O governo dos EUA disse que está proibindo equipamentos de telecomunicações e vigilância por vídeo de várias marcas chinesas proeminentes em um esforço para proteger a rede de comunicações do país. A Comissão Federal de Comunicações (FCC) votou por unanimidade na sexta-feira (25/11) para expandir sua proibição à venda e importação de tecnologia chinesa de empresas que representam um “risco inaceitável para a segurança nacional” dos Estados Unidos.

A decisão implementa a diretiva na Lei de Equipamentos Seguros de 2021, assinada pelo presidente Biden em novembro, que impõe restrições adicionais a empresas como Huawei e ZTE , fabricantes de câmeras de vigilância Hikvision e Dahua e fabricante de rádios bidirecionais Hytera.

Essas organizações serão proibidas de exportar novos produtos para os EUA, a menos que garantam que os dispositivos “não serão usados ​​para segurança pública, segurança de instalações governamentais e outros fins de segurança nacional”, disse a FCC. Os equipamentos existentes dessas empresas, todos listados na “Lista Coberta” da FCC, não são afetados, mas o regulador disse que é possível que as autorizações existentes possam ser revogadas no futuro.

As agências de inteligência dos EUA acreditam que as empresas chinesas identificadas, que estão sujeitas às leis da China, podem ser forçadas a entregar informações aos serviços de segurança de Pequim, embora as empresas neguem isso . Os legisladores dos EUA também criticaram como as autoridades de Pequim usam amplamente a tecnologia chinesa para cometer abusos dos direitos humanos dentro de suas fronteiras. As câmeras da Hikvision foram ligadas à opressão dos uigures e outras minorias muçulmanas na província chinesa de Xinjiang .

“A FCC está comprometida em proteger nossa segurança nacional, garantindo que equipamentos de comunicação não confiáveis ​​não sejam autorizados para uso dentro de nossas fronteiras, e continuamos esse trabalho aqui”, disse a presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, em comunicado. “Essas novas regras são uma parte importante de nossas ações contínuas para proteger o povo americano de ameaças à segurança nacional envolvendo telecomunicações.”

Quando contatada pelo TechCrunch, a Huawei se recusou a comentar. Hikvision, Dahua, Hyerta e ZTE não responderam.

A mais recente ação regulatória representa a repressão contínua de Washington aos gigantes tecnológicos chineses em meio a temores de que o governo chinês possa usá-los para espionar os americanos.

Em 2019, uma ordem executiva do então presidente Donald Trump colocou a Huawei na lista do Bureau of Industry and Security Entity do Departamento de Comércio, banindo efetivamente a empresa das redes dos EUA por causa de seu relacionamento próximo com o governo chinês. No ano seguinte, a FCC ordenou que todas as empresas de telecomunicações americanas parassem de usar equipamentos de fabricantes chineses, incluindo Huawei e ZTE, e iniciou esforços para revogar a autorização da China Telecom para operar nos Estados Unidos. A FCC baniu mais empresas chinesas no início deste ano, incluindo China Unicom e Pacific Network.

O governo dos EUA também sinalizou nas últimas semanas que poderia tomar medidas contra o TikTok. O comissário da FCC, Brendan Carr , disse em uma entrevista no início deste mês que acredita que os legisladores dos EUA também deveriam proibir o aplicativo nos EUA devido ao potencial manuseio incorreto de dados pessoais e confidenciais pela ByteDance, empresa controladora com sede na China.

Fonte Leia mais: https://techcrunch.com/2022/11/28/fcc-huawei-zte-hikvision-hytera-dahua-ban/

Deixe um comentário

×