Infelizmente não há como prever quando algum incidente vai surgir durante um dia comum de trabalho.

No ambiente corporativo, seja alguma ocorrência interna ou externa que atinja diretamente seu Data Center, existe um procedimento chamado Disaster Recovery que visa recuperar de maneira mais rápida as informações e dados perdidos do sistema até que a situação se normalize.

Essa é uma responsabilidade do time de TI, que deve estar sempre atento à solucionar o mais breve possível todo e qualquer contratempo que possa impactar diretamente as operações da empresa.

Já ouviu falar sobre Disaster Recovery? Não? Então continue lendo esse post e saiba porque essa estratégia é importante para reforçar seu plano de Segurança da Informação!

O que é Disaster Recovery?

É um conjunto de medidas geradas pela equipe de TI que tem por objetivo recuperar a infraestrutura do sistema utilizado pela empresa após algum equívoco e venha a prejudicar o desempenho do Data Center, considerando desde falha humana, ataques hacker e à desastres naturais.

Essa ação visa restabelecer as operações da empresa com menor impacto possível, baseado no período em que seu negócio terá o sistema normalizado.

Devido à essas improbabilidades, a equipe de TI tem o compromisso de elaborar um plano de contingência ou Disaster Recovery Plan (DRP), visando todo tipo de cenário possível e suas limitações, que possa deixar o sistema indisponível por tempo indeterminado.

Com a estratégia em mãos, durante uma situação de desastre, por exemplo, os riscos de ter os dados do Data Center e operações indisponíveis nesse período serão evitados.

E como elaborar um bom DRP?

É importante identificar quais informações e dados estão em situação mais crítica, quais serão descartados (arquivos temporários) e quais são essenciais. Outro fator relevante é saber qual será o tempo de recuperação dos dados e seu tempo de indisponibilidade, pois dependendo da sua relevância, a rotina de operações de sua empresa poderá ou não ser prejudicada.

Além disso, o profissional de TI deve elaborar as métricas de Objetivo do Tempo de Recuperação (RTO) e Objetivo do Ponto de Recuperação (RPO) que funcionarão em conjunto com DRP. São elas que irão definir qual o limite máximo de tempo tolerável para que todos os dados sejam recuperados (RTO), e qual o valor mínimo de dados que poderão ser perdidos durante o desastre ocorrido (RPO).

Nesse cenário, é necessário que a política de Segurança da Informação esteja ciente das ameaças externas e internas que podem aparecer, principalmente os ataques hacker (Ransomware) e os do tipo DDoS. Certifique-se que todas as informações sigilosas em curso dentro da empresa estão devidamente seguras e imunes à ameaças.

Um grande aliado neste período de recuperação é o backup. Ter uma cópia de segurança dos arquivos é a maneira mais eficaz de garantir que seus dados estarão preservados mesmo que ocorra algum equívoco.

Aliado ao DRP, manter uma rotina de backup constantemente atualizado irá contribuir para o bom funcionamento das operações da empresa enquanto o sistema ou Data Center seja restaurado, após uma ameaça hacker ou falha interna. Com esta política bem estruturada da Segurança da Informação, os riscos de prejuízos financeiros e físicos diminuirão bastante.

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