O cenário é alarmante: segundo dados da ISH Tecnologia, as ocorrências de ransomware no Brasil cresceram 85% no primeiro semestre de 2021.

O estudo também aponta que a média mensal de ataques contra empresas foi de 13 mil incidentes, um número extremamente alto. Desses ciberataques, 57% foram identificados como ransomwares. De acordo com Leonardo Camata, especialista em Segurança da Informação da ISH, “o cenário de trabalho remoto reforça a necessidade de prestar muita atenção nas normas adotadas para cibersegurança. É melhor estar preparado antes do ataque acontecer, porque recuperar o que foi perdido será uma tremenda dor de cabeça e nem sempre  possível”. 

No Brasil, o alerta foi ligado com o mais recente ransomware atingindo o Tesouro Nacional, na noite da última sexta (13). O país lidera o ranking de tentativas de ciberataques na América Latina, e está em quinto lugar no ranking global de sequestros de dados. “Além de vulnerabilidades no ambiente das empresas, o ransomware se utiliza do pouco treinamento ou desconhecimento que as vítimas têm de como funcionam esses ataques”, ressalta o especialista da ISH.

FONTE/LEIA MAIS: Security Report

Deixe um comentário

×