A Europol, agência do serviço europeu de polícia, anunciou o rompimento das ações do botnet Emotet, um das ciberameaças mais duradouras e invasivas do mundo, que inclusive havia retornado recentemente em novas campanhas

O encerramento do malware foi conquistado após uma operação de larga escala, que também incluiu outras agências reguladoras provenientes da Europa e da América do Norte. 

Nesse sentido, autoridades da Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, França, Lituânia, Canadá e Ucrânia se uniram para conduzir a operação, que envolveu obter o controle sobre a infraestrutura do Emotet e vencer o malware “de dentro para fora”, de acordo com a Europol. 

Segundo a agência europeia, os computadores infectados das vítimas foram direcionados para uma infraestrutura de regulação da lei. Dessa forma, foi colocada em prática uma abordagem única e inovadora para interromper as atividades de um cibercrime. 

Ao todo, cerca de 700 servidores de comando e controle (C&C) foram desativados e ficaram offline, de acordo com a Agência Nacional de Crimes do Reino Unido. Os operadores do Emotet usaram essas máquinas para comandar os computadores afetados, lançar novas campanhas maliciosas e aumentar a resiliência da sua própria infraestrutura, entre outras ações.  

Os danos causados pelo malware Emotet totalizam 2.5 bilhões de dólares. 

FONTE/SAIBA MAIS: We live security 

Créditos da imagem de destaque: vectorjuice

Deixe um comentário

×