Desde sábado (24), a Plataforma Lattes (que concentra os currículos dos pesquisadores do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e os demais sistemas da agência de fomento à pesquisa estão fora do ar. 

Na quarta (28), o presidente da instituição, Evaldo Vilela, declarou que uma falha em uma peça que gerencia o armazenamento do servidor (“controladora de storage”) foi o motivo do apagão das plataformas e ferramentas do CNPq.

Segundo o ministro Marcos Pontes, os problemas serão resolvidos  “daqui a alguns dias”. 

 “Nós já temos as opções de aquisição e, assim que identificarmos a possibilidade de troca desse dispositivo, o equipamento será restaurado e os acessos restabelecidos”, afirmou Thales Marçal, diretor de gestão e tecnologia da informação da agência. 

“Temos backup”: dados estão sendo recuperados, afirma CNPq

O presidente do CNPq também assegurou que os dados dos sistemas não foram perdidos e estão sendo recuperados. Ao lado do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, Evaldo Vilela reforçou que a agência possui uma cópia de segurança. 

“Nós estamos recuperando os dados”, disse. “Com relação ao Lattes, já está recuperado. Nós temos backup”. Vilela também disse que o pagamento de bolsas não será prejudicado pela indisponibilidade e que a agência de fomento à pesquisa está trabalhando em melhorias para as suas plataformas.

FONTE/LEIA MAIS: Tecnoblog 

Deixe um comentário

×