Se investir em segurança cibernética ainda não é considerada prioridade na sua empresa, é importante que você reveja esta ação o quanto antes.

Devido ao crescente número de ataques hackers a empresas, com a grande circulação de dados e informações sigilosas, uma política de segurança da informação atualizada e eficiente diminui consideravelmente os riscos de ameaça cibernéticas.

O Brasil é o 9º país que mais sofreu ataques hacker no mundo.

Em 2016, a companhia de segurança virtual Symantec-Norton informou que houve um aumento de 10% no números de ataques virtuais em relação à 2015, e que em 2017, 42,4 milhões de brasileiros foram afetados por phishing no último ano.

Esses dados alarmantes mostram o quão insuficiente ainda é a questão da segurança cibernética nas empresas por aqui.

Mas existem diversas maneiras fáceis e práticas para evitar contratempos como esse.

Quer saber mais? Então continue lendo este post, pois iremos te dar 7 dicas valiosas de como você pode proteger sua empresa de ataques hacker!

Como se proteger de um ataque hacker?

1 – Nunca deixe suas senhas salvas no computador

Após utilizar o pc, sempre faça logout das suas contas. Geralmente em empresas há uma grande rotatividade de pessoas utilizando uma mesma máquina. Além disso, caso o sistema sofra uma ameaça hacker, se suas contas estiverem salvas, facilitará ainda mais para os criminosos roubarem todas as suas informações.

Além disso, procure alterar suas senhas periodicamente, e, de preferência, opte por senhas complexas, evitando dados óbveis como data de nascimento e sobrenome. Uma dica bacana é alternar letras maiúsculas e minúsculas e utilizar palavras complexas como senha.

2 – Proteja sua rede wi-fi

É comum utilizar uma internet wi-fi em grandes empresas devido à facilidade no acesso. No entanto, é importante checar a proteção de sua rede sem fio.

Observe se a ferramenta de firewall está ativada e recorra a uma proteção extra, como a utilização de um código específico ao solicitar o acesso à rede.

Caso sua empresa ofereça um serviço de internet free para os seus clientes, certifique-se de que essa rede é independente da utilizada pela sua empresa. Redes públicas costumam ter um grande número de usuários utilizando ao mesmo tempo e nunca se sabe se algum deles é um hacker disfarçado.

3 – Evite abrir e-mails de remetente desconhecido

Segundo pesquisas, 44% dos usuários não sabem diferenciar email falso de um verdadeiro.

Se você recebeu algum email cujo remetente é desconhecido ou de conteúdo suspeito, é recomendável que seja excluído imediatamente.

Os arquivos em anexo podem estar infectados com vírus ou malware, e caso seja ativado pelo usuário, você pode sofrer um ataque hacker e ter suas informações corrompidas.

Procure pesquisar sobre o assunto recebido naquele email antes de abrí-lo.

4 – Utilize um bom anti-vírus

Escolha um software que ofereça proteção completa para seu sistema, como ferramentas de varredura e limpeza, ações que impossibilitam ataques de malwares, como Ransomware, e bloqueio a sites suspeitos;

5 – Faça uma atualização periódica do sistema

Um sistema desatualizado é mais vulnerável a sofrer algum ataque virtual. Procure atualizar os softwares e mantenha proteção constante, e evite o risco de perder seus arquivos ou ter seu acesso bloqueado temporariamente durante um ataque hacker;

6 – Adquira a autenticação de duas etapas

Esta ferramenta exige que os usuários ao digitarem a senha, confirmem o acesso aquela conta somente após inserir um código enviado por SMS ou email. Geralmente isso acontece quando o usuário vai acessar seu email em outro dispositivo. Mantenha essa opção ativada em todas as suas contas pessoais;

7 – Faça backup dos seus arquivos regularmente

Fazer o backup regular dos seus arquivos é imprescindível.

Procure manter uma cópia atualizada de todos os seus arquivos e dados importantes utilizando um sistema que ofereça proteção segura e todo o suporte necessário para sua manutenção.

Caso o servidor sofra algum ataque hacker, com suas informações salvas, as operações da empresa continuarão normalmente e você não terá grandes prejuízos financeiros até a regularização do serviço.

E tudo isso pode ser feito por meio de uma equipe especializada em segurança da informação. Para isso, você pode optar em contratar o serviço de backup gerenciado.

Existem empresas especializadas neste tipo de serviço, responsável pela segurança de todos os seus dados e garantindo sua proteção contra ataques hacker.

Mas antes de escolher este serviço, pesquise sobre quais métodos de segurança oferecidos, bem como o suporte oferecido pela empresa, e garanta que seus dados estarão devidamente protegidos e em boas mãos.

Após todas essas dicas, espero que você ponha todas elas em prática agora mesmo. E que tal fazer um teste de backup gerenciado completo e gratuito por 15 dias? Clique aqui e veja como é simples ter uma solução em backup para sua empresa!

Deixe um comentário

×