Se a TI tem atravessado, nos últimos anos, uma transição definitiva no que diz respeito à sua importância estratégica (basta pensar no papel central e transformador da informação nas mais diversas áreas da vida atual), os desafios para as empresas e profissionais da área só aumentam.

Com a rapidez vertiginosa das inovações e a competitividade agressiva do mercado, os negócios têm a necessidade crescente de acertar o passo para manter o posicionamento de marca e atender às demandas dos clientes.

Quando falamos das pequenas e médias empresas, os obstáculos aumentam – com menos recursos e equipe reduzida, esses empreendimentos precisam encontrar maneiras de otimizar os processos ao máximo, fazendo mais com menos.

Parece uma missão impossível? A seguir, listamos dicas práticas para otimizar os recursos e reduzir custos na sua gestão de TI. Confira!

Os desafios da gestão de TI em PMEs

Em primeiro lugar, vamos fazer uma rápida análise do cenário. Embora, como comentamos, o papel estratégico da TI tenha elevado a área a um “papel protagonista” no ambiente das organizações, a realidade das micro, pequenas e médias empresas muitas vezes não reflete esse contexto.

Nessas situações, é comum que a TI seja encarada mais como um setor de suporte para os processos de trabalho e menos como uma ferramenta (altamente) estratégica para a competitividade do negócio. Serviço de backup, planejamento estratégico de TI, programa antivírus, servidores corporativos… essas questões, tão importantes nos dias de hoje, com frequência não fazem parte do cotidiano das empresas de menor porte.

É preciso lembrar que, atualmente, a esmagadora maioria das operações de um empreendimento são manipuladas no ambiente digital e possibilitadas através de algum suporte tecnológico.

Mesmo um escritório de menor porte, com poucos equipamentos e usuários, não pode abrir mão de infraestrutura de TI, já que os riscos de pane no sistema, ransomware, ameaças virtuais e indisponibilidade no servidor, dentre outros, existem e devem ser combatidos.

Sem um suporte adequado para essas situações, a perda de informações cruciais e a paralisação dos processos podem causar prejuízos gigantescos para as PMEs, incluindo rombos financeiros, contratos cancelados e riscos à reputação da empresa.

Por outro lado, o gestor de TI (ou, em alguns casos, CEO) vivencia um dia a dia desafiador e se desdobra para atender a demandas de suporte técnico, queda no sistema, armazenamento de informações e alocação de investimentos nas soluções certas.

Como, então, proceder para alcançar uma gestão a um só tempo eficiente e otimizada nas PMEs? Continue a acompanhar a leitura!

Como otimizar recursos (e o orçamento) na sua gestão de TI?

Aposte em cloud computing e ganhe escalabilidade

Os benefícios de apostar em cloud computing (computação em nuvem) são inúmeros e, não por acaso, ganham cada vez mais adeptos. Embora seja essencial para a competitividade dos negócios a longo prazo, ainda não é uma realidade para muitas empresas em estágio inicial, que ignoram suas vantagens – que são inclusive econômicas.

Migrar a infraestrutura da organização para a nuvem é sinônimo de otimizar processos, ganhar mobilidade para colaboradores e clientes e aumentar a disponibilidade dos serviços. Além disso, permite reduzir os custos de forma significativa. O investimento em cloud computing é previsível e escalável, visto que o custo é proporcional ao consumo e aumenta em sintonia com o crescimento do negócio.

O investimento em cloud computing, inclusive, ilustra perfeitamente o caráter dos investimentos em TI em geral: ao investir, a empresa economiza, uma vez que ganha em produtividade e margem de lucro, de modo que compensa os gastos com gerenciamento da informação.

É importante lembrar que a opção pela nuvem possibilita utilizar sistemas e recursos diretamente da internet, eliminando a necessidade de manter uma infraestrutura de servidores própria. Manter esse tipo de estrutura demanda altos investimentos em manutenção, equipamentos e ferramentas, que poderiam ser alocados para áreas mais estratégicas do negócio.

Busque parceiros especializados

Como inovar e aumentar a qualidade dos serviços de TI com uma equipe enxuta (e extremamente atarefada) e ainda assim não comprometer o orçamento? Um dos melhores caminhos é certamente a terceirização.

A contratação de um novo profissional, além de onerosa, nem sempre é vantajosa na prática quando consideramos a especialização em um amplo leques de soluções estratégicas para o negócio.

Ao contar com parceiros especializados nas mais diversas soluções de TI, seja banco de dados, ERP, segurança da informação, backup, dentre outras, a empresa pode ter o apoio de profissionais com experiência de mercado e expertise a um preço fixo por serviços e consultorias. Com um serviço alinhado com os projetos e necessidades do negócio (e um investimento compatível com os recursos), a estratégia resulta em aumento de eficiência, otimização e qualidade.

Conte com um serviço de backup na nuvem e disaster recovery

Este é mais um investimento que representa economia por prevenir grandes prejuízos provocados por deslizes em segurança da informação. Por ser o “cérebro” de todas as operações, a informação demanda um sistema de armazenamento e proteção que nem sempre é priorizado pelas equipes de PMEs em meio à correria de todas as demais demandas.

Vale acrescentar, ainda, que a ausência de cópias de segurança e de políticas de backup são verdadeiras criadoras de gargalos no dia a dia da equipe, que precisa empreender muito tempo e esforço na tarefa de localizar e remediar dados danificados e perdidos. A situação, é claro, se agrava quando a informação é irrecuperável.

Enquanto companhias de grande parte já despertaram para a importância de serviços de backup na nuvem, grande parte das PMEs ainda não se atentou para o papel-chave de um backup automático, além do apoio em disaster recovery.

Atualmente, no mercado, existem soluções de backup gerenciado, nas quais o gestor pode contar com o conhecimento e o apoio periódico de um profissional especializado nesse tipo de procedimento. Ao deixar a segurança da informação nas mãos de um parceiro capacitado, a equipe pode se concentrar nas funções estratégicas do negócio.  

Adote um sistema de monitoramento da infraestrutura

Contar com soluções modernas de monitoramento na nuvem (com baixo investimento e grande retorno) é possível! Ao monitorar a infraestrutura de TI com a ajuda de uma dessas ferramentas, o gestor mantém o setor eficiente e disponível.

Esse tipo de software ainda representa um ótimo custo-benefício: como concede uma visão geral da infraestrutura de TI, evita a aquisição desnecessária de equipamentos, prevenindo o desperdício de recursos.

E você, já aplica uma das medidas acima na sua empresa? Esperamos que as dicas sejam úteis! Para mais novos conteúdos sobre segurança da informação e gestão de dados, continue a acompanhar nosso blog!

Para ajudar você a potencializar a segurança da informação na sua empresa, elaboramos um Guia Definitivo para proteger seu negócio contra o Ransomware, o crime virtual que tem feito cada vez mais vítimas no Brasil e no mundo.

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