Você conhece os tipos de backup e sabe avaliar qual deles é o mais adequado para a sua empresa? 

Se o procedimento de fazer e armazenar cópias de segurança dos dados é um dos mais fundamentais para proteger as informações do seu negócio, identificar a modalidade de backup ideal não apenas trará mais rapidez para os seus processos, mas também vai otimizar os recursos e a utilização da sua infraestrutura de TI

De forma geral, os tipos de backup mais conhecidos são 3: full backup (completo), incremental e diferencial. Entretanto, recentemente o segmento tem se reinventado com novas modalidades da técnica, a exemplo do backup completo sintético e do backup incremental para sempre (incremental-forever backup). 

A seguir, apresentamos e comparamos os diferentes tipos de backup, explorando seus benefícios e particularidades. Vamos lá? 

Tipos de backup: as 3 modalidades tradicionais 

Full Backup (Completo) 

Como o próprio nome indica, os backups completos ou full backups são aqueles que promovem uma cópia completa de todos os seus dados, arquivos e pastas. As cópias podem ser transferidas para servidores, para a nuvem, fitas magnéticas, discos e outros.

Vale lembrar que o full backup é o que oferece a maior proteção para os dados – por outro lado, as empresas costumam realizá-lo apenas de maneira periódica, tendo em vista que o processo leva muito tempo e exige uma grande capacidade para armazenamento de todas as informações. 

Nesse sentido, justamente porque nem todos os negócios contam com o tempo e com o espaço necessários para fazer backups completos frequentes, os outros tipos entram em cena. 

Leia Mais: Plano de backup: as 7 melhores práticas de proteção 

Backup Incremental 

Os backups incrementais foram inicialmente apresentados como uma alternativa para reduzir o tempo e o armazenamento exigidos pelos backups completos. Dessa forma, o backup incremental faz cópias apenas dos dados que foram alterados desde o último backup

Para dar um exemplo: se você fez um backup completo na segunda-feira e programou backups incrementais para o resto da semana, isso significa que o backup de terça só vai copiar os dados que foram atualizados desde segunda, o backup de quarta só conterá os dados que mudaram desde a terça e assim por diante. 

Embora seja uma opção mais otimizada se comparada ao backup completo, o backup incremental tem como principal desvantagem exigir um grande tempo para restauração. Seguindo no exemplo do raciocínio anterior, se você desejar restaurar o backup de quarta, terá que antes restaurar os dados de terça e também os de segunda. 

Além disso, se houver algum erro ou dano de mídia do backup, o usuário não será capaz de fazer a restauração e o data recovery completos. 

Backup Diferencial 

Em alguns pontos, o backup diferencial se assemelha muito ao backup incremental. Ambos se iniciam a partir de um backup completo e, em seguida, os backups subsequentes contêm apenas os dados atualizados desde este último backup. 

A diferença essencial do backup diferencial é que ele inclui todas as informações atualizadas desde o último backup completo (full backup). Por sua vez, o incremental contém apenas os dados atualizados desde o backup prévio. 

Para dar outro exemplo: se você realizou um backup completo na segunda-feira e então fez um outro diferencial na quinta-feira, isso significa que ele conterá todos os dados atualizados desde segunda, sem a necessidade de fazer os backups da terça e da quarta. 

Nesse sentido, uma vantagem dos backups diferenciais em relação aos incrementais é o tempo mais curto para restauração. Vale lembrar que a velocidade pode ser essencial em um cenário de desastre, quando há perda de dados e uma recuperação veloz precisa entrar em cena. 

Leia Mais: 6 maneiras como seu negócio pode perder dados valiosos 

E os novos tipos de backup? Conheça o backup completo sintético e o backup incremental para sempre 

Enquanto os 3 tipos de backup que exploramos acima são os mais comuns e utilizados pelas organizações, as novas modalidades oferecem suas próprias vantagens e dão um passo além em relação às mais tradicionais. 

O backup completo sintético e o backup incremental para sempre, conforme veremos a seguir, são variações do backup incremental e têm suas particularidades. Acompanhe: 

Backup completo sintético 

Como outros backups incrementais, o backup completo sintético envolve a realização de um backup completo em um primeiro momento, seguido por uma série de backups incrementais. 

Nesse cenário, o que diferencia o backup completo sintético do backup incremental tradicional é que, nesse caso, o servidor de backup realmente produz backups completos. Isso acontece porque esse procedimento combina o backup completo já existente com os dados dos backups incrementais. 

O resultado, assim, é um backup backup completo sintético que, na prática, é idêntico a um backup completo tradicional. A vantagem, como se pode imaginar, é muito significativa: o tempo de restauração dos dados fica muito reduzido. 

Restaurar um backup completo sintético não envolve a restauração de múltiplas mídias (como fitas e discos) como acontece com o backup incremental. Dessa forma, essa nova modalidade oferece todos os benefícios de um backup completo, contando ainda com a rapidez e com o armazenamento otimizado do backup incremental. 

Backup incremental para sempre 

Os backups incrementais para sempre (incremental-forever backups) também se iniciam com o backup completo seguido de backups incrementais. A característica que os destaca, porém, fica relacionada à outra questão: a disponibilidade dos dados

Como vimos, a restauração do backup incremental exige uma mídia que contenha todo o backup completo e cada subsequente backup que você pretende restaurar. 

Isso também é verdade para o backup incremental para sempre, mas, nesse caso, o servidor de backup armazena todos os backups em um dispositivo, seja em uma grande matriz de disco ou em uma biblioteca de fitas. Essa particularidade automatiza o processo de restauração, fazendo com que o operador não precise definir qual backup precisará ser restaurado

Nesse sentido, todo o processo de restaurar os dados incrementais se torna completamente transparente, reproduzindo a restauração de um backup completo de forma automática. 

Leia Mais: Automação dos processos de TI: por que e como fazer?

Quais são as melhores opções de backup para a nuvem?

Quando o assunto é backup na nuvem, simplicidade e facilidade são palavras de ordem. Dessa forma, os backups incrementais geralmente têm melhor desempenho no ambiente cloud, tendo em vista que consomem menos recursos. Além disso, esses backups têm volume menor que os backups diferenciais – como o espaço de armazenamento é um dos fatores que mais influenciam no custo da nuvem, backups menores são mais vantajosos. 

O backup incremental para sempre também é uma boa opção para a nuvem. De forma geral, é sempre importante ter em mente que ambos os backups (incremental e incremental para sempre) exigem todos os backups já realizados para a restauração. 

Leia Mais: Backup na nuvem para empresas: 7 considerações a fazer antes de escolher um serviço 

Afinal, qual é o melhor tipo de backup para a minha empresa? 

Não há resposta pronta! Aqui, é importante investigar as necessidades e recursos específicos da sua empresa. Algumas perguntas-chave que para orientar o processo de decisão entre os diferentes tipos de backup são: 

  • O que define sua política de backup? O processo é realizado off-site ou onsite? Na nuvem ou em dispositivos físicos? Se as cópias dos dados são enviadas para fora do ambiente da empresa através de fitas, por exemplo, os backups incrementais não são uma boa ideia, já que todos os dispositivos deverão ser revistos para fazer a restauração;
  • De que velocidade de recuperação de dados você precisa? Qual é a orientação do seu SLA (service-level agreement)? 
  • Quais tipos de backup são suportados pela infraestrutura e pela capacidade de trabalho da sua TI? 

Leia Mais: Qual é a diferença entre backup na nuvem e backup off-site?

Simplifique tudo com a contratação de um backup gerenciado! 

A implementação de uma política de backup eficiente, além de um processo de gerenciamento diário de qualidade e a definição do melhor tipo de backup exige tempo, esforços e recursos consideráveis por parte da equipe e da infraestrutura interna de TI. 

Nesse sentido, cada vez mais empresas têm optado pelo serviço do backup gerenciado, uma modalidade na qual uma empresa especializada assume a gestão da segurança dos dados do seu negócio com toda a expertise necessária

Dessa maneira, você conta com o trabalho de profissionais capacitados na área para garantir a proteção das suas informações, mantendo-as seguras contra ataques cibernéticos e eventuais problemas técnicos. Com a proteção garantida, você fica despreocupado para focar os esforços do seu time no carro-chefe do seu negócio – impulsionando seu crescimento com segurança! 

Clique aqui para fazer um teste gratuito de 15 dias do nosso serviço de backup gerenciado e veja como é simples potencializar a segurança dos valiosos dados da sua empresa! 

Créditos da imagem de destaque: fullvector

Deixe um comentário

×