Autoridades da Rússia afirmam ter desmantelado o grupo de ransomware REvil e acusado vários de seus membros. 

Após ataques de ransomware, os Estados Unidos haviam oferecido uma recompensa de mais de 10 milhões de dólares por informações sobre os integrantes da gangue cibercriminosa. Por sua vez, o bureau de inteligência da Rússia FSB afirmou que o grupo REvil “deixou de existir”. 

Ao que parece, no entanto, nenhum membro russo da gangue será extraditado para os EUA. 

A agência FSB declarou que agiu depois de ser provida por informações sobre a REvil pelo país norte-americano. De acordo com o serviço de mídia do Estado da Rússia, a REvil “desenvolveu software malicioso” e “organizou o roubo de dinheiro de contas bancárias de cidadãos estrangeiros”. 

O FSB também afirmou que apreendeu mais de 426 milhões de rublos (moeda russa), incluindo 440 mil em criptomoedas. Além disso, houve a apreensão de mais de 20 “carros premium” adquiridos com os lucros do cibercrime. 

“A associação de crime organizado deixou de existir e a infraestrutura de informações utilizada para fins criminosos foi neutralizada”, disse o FSB em comunicado oficial. 

👉 O anúncio da Rússia, vale acrescentar, ocorre durante um impasse entre o país e os EUA. Moscou está exigindo garantias ocidentais, incluindo a interrupção da expansão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A nação russa também implementou suas tropas nas proximidades da fronteira com a Ucrânia. 

FONTE/LEIA MAIS: BBC News

Deixe um comentário

×