Ao contrário do que se pode pensar, a transformação digital não é um conceito distante, pertencente a um futuro distópico. Big Data, Internet of Things, Business Intelligence: se termos como esses remetem a uma realidade fora de alcance, a verdade é que essas mudanças já estão inseridas nas rotinas de trabalho de empresas de todos os portes – o futuro digital, de fato, já é aqui e agora. 

Nesse cenário, vale mencionar que a pandemia destacou ainda mais a vantagem competitiva dos negócios que vinham priorizando a inovação e novas tecnologias, implementando inclusive uma nova visão de cultura organizacional. 

Lucros potencializados, reinvenção e um novo nível de otimização dos processos marcam esse momento de modificações-chave para uma atuação mais alinhada com as demandas e os impasses que esse novo mundo apresenta. 

A seguir, confira como implementar e acelerar na prática a transformação digital no seu negócio!                                                                                                                  

Transformação digital: conceito e benefícios 

Muito mais do que o processo de adoção de novas tecnologias, a transformação digital nas empresas diz respeito a uma verdadeira mudança estrutural, implementando alterações significativas nas operações e rotinas do negócio em relação ao que eram antes. 

Como não poderia deixar de ser, entretanto, essa jornada é focada no papel da tecnologia, digitalizando tarefas e democratizando o acesso a ferramentas inovadoras. 

Nesse sentido, a implementação deve ser feita por etapas, adaptando funções e investindo em inovação contínua. O desenvolvimento de novas soluções, afinal,não para – e as organizações devem se manter atentas para oferecer uma experiência de crescente qualidade para seus usuários. 

Em consequência do processo, os benefícios são muitos e envolvem mais agilidade, melhoria nas entregas e economia de tempo e recursos. Entre as principais vantagens da adesão à transformação digital, podemos citar: 

  • Maior satisfação dos clientes, atendendo ao novo comportamento do público, que cada vez mais se encontra na praticidade e no conforto das soluções digitais;
  • Eficiência e maior nível de qualidade nas entregas;
  • Eliminação de processos manuais e repetitivos;
  • Maior vantagem competitiva;
  • Ganho de segurança;
  • Aumento da produtividade;
  • Corte de custos;
  • Possibilidade de escalonamento e expansão para novos mercados, incluindo serviços online e atendimento digital. 

4 táticas de liderança para alavancar a transformação digital, segundo o Gartner 

Considerando a velocidade das mudanças e a urgência não apenas de implementar o processo de transformação digital, mas de acelerá-lo, o Instituto Gartner elencou 4 catalisadores para auxiliar as lideranças a conquistar uma revolução digital mais ágil nos negócios. Confira:

1. Vença de maneira diferente 

A pandemia trouxe um novo perfil de clientes e novas fontes de demandas para as empresas. Nesse sentido, muitas empresas criaram produtos inovadores e oportunidades para aproveitar os sistemas já existentes. 

Agora, de fato, é o momento de explorar novos modelos de negócio, modelos operacionais e plataformas para aproveitar o potencial do atual contexto. Para vencer de forma diferenciada no mercado, os especialistas recomendam: 

  • entrevistar os clientes para identificar seus desafios e necessidades; 
  • conversar diretamente com os usuários finais através do canal de comunicação com o consumidor da empresa; 
  • implementar mais inteligência e digitalização aos produtos já existentes; 
  • possibilitar mais interações digitais com os clientes;
  • planejar uma estratégia de laboratório de ideias para explorar estratégias digitais que são paralelas ao core business ou foco de atuação central da empresa. 

2. Aposte em “multiplicadores de força” 

De acordo com o Gartner, multiplicadores de força são ações que fortalecem as oportunidades que se apresentam no momento. Eles podem se refletir tanto em ações internas (como a realização de um workshop sobre inovação em modelos de negócio) quanto ações internas, a  exemplo de novas aquisições ou uma expansão que permita atuação em novos mercados. 

Aqui, as estratégias indicadas são: 

  • promova workshops de digitalização criativa de produtos; 
  • peça que cada membro da equipe traga um exemplo de um negócio digital que o impressionou/encantou para discutir na próxima reunião; 
  • desenhe uma “não estratégia”, isto é, defina aquilo que seu negócio não vai fazer e não será, com base nos valores e metas; 
  • fortaleça os profissionais técnicos da empresa (fora da área de TI) com ferramentas de automação e reúso de recursos; 
  • lance um desafio aberto de inovação na empresa, encorajando o foco em oportunidades de novos produtos digitais;  
  • invista no white-label de um produto ou serviço de uma empresa nativa digital que seja parceira, ou seja, invista no processo de reformulação de marca e apresentação de um novo produto cuja tecnologia foi criada por outra empresa (desde que os direitos autorais permitam a recriação do mesmo).  

3. Elimine os entraves 

No nosso contexto, “entrave” é toda força negativa (externa ou interna) que perturba a evolução do negócio. Isso pode incluir desde problemas na cadeia de suprimentos até lockdowns decretados pelo governo no cenário de pandemia, por exemplo. 

Para eliminar esse tipo de fricção, as recomendações são: 

  • fortaleça a produtividade digital ao implementar e disseminar valores na cultura da empresa que sejam focados em senso de pertencimento, esperança, orgulho e iniciativa pessoal;
  • cancele os programas não digitais de larga escala;
  • encurte os processos de decisão ao remover entraves, etapas e intermediários que separam os experts técnicos e os próprios tomadores de decisão; 
  • adote automação robótica de processos (RBA) para intensificar ainda mais a automação no setor de back office ou gestão dos processos internos; 
  • formalize as maneiras como os processos podem ser flexibilizados. Para isso, estabeleça limites para a autonomia e defina uma política orientada por consentimento, e não pela espera de consenso; 
  • incorpore as avaliações do design do trabalho à própria gestão de talentos, promovendo mais sintonia entre o modo como os processos foram desenhados e a forma como o trabalho é feito. 

4. Redirecione os recursos 

Momentos de crise, como o que vivemos na pandemia, exigem um redirecionamento inteligente de recursos para que os investimentos sejam orientados para o crescimento da empresa. As dicas do Gartner são: 

  • congele os incentivos aos programas que serão menos essenciais no mundo pandêmico e pós COVID-19; 
  • encerre as iniciativas e canais não digitais que têm menor volume e são marginais no negócio; 
  • crie um “marketplace de talentos” para combinar as habilidades internas do time com as iniciativas que mais precisam das mesmas; 
  • venda as unidades do negócio e os ativos “herdados” que não se alinham com o futuro digital da empresa; 
  • transfira os recursos e investimentos das viagens e entretenimento para serviços SaaS e aceleração no ambiente cloud
  • reformule as instalações físicas do negócio para acomodar uma força de trabalho híbrida e que atua remotamente durante parte do expediente. 

Pontapé inicial: mais 5 passos para implementar a transformação digital no seu negócio 

Identifique os problemas da empresa 

Analisando desde o primeiro contato com o cliente até o resultado final, converse com colaboradores e clientes para entender quais são os principais gargalos e problemas enfrentados, identificando o que pode ser otimizado e melhorado com a ajuda da tecnologia. 

Verifique quais mudanças já foram feitas 

É importante, ainda, verificar qual é a etapa de transformação digital em que o negócio se encontra, analisando quais são as mudanças já realizadas e as tecnologias que já foram implementadas. A partir daí, é possível mensurar os impactos positivos de pequenas mudanças e tudo o que ainda pode ser melhorado, aproveitando o momento como uma grande oportunidade de reformulação. 

Promova uma mudança cultural  

Como mencionamos, a jornada digital vai muito além da adoção de novas tecnologias. É preciso promover uma revolução na cultura da empresa com todos os stakeholders e colaboradores envolvidos, disseminando valores de inovação e mobilizando a equipe em torno dessa nova etapa. 

Renove um fluxo com base em tecnologia 

Para começar, focar na experiência do usuário é um bom ponto de partida. Escolha um dos processos ou fluxos de trabalho e implemente novas tecnologias para incrementá-lo, sempre com foco em oferecer mais qualidade na entrega para o cliente. 

Ao longo do trabalho, analise o andamento da as etapas de aceitação, implementação e adaptação. É importante que este momento seja um laboratório para projetos de inovação maiores e mais significativos. 

Invista em projetos digitais 

Agora, é a hora de pensar em transformações de maior impacto, envolvendo o próprio modelo de negócio. Analise a substituição de objetos físicos e processos manuais por opções digitais, a exemplo da virtualização de serviços (incluindo servidores e roteadores) e a adoção de soluções de cloud computing. 

A transformação digital é uma realidade, envolvendo desde o mundo do trabalho às práticas sociais com as quais nos envolvemos diariamente. Alinhar os processos do negócio às demandas atuais é urgente e crítico para prosperar em meio aos novos desafios. Esperamos que tenha gostado do conteúdo! 

Aproveite para conferir 5 dicas valiosas para fazer investimentos em TI do jeito certo!  

Deixe um comentário

×