No último dia 16 de outubro, a equipe do Google Cloud revelou um ataque inédito de DDoS que atingiu os serviços da empresa em setembro de 2017. O ataque foi realizado com um tráfego falso de 2.54 Tbps, o que o tornou o maior cibercrime do tipo de todos os tempos registrado até o momento

Em relatório anexo, o Threat Analysis Group (TAG), time de segurança do Google que analisa grupos de hackers de alto nível, afirmou que o ataque foi realizado por um agente de ameaças patrocinadas pelo estado. 

Pesquisadores do TAG disseram ainda que o ataque veio da China, originando-se da rede de quadro provedores de serviços de internet. 

Damian Menscher, especialista do Google Cloud, declarou que o pico de 2.54 Tbps de tráfego foi o ápice de uma campanha de 6 meses que aplicou múltiplos métodos de ataque para desestabilizar a infraestrutura de servidores do Google. O profissional, no entanto, não revelou quais serviços foram visados pelos criminosos. 

Apesar de ter mantido o episódio em segredo por 3 anos, o Google trouxe o ataque à tona por razões importantes. Em primeiro lugar, a equipe de segurança TAG deseja aumentar a conscientização acerca de uma tendência crescente de grupos de hackers de base estatal que vêm abusando de ataques DDos para desestruturar seus alvos

Além disso, o time do Google Cloud também tem a intenção de alertar para o fato de que as ameaças DDoS tendem a se intensificar nos próximos anos, à medida em que a largura de banda ou capacidade de transmissão da internet também aumenta. 

Vale lembrar: ataques de DDoS são aqueles que visam tornar um serviço online, servidor ou infraestrutura instáveis ou mesmo indisponíveis. Para tanto, o crime sobrecarrega o alvo com um grande volume de tráfego de múltiplas fontes. 

Fonte: ZDNet 

Deixe um comentário

×