De acordo com especialistas de segurança em reportagem da CIO, os custos com ataques de ransomware têm aumentado para as vítimas nos últimos 2 anos – com destaque para as organizações do segmento da saúde. Nesse sentido, vários fatores têm sido apontados como a causa da tendência, incluindo o mais óbvio: um crescimento na média dos resgates financeiros que os invasores têm exigido das vítimas. 

O resgate em si, no entanto, é somente parte do custo total (e muitas vezes não existe, já que muitas empresas se recusam a ceder às tentativas de extorsão). De todo modo, os gastos com o ataque hacker estão crescendo em todos os casos. 

A seguir, confira os 5 motivos mais comuns para o aumento, conforme os especialistas: 

  • Custos de tempo de inatividade, uma vez que as vítimas de ransomware podem levar de dias a semanas para restaurar dados e sistemas após o ataque;
  • Custos associados à extorsão dupla, nos casos em que os cibercriminosos começam roubando grandes volumes de dados confidenciais dos negócios antes de bloquear seus sistemas e, em seguida, usam os dados roubados como alavanca adicional para extrair um resgate; 
  • Custos de atualização de TI necessários para responder ao incidente e também proteger a rede de novos ataques; 
  • Custos de danos à reputação, já que os ataques de ransomware podem corroer a confiança do consumidor e resultar na perda de clientes e negócios, muitas vezes manchando irremediavelmente a imagem corporativa. 

FONTE/LEIA MAIS: CIO BRASIL 

Deixe um comentário

×