Conheça o mais novo membro da galeria dos criminosos criptográficos: Ho Wan Kwok, também conhecido como Guo Wengui, também conhecido como Miles Guo, a quem o Departamento de Justiça dos EUA prendeu na quarta-feira pelo que os investigadores descreveram como um “esquema extenso e complexo… entidades e programas por meio de falsas declarações e representações para centenas de milhares de seguidores online de Kwok”.

Kwok/Guo tem uma história fascinante. Nascido na China, ele se tornou um empresário imobiliário e foi classificado como bilionário. Ele deixou a China em 2014, quando várias controvérsias giravam em torno de seus interesses e ações, e em 2017 ele residia em Nova York e se tornou um crítico estridente do governo chinês, circulando teorias vívidas sobre seus problemas e o papel de Pequim neles.

Sua posição parece ter incomodado Pequim: o instituto de pesquisa Australian Strategic Policy Institute detectou uma campanha de desinformação apoiada pelo Estado, descrevendo-o como “corrupto e não confiável”.

Enquanto morava nos Estados Unidos, Guo fez um novo amigo: Steve Bannon, o provocador de direita que atuou como CEO da primeira campanha de Donald Trump para a eleição como presidente dos Estados Unidos e mais tarde se tornou conselheiro sênior da Casa Branca. Guo era um fervoroso defensor de TrumpLand nas redes sociais, tornou-se membro do clube privado de Trump, Mar-a-Lago, e apoiou empreendimentos nos quais Bannon estava envolvido.

Quando Bannon foi preso em 2020 sob a acusação de fraude, ele estava no iate de Guo.

Guo também buscou investidores em outras empresas, e esses esforços são a fonte da carne do Departamento de Justiça.

Uma das operações de Guo chamava-se Himalaya Exchange. O DoJ afirma que a Exchange ofereceu “uma suposta stablecoin chamada Himalaya Dollar… e uma moeda comercial chamada Himalaya Coin” e que a Himalaya Exchange prometeu aos investidores que, se o valor da moeda caísse, cobriria quaisquer perdas.

Essas promessas eram claramente uma ficção, mas a Himalaya Exchange conseguiu levantar cerca de US$ 262 milhões de investidores – muitos deles atraídos por desinformação nas contas de mídia social de Guo.

Mais tarde, a Himalaya Exchange conduziu transações labirínticas que parecem ter como objetivo encher os bolsos de Guo e seus associados.

É por isso que o DoJ na quarta-feira acusou Guo e seus amigos de uma dúzia de acusações relacionadas a fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários, fraude bancária e acusações de lavagem de dinheiro. Os federais também revelaram que apreenderam cerca de US$ 634 milhões de contas bancárias vinculadas a Guo e amigos.

Fonte leia mais: https://www.theregister.com/2023/03/17/miles_guo_charged/

Deixe um comentário

×