Perder todos arquivos do computador é, sem dúvidas, o maior pesadelo para quem necessita dele diariamente para trabalho ou estudos. É certo que nos últimos anos, no território da internet, estamos ficando cada vez mais vulneráveis. Além dos já conhecidos vírus, sites aparentemente inofensivos podem “roubar” todas as suas informações pessoais e profissionais num simples clique. A melhor forma de se precaver disso é entender o que é backup e fazê-lo de forma periódica.

Se hoje as empresas prezam cada vez mais pela otimização do serviço, oferecendo uma melhor experiência ao usuário, pensar em como arquivar todas aquelas informações armazenadas no sistema utilizado por ela é algo crucial para o bom desenvolvimento do trabalho.

É essa garantia de segurança que irá reter os seus clientes, estabelecendo assim uma relação confiável para que eles possam voltar a fazer negócio. Se a sua empresa sofrer algum ataque via web, informações confidenciais sobre sua cartela de clientes, fluxo financeiro e dados bancários podem cair em mãos erradas, gerando uma grande dor de cabeça aos profissionais de TI e a própria companhia na tentativa de como recuperar todas aquelas informações perdidas. Imaginou a situação?

E é por isso que ter uma cópia de segurança de todos os seus arquivos é bastante recomendável, seja você dono de empresa presente na internet ou um usuário qualquer. Mas você sabe o que é backup e qual seria a melhor maneira de executá-lo? Não sabe bem? Então continue lendo esse texto para saber tudo que é necessário para fazer o backup dos seus arquivos e mantê-los em segurança.

O que é backup?

O backup nada mais é do que uma cópia dos arquivos armazenados em um dispositivos para um outro diretório. Pode ser feito por via de hospedagem online ou mídias externas. Serve, principalmente, para resguardar todas as informações importantes que compõem o sistema, além de diversos outros arquivos de valor significativo para quem os utiliza.

Organizar todos esses conteúdos em um lugar seguro é importantíssimo para te salvar em algum momento oportuno e eventuais consultas. Se a empresa resolve fazer uma atualização no seu sistema, por exemplo, com o backup antecipado, os arquivos poderão ser facilmente recuperados, prontos para reutilização.

Atualizar o backup dos arquivos regularmente garante que todas essas informações não se percam durante uma falha no computador, além de ser uma excelente maneira de te ajudar na hora de conferir os dados e documentos específicos necessários em determinado momento.

Quais são os tipos de backup?

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, cada uma de acordo com a necessidade do usuário. Uma das mais utilizadas são as mídias de armazenamento externa, como os HDs. Esses dispositivos possuem, geralmente, um grande espaço de armazenamento e são perfeitos para guardar arquivos mais simples do dia a dia, como vídeos, fotos, planilhas e arquivos de texto.

Uma outra maneira de fazer backup é salvar seus dados na própria internet: a chamada nuvem permite que o usuário hospede seus conteúdos dentro de um servidor online, onde o espaço de armazenamento varia de acordo com o plano contratado. A garantia de segurança aos seus usuários é a utilização de um sistema criptografado caso haja algum outro acesso de seus arquivos em outro dispositivo.

Versáteis e de fácil acesso, “a nuvem” pode ser checada no smartphone ou no desktop, além de permitir o acesso mesmo com o usuário offline. Há recursos gratuitos, mas caso o usuário necessite de um espaço maior, assinando um plano mensal, ele terá a sua disposição diversos outros recursos disponíveis em seu espaço na nuvem.

Por que o backup é importante para sua empresa?

Uma coisa é certa: é praticamente impossível prever algum problema grave durante o expediente de trabalho. Então por que não manter antecipadamente todos os arquivos da empresa seguros? Organizar todas as informações importantes sobre sua empresa em único espaço e de fácil acesso é a melhor maneira de precaução caso haja uma pane no sistema e seja necessário atualizar todos os computadores, por exemplo.

Automatizar os backups é uma ótima maneira de prevenção. Infelizmente perder arquivos importantes devido a uma falha humana é muito comum, considerando ainda o alto volume de informações à serem compactadas, corre-se o risco de perdê-las em um mau manuseio.

Além disso, o backup é algo rápido e fácil de fazer. Basta ao usuário escolher qual será a melhor maneira de fazer a cópia dos arquivos e como serão armazenados para que nenhum dado significativo fique de fora. E, claro, mantê-lo constantemente atualizado.

Agora que você já sabe o que é backup e como usar ele para proteger os seus arquivos, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba mais notícias sobre as melhores formas de otimização de serviços para a sua empresa!

Deixe um comentário

×