Você é ou está interessado em se tornar um freelancer de TI?

Já podemos começar o artigo com uma boa notícia: o mercado freelancer está aquecido no Brasil, e oportunidades não faltam para os profissionais autônomos da área. Além da onda empreendedora que tomou o Brasil, o setor de TI está entre aqueles com maior cultura desse perfil de contratação. 

Embora essa modalidade inovadora de trabalho traga diversas vantagens (flexibilidade de horário, mais possibilidades na gestão da própria carteira de clientes, potencial para ampliar os lucros), a verdade é que é preciso lançar mão de muita organização e planejamento para evitar os erros comuns que podem atravancar a carreira como freelancer de TI.

A seguir, elencamos os 6 deslizes mais comuns desse profissional e como evitá-los. Prossiga a leitura e fique alerta!

6 erros comuns do freelancer de TI (e como contorná-los)

Se, por um lado, o mercado de TI é um dos que mais gera oportunidades para freelancers, por outro é preciso que os profissionais identifiquem estratégias e diferenciais para se destacar em meio à concorrência.

Pecar no planejamento, negligenciar o marketing pessoal e não acompanhar as tendências do mercado são exemplos de comportamentos que impedem o profissional de conquistar novos freelas e ter lucratividade.

Vamos aos erros mais frequentes!

Não investir em capacitação

Independentemente da modalidade de trabalho (CLT ou freelancer), a educação deve vir em primeiro lugar. Certificações, cursos, extensões e especializações devem constar na agenda de todo profissional de TI, tendo em vista principalmente as exigências e demandas crescentes das organizações.

Não se limite também a uma única área de atuação em TI. Quando o assunto é capacitação, é importante estar a par das tendências e novidades de diferentes áreas e de temáticas em alta, a exemplo de segurança da informação e machine learning.

Além da ampliação das oportunidades freela e da valorização do seu currículo, o investimento em capacitação tende a resultar em maiores remunerações e parcerias instigantes.

Presença digital precária ou negligenciada

Atualmente, falta de capricho na presença digital equivale a pecar no marketing pessoal e até mesmo a vacilar (feio) no profissionalismo.

Lembre-se: perfis desatualizados e falta/despreparo no portfólio online é algo mal visto em todos os tipos de profissionais, mas a situação se torna ainda mais complicada no caso de pessoas que atuam diretamente com tecnologia e inovação.

Mantenha perfis profissionais devidamente atualizados nas redes sociais e outros canais (especialmente no LinkedIn), de preferência acompanhados da produção ou compartilhamento de conteúdos úteis e relevantes sobre o setor de TI.

Não se esqueça de manter suas competências e capacitações igualmente atualizadas!

Pecar no profissionalismo: a questão da abertura de empresa

O sucesso como freelancer de TI depende, em grande parte, de uma palavra-chave especialmente importante: profissionalismo.

Toda a estratégia de aquisição de clientes, assim como a entrega do trabalho e da fidelização das parcerias conquistadas, deve ser guiada por uma postura muito profissional, que deponha a favor do freelancer e a qualidade do seu trabalho.

Não é de surpreender, assim, que você, como profissional autônomo, tenha que responder por suas responsabilidades como uma empresa.

Não abrir uma empresa está fora de cogitação para aqueles que desejam alavancar suas carreiras e zelar por sua reputação no mercado. Para ter as obrigações jurídicas regularizadas na prestação de serviços e emitir nota fiscal, é indispensável ter um CNPJ.  

A elaboração de contratos bem-feitos e justos para ambas as partes também faz parte de uma conduta profissional.

Ficar “preso” à zona de conforto

Sim, é verdade: a zona de conforto é uma grande inimiga do crescimento profissional.

Para freelancers de TI, que têm controle sobre o leque de serviços que irão oferecer, é mais do que importante buscar ir muito além de oferecer apenas o que o cliente procura.

Seguindo a mesma linha de pensamento da capacitação, o ideal é que o profissional extrapole sua área inicial de conhecimento ou especialização, investigando novos formatos, novas possibilidades de entregar resultados, novos serviços.

Dessa forma, ele se antecipa às próprias necessidades dos clientes e potenciais clientes, agindo como um verdadeiro criador de oportunidades.

É bem possível que seu cliente não saiba que precisa de determinado produto ou solução, por exemplo, mas sua iniciativa em diversificar a oferta e identificar essa demanda com certeza fará toda a diferença – e vai gerar muito mais valor agregado e confiança no seu trabalho.

Amplie seu portfólio e expanda suas possibilidades de atuação como freelancer de TI!

Leia Mais: 4 dicas práticas de retenção de clientes para prestadores de serviço de TI

Negligenciar o networking

Poucas coisas são tão importantes para os profissionais autônomos quanto um networking de qualidade. Para manter e aumentar a lucratividade, além de se estabelecer como referência no mercado, é fundamental manter o diálogo com os clientes já existentes e criar novos contatos que possam render boas parcerias.

Para uma boa estratégia nesse sentido, aposte no poder das redes sociais (o que se alinha à manutenção de uma presença digital eficaz) ao criar conteúdo útil para seu público e divulgar seu portfólio e a relevância dos seus serviços para as empresas.

A participação em eventos do segmento, o incentivo à recomendação do seu trabalho através da base de clientes atual e o planejamento de contatos personalizados para propor suas soluções são outras ações eficazes que devem ser levadas em consideração.

Não cometa o erro de principiante que é negligenciar a importância do networking!

Falta de planejamento adequado

Um dos principais chamarizes para contratar um serviço freelancer é evitar a burocracia e a lentidão que muitas vezes ela acarreta ao se contar com o apoio de uma empresa.

A falta de burocracia, entretanto, não deve significar falta de compromisso e profissionalismo por parte do freelancer de TI contratado.

Com horas mais flexíveis e mais liberdade para trabalhar, é comum que profissionais autônomos se atrapalhem quando o assunto é o planejamento e o gerenciamento de tarefas. O imperdoável, aqui, é acabar prejudicando sua imagem e a sua autoridade ao perder prazos e pecar na qualidade do serviço entregue.

Considere adotar aplicativos de produtividade, métodos de organização e um planejamento que se encaixe à sua rotina. Disponibilizar um calendário de entregas (com relatórios de resultados) é outra ação interessante que confere mais credibilidade e confiança aos seus serviços.

E então, você se identifica com alguns dos erros acima? Esperamos que o conteúdo te ajude a alavancar sua carreira e a seguir no caminho de uma conduta profissional admirável!

Clique aqui para conhecer os benefícios de se tornar um parceiro de revenda da Backup Garantido!

Deixe um comentário

×