Quase metade das empresas (49%) acha difícil controlar os custos da nuvem e 54% acredita que sua principal fonte de desperdício de nuvem é a falta de visibilidade do uso da nuvem.

Isso está de acordo com um novo relatório publicado hoje pela empresa de monitoramento de negócios Anodot. As descobertas destacam uma crise de visibilidade contínua na qual as organizações estão lutando para obter insights apropriados sobre a divisão dos custos da nuvem e a eficiência do uso da nuvem e, portanto, não podem reduzir efetivamente os gastos desperdiçados – mesmo que a migração para a nuvem continue aumentando e a redução de custos seja uma prioridade. O relatório é baseado em uma pesquisa com 131 diretores e executivos de TI baseados nos Estados Unidos.

O relatório State of Cloud Cost de 2021 da Anodot revelou que a pandemia acelerou muito a mudança de muitas empresas para a nuvem, e a pesquisa mais recente confirma que a transição continua, pois as empresas continuam a apreciar a agilidade e a escalabilidade que a nuvem oferece: 91% dos entrevistados relataram que atualmente possuem infraestrutura de TI na nuvem; 60% disseram que migrar mais cargas de trabalho para a nuvem é sua principal iniciativa de nuvem no próximo ano. À medida que as empresas continuam enfrentando altas contas mensais de nuvem – com os custos da nuvem perdendo apenas para a folha de pagamento em termos de despesas comerciais para muitos – visualizar custos, otimizar gastos e reduzir o desperdício de dinheiro são as principais prioridades, especialmente após uma economia em desaceleração.

Uma parte significativa dessas contas de nuvem infladas poderia ter sido evitada: 44% dos entrevistados disseram que pelo menos um terço (33%) de seus gastos com nuvem é desperdiçado a cada ano. A visibilidade é a principal culpada: a maioria dos executivos pesquisados ​​(53%) disse que obter visibilidade do uso e dos custos da nuvem é o principal desafio para controlar os gastos e reduzir o desperdício; um quinto (19%) disse que não tem capacidade de gerenciar seu orçamento de nuvem devido à visibilidade insuficiente do uso da nuvem. Os custos de nuvem também estão se tornando cada vez mais complexos de rastrear e entender, levando também a gastos indevidos: 46% dos executivos relataram que o superprovisionamento é a principal fonte de desperdício de nuvem, enquanto 45% culparam a fragmentação dos ativos de nuvem entre equipes e fornecedores.

David Drai, CEO e cofundador da Anodot, disse: “Mudar para a nuvem requer um equilíbrio delicado entre a velocidade da migração da carga de trabalho e o controle de custos.

“Hoje, o gerenciamento de custos da nuvem – que é ainda mais crucial à medida que as empresas se esforçam para mitigar o desperdício de recursos e aumentar as receitas – deve ser baseado em quatro elementos principais: visibilidade, insights, recomendações e ações automatizadas. As empresas que estão aproveitando a IA e o ML para controlar e otimizar seus ambientes de nuvem estão obtendo resultados imediatos e reduzindo o desperdício, revelando o verdadeiro valor que a nuvem sempre prometeu.”

Descobertas adicionais:
● Surpresa, surpresa: mais de um terço dos participantes (37%) foram surpreendidos por seus custos de nuvem ou tiveram um incidente relacionado a custos de nuvem.
● Complexidade crescente: quando solicitados a escolher os principais desafios no controle dos custos da nuvem, 53% disseram que o principal desafio é obter visibilidade real do uso e dos custos da nuvem; 50% disseram preços de nuvem complexos; 49% afirmaram ambientes complexos de várias nuvens.*
● Picos despercebidos: 28% dos entrevistados disseram que leva semanas ou meses para perceber um aumento nos custos da nuvem – sem melhora no tempo médio para detectar incidentes desde 2021.

Fonte Leia mais: https://www.cloudcomputing-news.net/news/2022/aug/18/almost-half-of-businesses-struggle-to-control-cloud-costs/

Deixe um comentário

×