Sua empresa já conta com a proteção de um bom antivírus corporativo? Não há como negar: na era digital, a dependência dos negócios em relação à tecnologia só aumenta. Afinal, a tendência é otimizar e automatizar processos, poupar tempo e recursos. Com o uso de softwares de gestão, variados recursos web e o próprio e-mail, a verdade é que as organizações estão mais eficientes, mas também mais vulneráveis às ameaças virtuais

Nesse cenário, a implementação do antivírus tem se tornado uma providência obrigatória para todos os segmentos e portes de empresas. Preservando informações estratégicas e evitando invasões de sistemas, essa ferramenta tem um papel definitivo na segurança corporativa.

A seguir, saiba mais sobre o antivírus para as empresas, suas funções e por que é tão imprescindível contar com essa proteção! 

Antivírus corporativo: o que é e como funciona? 

De maneira simplificada, os antivírus corporativos são softwares comercializados com pacotes exclusivos para empresas dos mais diversos portes e áreas de atuação. Seu objetivo principal é detectar e remover ameaças, oferecendo proteção a desktops, notebooks, dispositivos móveis e servidores. 

Vale acrescentar, ainda, que essas ferramentas também oferecem recursos adicionais, a exemplo de gestão de sistemas, identificação de vulnerabilidades e processamento de correções. 

Dessa forma, considerando que os vírus visam interferir no funcionamento de computadores e outros equipamentos para sequestrar, corromper ou mesmo destruir informações, o antivírus corporativo age preservando os dados confidenciais e estratégicos do negócio, impedindo invasões no sistemas e corrupção das informações. 

Saiba Mais: Guia de Treinamento em Segurança da Informação: dicas para sua empresa

Afinal, por que apostar na ferramenta faz uma diferença tão definitiva? 

Em plena era de ataques virtuais cada vez mais sofisticados, empresas de todos os portes têm sido alvos frequentes dos cybercriminosos. Ao escolher um bom antivírus, é possível garantir a integridade, disponibilidade e sigilo das informações corporativas, assegurando a continuidade das operações e prevenindo crises financeiras, de imagem e de perda de dados. 

Vale lembrar, ainda, que uma ferramenta de antivírus eficiente evita os altos gastos com manutenção de computadores (que se tornam lentos devido à ação dos ataques), mantendo a produtividade de toda a equipe. 

Confira alguns dos principais benefícios da instalação da ferramenta: 

Facilidade na administração da segurança 

Como se trata de um recurso pensado especialmente para os negócios, o antivírus corporativo facilita a gestão de segurança do sistema como um todo. Com assistência técnica e atualizações automatizadas, a ferramenta oferece um gerenciamento centralizado e simplificado. 

Dessa forma, é possível definir regras de proteção para abranger todos os computadores da rede, otimizando o processo. No caso dos sistemas individuais, seria preciso configurar cada dispositivo individualmente, demandando mais tempo, custos e esforços para manutenção. 

Proteção contínua 

Diferente dos antivírus convencionais (que interferem no uso dos computadores, muitas vezes exigindo programar um horário noturno para implementar a segurança), o antivírus corporativo é capaz de atuar em segundo plano, possibilitando que o computador seja utilizado normalmente durante a execução das rotinas de proteção

Além de não atrapalhar o trabalho dos usuários, essas ferramentas também acionam lembretes e atualizações automáticas, evitando que os programas fiquem desatualizados e vulneráveis aos mais diversos ataques virtuais

Usabilidade 

Bons antivírus para empresa oferecem fácil processo de instalação e manuseio, aumentando a simplicidade do gerenciamento. De uma tela única, o time de TI se torna habilitado a proteger todos os computadores e dispositivos do negócio, recebendo alertas sobre atualizações necessárias e notificações de possíveis ameaças. 

Controle e bloqueio de sites suspeitos

Na prática, é impossível controlar todos os sites que os colaboradores podem acessar no dia a dia de trabalho. Nesse contexto, o antivírus para empresas é capaz de impedir a entrada em determinados endereços que representem ameaça na navegação

Redução de custos de manutenção 

Como diminui as ocorrências de servidores sobrecarregados e lentos, o antivírus também reduz os (altos) gastos com manutenção de equipamentos, garantindo que o sistema atue de maneira eficiente e contínua. 

Assistência técnica especializada 

Caso ocorram situações adversas e imprevistos de segurança, as melhores ferramentas do mercado também contam com uma equipe de especialistas em proteção. Dessa forma, o time de TI pode usufruir de um suporte para apoiar nas rotinas de detecção e eliminação de ameaças, além de treinamento para gerenciar o antivírus com o máximo de eficácia

Controle de dispositivos móveis 

Um simples pendrive ou smartphone conectados a um computador da empresa pode infectar todo o sistema corporativo, colocando em risco o valioso banco de dados da organização. De fato, dispositivos móveis podem ser os responsáveis por espalhar uma ameaça cibernética em larga escala. 

Nesse cenário, o antivírus para negócios pode identificar o problema e impedir a disseminação para toda a rede do negócio.

Proteção contra fraudes bancárias 

Muitos tipos de vírus (como o famoso phishing, que engana usuários principalmente via e-mail) rouba dados bancários para realizar transações que podem representar um verdadeiro rombo financeiro no seu negócio. 

Essa é outra vulnerabilidade combatida pelo antivírus corporativo, que detecta a ameaça e mantém as informações contábeis a salvo. 

Saiba Mais: Afinal, qual é o melhor antivírus para empresas? 

Antivírus doméstico x antivírus corporativo 

Como já mencionamos, o antivírus corporativo é especialmente desenvolvido para atender às necessidades das empresas, que precisam proteger dados em maior volume e de alta criticidade. 

Entretanto, no momento de escolher uma ferramenta, muitos negócios acabam optando pelo antivírus comum ou doméstico – principalmente por uma questão de economia. Isso é definitivamente um erro! 

Se a opção representa menos custos a curto prazo, a segurança não é garantida. A longo prazo, os resultados são gastos altíssimos com planos de contenção de urgência e o grande risco de vazamento de dados fundamentais, incluindo informações de clientes, transações financeiras e senhas essenciais para os processos de trabalho, entre outros. 

Afinal de contas, o raciocínio é simples: como esperar que um antivírus pensado para proteger um pequeno volume de dados consiga oferecer segurança efetiva para uma empresa? 

Somente o antivírus corporativo consegue assegurar a proteção adequada para as informações empresariais. Como é compatível com o fluxo de dados gerados (em termos de atualizações e capacidade), esse software especializado está apto a blindar seu negócio de diversas ameaças no dia a dia.  

É importante acrescentar, ainda, que o uso de soluções não-corporativas ou domésticas no ambiente empresarial infringe a Lei Brasileira de Software. Caso opte por um antivírus comum, seu negócio pode ter que responder judicialmente.  

E então, gostou do conteúdo? Sua empresa já conta com um bom antivírus corporativo? Na Backup Garantido, contamos com as melhores soluções em segurança da informação para empresas, incluindo os antivírus Emsisoft Cloud Console e Symantec. Entre em contato conosco e vamos conversar sobre as melhor forma de garantir a proteção do seu negócio! 


Créditos da imagem de destaque: macrovector

Deixe um comentário

×