Recentemente, a Check Point Research, que atua na área de Inteligência em Ameaças da Check Point Software Technologies, divulgou seu Índice Global de Ameaças relativo ao último mês de dezembro. 

No estudo, o destaque foi o alerta a respeito do trojan Emotet, que retornou ao primeiro lugar da lista de malwares em todo o mundo, afetando 7% das organizações no globo após uma campanha de spam que impactou mais de 100 mil usuários ao dia durante a temporada de festas do fim de ano. 

Desta vez, o Emotet não surge na lista brasileira dos 10 principais malwares de dezembro. No país, o FritzFrog lidera o ranking, sendo que o malware teve um impacto de 1,44% nas empresas de todo o mundo e de 7,45% nas organizações do Brasil. 

Vale acrescentar que o FritzFrog é um botnet ponto a ponto (P2P) de grande sofisticação. O malware tem violado ativamente servidores SSH (Secure Socket Shell) em todo o mundo. Com propriedades únicas, essa ameaça não tem arquivo, uma vez que monta e executa cargas úteis na memória. 

A renovação do Emotet 

Nos meses de setembro e outubro de 2020, o trojan Emotet figurava com consistência no topo do Índice Global de Ameaças da Check Point e estava vinculado a uma onda de ataques de ransomware. Em novembro, o malware perdeu sua predominância, caindo para o 5° lugar da lista do mês. 

De acordo com os pesquisadores, o Emotet foi então atualizado com recursos aprimorados de evasão de detecção e novas cargas maliciosas. A versão mais recente, de fato, cria uma caixa de diálogo que ajuda a impedir a identificação pelos usuários. 

Nesse sentido, a nova campanha de spam malicioso do malware utiliza técnicas distintas de entrega para distribuição, incluindo links incorporados, arquivos Zip protegidos por senha e anexos de documentos. 

-> Clique aqui para saber mais sobre os malwares trojans ou cavalos de troia!

FONTE/SAIBA MAIS: Channel 360º

Créditos da imagem de destaque: macrovector

Deixe um comentário

×