimento (que não é apenas “propaganda pela propaganda”, mas a oferta de algo realmente útil para o público), consegue-se aumentar o número de clientes e potenciais clientes. 

Esse conteúdo, vale acrescentar, pode ser criado em diferentes formatos: vídeos no YouTube, tutoriais, e-mails, infográficos, manuais, e-books, artigos… o blog, nesse cenário, se destaca por ser o canal-base da estratégia, e um dos modelos mais indicados para o marketing de conteúdo. 

“Acoplado” ao site e um grande chamariz de novos acessos, o blog permite investir em um amplo leque de possibilidades, incluindo diferentes tipos de conteúdo e formas de converter os visitantes em oportunidades de negócio

Vale a pena reforçar, no entanto, a principal vantagem do blog: o tráfego (ou o número de visitas) gerado é todo seu (não é uma audiência de outra plataforma, como acontece nas redes sociais). 

Fazer publicações frequentes no seu blog de TI também alavanca o tráfego do seu site: as empresas que postam posts no blog recebem aproximadamente 3,7 vezes mais visitas ao mês

Outros grandes benefícios de criar (e atualizar) um blog são: 

  • indexação do seu site nas páginas de pesquisa do Google (e aumento das chances de aparecer na primeira página, gerando mais acessos e mais potenciais clientes); 
  • aumento do engajamento com o seu negócio, incentivando a interações e a construção de um relacionamento de confiança com o público;
  • criação de autoridade no mercado, possibilitando que você demonstre seus conhecimentos na sua área de atuação, ajude seu público e se firme como referência no ramo; 
  • educação do público. Muitas vezes, seu público nem está ciente dos benefícios que seus produtos e serviços podem oferecer. O blog de TI é uma chance de esclarecer dúvidas comuns sobre o assunto, explicar as vantagens do trabalho que você oferece e fornecer informações para embasar a decisão de compra;
  • geração de reconhecimento de marca. É o famoso “brand awareness”: com o blog, você faz com que mais pessoas conheçam e entrem em contato com seus serviços, seu nome e sua marca. Lembre-se de que as pessoas tendem a comprar mais de marcas que são familiares; 
  • geração de leads e vendas: com a produção de conteúdo para seu blog de TI, um dos seus objetivos pode ser guiar seus visitantes pela jornada de compra, levando-os a tomar a decisão de contratar seus serviços. 

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4 dicas rápidas para começar seu blog de TI

Antes de tudo, é fundamental definir seus objetivos e metas para o blog de TI. Você deseja gerar reconhecimento de marca? Fechar mais negócios? Captar leads? Gerar tráfego? Tudo isso? Saiba onde quer chegar e então trace a sua estratégia. Confira alguns passos importantes dessa jornada: 

1. Saiba com quem você está falando: as famosas buyer personas

Para fazer publicações de qualidade no seu blog de TI, o primeiro ponto de partida é sem dúvidas conhecer bem o seu interlocutor. Afinal de contas, como produzir um conteúdo que engaje e gere resultados se você não sabe quem deseja atingir? 

Para atrair as pessoas certas para seu site, assim, é preciso lançar mão de um conceito-chave no marketing digital: as buyer personas. As personas são perfis semi-fictícios que representam os seus potenciais clientes. 

Em outras palavras, são modelos que reúnem informações importantes sobre quem você deseja atingir, como faixa etária predominante, hábitos de consumo, principais problemas e necessidades, de que forma seus serviços podem ajudar etc. 

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2. Faça um levantamento das principais dúvidas e necessidades do seu público

A partir da noção de personas, converse com seus clientes já existentes, faça uma pesquisa de mercado e identifique quais são as principais demandas, dúvidas relativas ao universo de TI, necessidades e interesses dos seus potenciais consumidores. 

Essas respostas são a base para planejar os temas dos conteúdos do seu blog de TI, garantindo que sejam interessantes, chamativos e, acima, de tudo, úteis para a sua persona. 

3. Oriente seu conteúdo para o SEO 

O famoso SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de regras pré-definidas para criar conteúdos que sejam amigáveis ao Google e outros mecanismos de busca, isto é, que apareçam em melhores posições nos resultados de pesquisa dos usuários. 

Em outras palavras, quanto mais seu conteúdo cumprir as normas do Google, mais facilmente você será encontrado pelos seus potenciais clientes

Embora seja um assunto extenso, que demanda estudo, vale mencionar alguns dos principais pilares do SEO, tais como palavras-chave relacionadas ao seu segmento de trabalho (as expressões mais pesquisadas pelas pessoas), URLs amigáveis, links internos/backlinks e escaneabilidade caprichada.  

4. Elabore um calendário de conteúdo e postagens  

Por fim, é indispensável estruturar sua estratégia através da formulação de um cronograma. Defina uma frequência para suas publicações, estabeleça previamente os temas dos artigos/conteúdos do seu blog de TI, mantenha a consistência nas postagens e, como não poderia deixar de ser, sempre divulgue os posts. 

Vale lembrar: para a divulgação, as redes sociais são excelentes aliadas! 

Saiba Mais: Como usar redes sociais na sua revenda de TI? 

E aí, gostou das dicas? É interessante acrescentar que o marketing de conteúdo também tem a vantagem de demandar pouco ou mesmo nenhum investimento financeiro, gerando um tráfego orgânico que é vantajoso para o seu negócio a longo prazo

Se possível, entretanto, vale a pena contar com ajuda especializada para traçar a melhor estratégia de conteúdo para seu blog de TI, definindo as melhores ferramentas e estratégias para alcançar seus objetivos. 

Esperamos que as informações te ajudem a maximizar seus resultados! Aproveite para conferir também nossas dicas para contornar as objeções de vendas dos clientes e fechar mais negócios! 

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