Com o crescimento veloz da geração e da circulação de dados nas web, cresce também a preocupação em torno dos ataques hacker, que se utilizam de estratégias cada vez mais sofisticadas para atingir empresas e usuários finais. Nesse cenário, o DDoS ou “ataque distribuído de negação de serviço” é uma das ameaças que vale a pena conhecer. 

Saiba mais sobre esse crime cibernético, seu funcionamento e como se proteger de forma adequada! 

Cibercrime à vista: o que é ataque DDoS? 

O DDoS é um ataque cibernético que se caracteriza por tornar um serviço online, servidor ou infraestrutura instáveis ou mesmo indisponíveis. Para tanto, o crime sobrecarrega o alvo com um grande volume de tráfego de múltiplas fontes. 

Nesse cenário, os cibercriminosos visam atingir uma grande variedade de recursos importantes, que podem abranger desde banco de dados a portais de notícias online. Ao “inundar” as vítimas com o tráfego criminoso, o tráfego legítimo do sistema é impedido, tornando os sites indisponíveis para acesso

Em poucas palavras, podemos dizer que o ataque DDoS atua como um engarrafamento em uma estrada, bloqueando a passagem normal de veículos e o caminho ao destino desejado. 

Alvos típicos de DDoS

  • E-commerces/lojas virtuais;
  • Empresas, instituições e associações que dependem de serviços digitais;
  • Cassinos digitais. 

Leia Mais: Política de segurança da informação: como elaborar e implementar? 

Como esses ataques funcionam? 

Para saber como um ataque DDoS funciona, é preciso antes entender que os servidores web (e outros serviços de rede) têm uma capacidade limite para atender solicitações simultâneas. Além disso, o canal que conecta esses recursos à internet também conta com um limite máximo de largura de banda.

Nesse sentido, caso haja solicitações excessivas, que ultrapassem a capacidade da infraestrutura (o que ocorre durante um ataque de DDoS), o serviço pode apresentar uma das seguintes reações: uma resposta super lenta às solicitações ou mesmo o bloqueio de parte ou de todas as solicitações/acessos. 

Normalmente, a meta dos cibercriminosos é mesmo bloquear o acesso ao site/serviços da vítima, negando todas as solicitações dos usuários. Por vezes, de forma similar ao que ocorre no ransomware, um pagamento pode ser solicitado para parar o ataque. 

Em determinadas situações, os ataques DDoS são realizados com o objetivo de prejudicar empresas concorrentes. 

A criação da botnet, a rede zumbi 

Em uma ação de DDoS, os invasores obtêm controle sobre uma rede de computadores e outros dispositivos, infectando-os com malware e transformando cada um em um bot (ou “zumbi”). A partir daí, os criminosos passam a controlar toda a rede de computadores ou zumbis, chamada de botnet ou “rede zumbi”

Vale destacar, a esse ponto, que os invasores conseguem emitir comandos para a botnet através de uma metodologia de controle remoto. A rede de computadores, então, ataca o endereço IP da vítima, sendo que cada “zumbi” ou bot reage enviando solicitações, excedendo a capacidade limite do servidor/rede atacado e provocando bloqueio ou lentidão no tráfego normal

Leia Mais: Afinal, qual o melhor antivírus para empresas?  

Quais são os possíveis impactos de um ataque DDoS?

Agora que conferimos o mecanismo de funcionamento e os objetivos de um ataque de DDoS, fica a pergunta: o que esse tipo de crime cibernético pode causar? Em outras palavras, quais são os impactos de se interromper ou prejudicar o tráfego de um serviço online ou servidor das vítimas? 

Na prática, os impactos gerados por esse ataque hacker incluem grandes prejuízos financeiros, perda de clientes e até manchas na reputação do negócio das vítimas. A depender da gravidade do ataque DDoS, os recursos podem permanecer offline durante semanas inteiras. Imagine o que isso significa em perda de vendas e problemas de confiança dos clientes para um e-commerce ou qualquer negócio online! Tudo isso só atesta a seriedade e a sofisticação dessa ameaça cibernética, ligando o alerta vermelho para as empresas

Vale lembrar que, durante um ataque de DDoS, todos os funcionários da empresa ficam impedidos de acessar os recursos da rede de trabalho. No caso de servidores web que baseiam os sites de e-commerce, nenhum consumidor conseguirá comprar produtos ou obter a assistência desejada.

De acordo com dados do The Atlantic, que analisou os impactos de ataques DDoS em companhias norte-americanas em 2016, as empresas podem perder cerca de 20 mil dólares por hora em um ataque bem-sucedido

Nesse contexto, é importante considerar, ainda, os efeitos nos computadores bot usados no crime cibernético. Muitas vezes, eles ficam expostos a ações de hackers devido a vulnerabilidades nos seus sistemas. Durante eventos de DDoS, podem funcionar com grande lentidão ou mesmo colapsar, caso o esgotamento dos seus recursos sejam muito grande. 

De fato, mesmo que permaneçam operacionais, esses computadores podem passar a não responder bem às solicitações legítimas de serviço. 

Leia Mais: Plano de disaster recovery: 4 dicas essenciais de elaboração

Como prevenir essa ameaça? 

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que os ataques DDos só acontecem se os dispositivos/computadores almejados pelos criminosos forem facilmente comprometidos. Ou seja, se as máquinas afetadas estiverem vulneráveis a malwares. 

Com isso em mente, confira algumas ações para prevenir a ameaça: 

  • Garanta a proteção do seu roteador: o roteador Wi-Fi é a porta de entrada para a rede de trabalho da empresa. Para aumentar a proteção, comece alterando a senha padrão do dispositivo (caso você tenha descartado as instruções do roteador, é possível buscar as informações de acordo com a marca e o modelo na internet). 

Vale lembrar, ainda, de determinados roteadores que já vêm incorporados com soluções de segurança, auxiliando na proteção e na gestão da rede. 

  • Aposte em soluções abrangentes de segurança: essa recomendação deve ser uma prioridade para empresas de todos os portes e segmentos! Muitas das botnets ou “redes zumbi” dos ataques DDoS são implementadas em dispositivos sem nenhum tipo de proteção embutida. 

Nesse cenário, soluções completas e integradas de segurança, como a Acronis Cyber Protection, são aliadas valiosas para proteger seus dispositivos digitais mais importantes, “blindando-os” de diversas variantes de malware ou ameaças cibernéticas

  • Altere as senhas padrão dos dispositivos IoT: grande parte dos dispositivos de Internet das Coisas (aparelhos inteligentes que se conectam à internet) já vem com usuários e senhas padrões definidos. Certifique-se de mudar essas credenciais!

E então, esclareceu suas dúvidas sobre os ataques DDoS? Esperamos que nossas dicas te ajudem a promover um ambiente mais seguro para sua empresa e seus clientes! Clique aqui para saber mais sobre a Acronis Cyber Protection, a solução integrada que alia proteção de dados à segurança cibernética! 

Deixe um comentário

×