No dia 12 de janeiro, quarta-feira, ocorreu o pronunciamento à imprensa do Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, que anunciou o restabelecimento total dos sistemas afetados pelo ataque hacker de dezembro de 2021

Segundo Cruz, “não houve perda de informação”, e a expectativa era de que os dados voltassem à disponibilidade para a população até a última sexta (14). O Secretário também confirmou que o responsável pelo incidente cibernético deletou dados de base do Ministério, gerando prejuízos. De acordo com Cruz, 

“É importante deixar claro que não houve perda de informação e que não há apagão de dados. As informações existem e o Ministério continuou recebendo e divulgando dados durante esse período, especialmente os da pandemia. Essas informações foram e continuam sendo disponibilizadas de fácil acesso no nosso site através dos nossos boletins informativos e boletins epidemiológicos”. 

O Secretário também destacou que os sistemas e informações sobre a COVID-19 – incluindo número de casos, óbitos e dados da Campanha da Vacinação – são armazenados na nuvem. 

“O hacker conseguiu acessar a nuvem e excluiu os nossos sistemas. Não são sistemas de prateleira, que você apaga e coloca um CD ou pen-drive e reinstala. Quando o sistema é excluído, precisa reconstruí-lo porque ele é personalizado e construído especificamente para o Ministério da Saúde”, explicou.

Na explicação de Cruz, o plano de ação para restabelecer os sistemas começou por garantir que nenhum dado havia sido comprometido. Conforme ressaltado no pronunciamento, o aplicativo Conecte SUS (que permite o acesso aos dados de vacinação) também já funciona normalmente. 

FONTE/LEIA MAIS: Security Report 

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