Em estudo divulgado nesta quarta-feira (25), a Kaspersky revelou que golpes relacionados a entregas falsas e WhatsApp foram os mais frequentes no panorama do cibercrime brasileiro no 2º trimestre de 2021.

Segundo o levantamento, 8,3 milhões de tentativas de roubo de dados a partir de links maliciosos foram barradas entre abril e junho deste ano. Em 2020, foram 44,1 milhões de tentativas durante todo o ano.

Os especialistas da empresa afirmam que, desde o início da pandemia, os golpistas têm usado temas relacionados a ela para atuarem.

Nessa perspectiva, um dos golpes mais comuns é o envio de e-mails falsos a respeito de serviços de entrega. Nesses e-mails, os criminosos pedem o pagamento de taxas alfandegárias para liberar produtos ou outros tipos de afirmações falsas. Quando clicam em um link enviado, as vítimas são direcionadas a um site falso que pode roubar dinheiro, dados bancários e outras informações sensíveis.

Outra fraude comum é o spam no WhatsApp. Nesse caso, vários esquemas diferentes foram identificados pela Kaspersky. Em um deles, os golpistas pedem o pagamento de uma pequena taxa para concorrer a um prêmio. Em outro, sites falsos são criados se passando por links de grupos do WhatsApp. Ao clicar, a vítima faz um login falso, passando seus dados para os hackers.

FONTE/LEIA MAIS: IG Tecnologia

Deixe um comentário

×