Os desdobramentos políticos recentes ao redor do mundo geraram uma alta na demanda por serviços de VPN (Redes Privadas Virtuais), que permitem criar conexões seguras com outras redes privadas na internet. 

Em Hong Kong, cidadãos se voltaram para os serviços para proteger sua liberdade de expressão, enquanto Turquia, Paquistão e Índia baniram centenas de apps. Os próprios EUA consideraram banir o aplicativo Tik Tok. 

De acordo com nova pesquisa da NordVPN, o interesse do consumidor nas VPNs aumentou 32% em julho, em comparação à média de crescimento de 1% nos meses anteriores. Em agosto, quando a administração de Donald Trump considerou o banimento do Tik Tok, a demanda pelos apps gratuitos do serviço aumentou 48%. 

Nesse cenário, a ProPrivacy analisou os top 250 apps grátis de VPN disponíveis na loja do Google Play e identificou que 40% dos mesmos falharam na proteção adequada da privacidade dos usuários

Esses aplicativos, que falsamente alegam proteger a privacidade, somam juntos cerca de 81,4 milhões de downloads. O número equivale à população da Alemanha, Turquia e Irã, além de corresponder a um quarto da população dos Estados Unidos. 

Como saber se a sua VPN é confiável? 

Na análise, a ProPrivacy testou VPNs gratuitas em relação a uma variedade de vazamentos com o uso de conexões IPv4 e IPv6. Os resultados foram perturbadores: quatro em cada dez serviços testados apresentaram vazamento de dados. Isso significa que quase metade de todos os serviços grátis de VPN poderiam colocar a privacidade dos seus usuários em risco.  

Nesse sentido, é preciso ter em mente que provedores confiáveis de VPN investem seus esforços para oferecer serviços baseados em políticas de não registro de dados dos usuários, além participar da VPN Trust Iniciative, conduzida pela i2Coalition. Além disso, possuem termos de serviço e política de privacidade muito claros e detalhados

De acordo com especialistas, os usuários devem ao menos checar se as alegações de ausência de registro dos dados dos serviços são de fato baseadas em evidências. 

Para ajudar os consumidores, a NordVPN criou uma ferramenta simples de teste (VPN Leaking Testing Tool) para analisar a confiabilidade de serviços gratuitos e seu respeito à privacidade. A ferramenta pode ser acessada aqui

FONTE: SecurityBrief 

Deixe um comentário

×