Cada vez mais utilizada pelo público geral e principalmente pelas empresas, a nuvem se destaca pela sua acessibilidade, bom custo-benefício e capacidade de armazenamento de informações. Além disso, a cloud também possibilita o compartilhamento de arquivos e pastas, tornando-se uma valiosa ferramenta de trabalho.

Exemplos conhecidos de plataformas cloud são o Google Drive, o DropBox e o One Drive (da Microsoft), mais voltadas à gestão de arquivos pessoais. Para uso corporativo, os cuidados com a segurança devem ser redobrados, visando proteger dados sensíveis e cruciais para os processos e a reputação da empresa.

Se traz tantas vantagens, o armazenamento de dados na nuvem também exige precauções. A seguir, saiba mais sobre o assunto e sobre os principais cuidados para garantir a segurança da informação no ambiente cloud!

Afinal, o armazenamento de dados na nuvem é seguro ou não?

Em um primeiro momento, é importante lembrar que o armazenamento na nuvem é um tipo de serviço para guardar dados, que permite transferir ou criar documentos em uma plataforma cloud. A partir daí, o usuário pode acessá-los de qualquer dispositivo com acesso à internet, incluindo equipamentos mobile.

Embora traga diversos benefícios, o ato de armazenar dados na nuvem, por si só, não proporciona a segurança necessária para os dados.

Em muitas das vezes, os fornecedores desses serviços cloud já tomam uma série de medidas e técnicas de proteção importantes, mas ainda assim é fundamental que as companhias invistam em estratégias para garantir a integridade das suas informações.

É preciso lembrar, afinal, que esse tipo de solução faz com que os dados possam ser acessados de forma remota. Sem medidas de segurança, todo esse conteúdo se torna vulnerável a vazamentos, ações de criminosos, quebra de sigilo de acesso e até perda de disponibilidade das informações.

5 precauções indispensáveis para o armazenamento de dados na nuvem

O avanço da cloud computing trouxe benefícios inestimáveis para a gestão de dados em todos os seus aspectos – especialmente para as companhias, que demandam cada vez mais capacidade de armazenamento, velocidade e segurança nos seus processos.

Mas afinal, quais são as práticas mais recomendadas para usufruir dessas vantagens sem correr o risco de perder informações valiosas?

1. De tempos em tempos, revise os dados armazenados

De forma geral, as soluções em nuvem oferecem um imenso espaço de armazenamento. Por esse motivo, é comum que as empresas enviem uma grande quantidade de dados importantes/sensíveis para a cloud sem se preocuparem com essa questão.

Nesse cenário, o que muitas vezes acontece é esquecer informações corporativas valiosas que nem precisariam mais estar no ambiente cloud. Se esses dados forem confidenciais e/ou informações sensíveis dos clientes, o risco aumenta.

Uma precaução simples (mas extremamente importante), portanto, é realizar revisões e limpezas periódicas nos arquivos armazenados, verificando o que de fato precisa permanecer na cloud e o que não precisa.  

Vale a pena, ainda, investir na organização das informações para facilitar sua localização e também a limpeza/exclusão de determinados conteúdos para aumentar a segurança.

2. Escolha o provedor do serviço cloud com sabedoria

A empresa contratada para gerenciar o serviço cloud é de fato confiável? Ela enxerga a segurança da informação como prioridade?

Procure levantar cases, feedbacks e a opinião de outras empresas na hora de contratar uma solução. Além disso, vale uma atenção especial para o contrato. Certifique-se de que a prestadora de serviços prevê ações de restauração e recuperação de dados e desastres, procurando salvaguardar sempre a continuidade do seu negócio.

O próprio plano de recuperação de dados, inclusive, deve ser exigido. O fornecedor do serviço também deve detalhar os procedimentos da gestão e do monitoramento da nuvem.

3. Conte com uma boa opção de backup

A parceria com o backup é crucial para o sucesso de qualquer armazenamento de dados na nuvem.

Independente se a ação for realizada pelo próprio provedor de serviços cloud ou por uma parceria especializada em backup gerenciado, a prática periódica de fazer cópias de segurança de dados importantes e armazená-las remotamente muitas vezes é a única garantia de que as informações estarão disponíveis para seu negócio mesmo na ocorrência de desastres.

Ataques hacker, falhas de infraestrutura e erros humanos – não importa a extensão da catástrofe, um backup bem feito e bem gerenciado será capaz de fazer tudo voltar ao normal.

Leia Mais: Política de backup: conceito, importância e dicas de elaboração

4. Autenticação de dois fatores e criptografia

Muito mais seguros do que as senhas, os serviços de autenticação de dois fatores atuam potencializar a segurança de arquivos importantes, principalmente os que são acessados com frequência.

Normalmente, a estratégia envolve o envio de uma mensagem SMS automática para o usuário ou um app gerador de códigos de acesso. De grande eficiência, essa tática é capaz de evitar muitos cibercrimes, visto que mesmo que os hackers consigam atacar um determinado conteúdo e roubar as senhas, não conseguirão ter acesso ao conteúdo pois não possuem o código de acesso necessário.

A criptografia é outro cuidado-chave quando o assunto é a segurança dos dados na nuvem. Aplicada às informações armazenadas, essa tecnologia ajuda a impedir que os dados sejam consultados, editados ou excluídos por pessoas não-autorizadas.

5. Uso de senhas fortes e inteligentes

Ainda que a criptografia e a autenticação de dois fatores sejam, de forma geral, mais eficazes do que as senhas (e devam ser utilizadas em conjunto com as senhas), é indispensável criar senhas fortes para ampliar a proteção.

As orientações básicas são não utilizar a mesma senha para diversos dispositivos e sites na empresa e apostar na complexibilidade no momento da criação. A combinação de letras, números, caracteres especiais e letras maiúsculas/minúsculas costuma resultar em uma boa senha para garantir a proteção das informações.

Muito mais do que encarar a preocupação com senhas fortes como necessidade de situações específicas, o ideal é que os gestores, alinhados com a equipe de TI, criem e disseminem uma verdadeira cultura de boas senhas e de segurança de informação na empresa.

Depois de conferir as dicas, qual avaliação você faz das práticas de segurança da informação na sua empresa? Você toma precauções específicas quando o assunto é o armazenamento de dados na nuvem?

Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar suas dúvidas e experiências com a gente!

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