Está em busca de alavancar seu negócio como suporte técnico em informática? Essa é a  hora de começar sua jornada! De fato, diante da concorrência do mercado e das demandas cada vez mais rigorosas do mercado de TI, é preciso lançar mão de estratégia, planejamento e jogo de cintura para se destacar. 

Considerando desde cuidados básicos no atendimento ao cliente até uma estruturação eficiente da operação, quem atua e pretende atuar na área deve manter uma mentalidade de crescimento e escalabilidade – afinal, quem pensa pequeno não ganha notoriedade!

A seguir, confira nossas dicas para decolar seu negócio como suporte técnico em informática, aumente sua carteira de clientes e potencialize seus lucros! 

7 ações para decolar seu negócio como suporte técnico em informática 

Antes de tudo, regularize-se 

Parece básico, mas é fundamental. A carreira autônoma é comum na área de Tecnologia da Informação mas, como acontece em qualquer segmento, deve ser devidamente legalizada e dentro dos conformes. 

Ao criar um CNPJ e enquadrar seu negócio em um regime de tributação (os mais comuns são o MEI e o Simples Nacional), você estará fazendo muito mais do que pagar impostos. Na prática, você estará garantindo a profissionalização e a credibilidade do seu trabalho, além de fortalecer seu nome no mercado

Com a parte legal em ordem, você poderá emitir notas fiscais, ganhar a confiabilidade dos clientes e ter uma postura muito mais formal e respeitada na carreira. Como o processo apresenta algumas burocracias, é interessante contar com o apoio de um contador. 

Quer saber mais como regularizar seu trabalho? Confira nosso guia para ser PJ em TI! 

Ofereça a possibilidade do acesso remoto 

Contar com as melhores soluções e ferramentas faz parte do caminho para aumentar a lucratividade e o alcance do seu negócio – e isso inclui fazer bons investimentos. Nesse sentido, ter uma tecnologia de acesso remoto é uma verdadeira mão na roda para quem trabalha como suporte técnico em informática

A ferramenta, vale lembrar, permite que o profissional acesse um computador ou rede de maneira remota, isto é, sem precisar estar na presença da máquina. Se você trabalha na área, sabe que muitos clientes não podem renunciar a seus computadores por alguns dias, visto que dependem deles para trabalhar. 

Ao contar com acesso remoto, seu negócio evita justamente a perda de clientes devido a esse incômodo tão comum, ampliando suas possibilidades de trabalho. 

Invista em ações inteligentes de marketing 

Investir em boas estratégias de divulgação é essencial para todo tipo de empresa. Ainda que os negócios estejam correndo bem, o investimento em marketing é sempre valioso: isso porque você não apenas atinge novos clientes, como também se mantém na mente da audiência e fideliza os existentes

A boa notícia é que, com a ascensão do marketing digital, é possível planejar ações de grande alcance e baixo custo, o que inclui a atualização de redes sociais e a produção de conteúdo relevante para ajudar seu público (dicas sobre informática, tutoriais técnicos, compartilhamento de informações interessantes etc). 

O ideal, assim, é separar um valor específico do seu orçamento mensal para publicidade (incluindo anúncios online como GoogleAds e FacebookAds). Não deixe de investir na sua presença digital e caprichar na criação de um site para a sua empresa – vale muito a pena. 

Honre seus prazos 

Uma das reclamações mais recorrentes sobre serviços de suporte técnico em informática são os atrasos e os problemas com prazos. É importante destacar que honrar seus compromissos com seus clientes é um atestado do seu profissionalismo – e pode ser a diferença entre a existência ou não de uma boa propaganda boca a boca. 

Sabemos que determinados problemas operacionais nos computadores demandam mais tempo do que outros, sem falar no tempo necessário para fazer o orçamento, solicitar uma eventual peça, fazer os reparos e outras possíveis etapas. O mais importante, aqui, não é fazer tudo no menor tempo possível, mas ser absolutamente claro com o cliente sobre o prazo necessário. 

Ao ser honesto com a demanda de tempo necessária, busque ao máximo cumprir o prazo comunicado e, caso necessário, não hesite em avisar sobre possíveis atrasos. Transparência é chave! 

Leia Mais: Carreira de TI: 7 dicas de ouro para alavancar a sua 

Amplie seu portfólio 

A ampliação da sua carteira de clientes, da lucratividade e o próprio crescimento do seu negócio estão diretamente relacionados ao valor agregado que você oferece para seus clientes. Nesse sentido, é sempre interessante pensar em maneiras de diversificar seu portfólio e contar com mais opções de produtos e serviços. 

Consultoria em TI, assessoria em segurança da informação e comercialização de soluções eficientes são alguns dos possíveis caminhos. Hoje, os profissionais da área podem contar com parcerias vantajosas com outras empresas, principalmente no chamado modelo de revenda

Conheça as vantagens de ser um parceiro de revenda da Backup Garantido! 

Mantenha-se atualizado e faça networking 

Parece clichê, mas é verdadeiro: quem não investe na própria capacitação, não vai para a frente. Vale lembrar que o ramo de TI é extremamente dinâmico, contando com inovações frequentes. Ficar por dentro das principais tecnologias e atualizações é simplesmente imprescindível. 

Além de manter seu acompanhamento e seus estudos em dia, não deixe de trocar ideias com colegas da área, compartilhar suas dúvidas, conversar com seus clientes para coletar insights sobre constantes melhorias e frequentar eventos do segmento. 

O networking, de fato, é uma ação valiosa para travar novos contatos, divulgar seus serviços, abrir-se para novas parcerias e mesmo adquirir novos clientes. Fique de olho em congressos, feiras e palestras da sua região, além de investir em certificações e cursos especializadas para profissionais de TI. Esteja sempre preparado para lidar com o novo! 

Manter-se atualizado, vale acrescentar, também agrega diferenciais e traz vantagem competitiva para seu negócio. 

Aposte no “pós-venda”

Quando se trata do trabalho em suporte técnico em informática, a nomenclatura mais exata seria “pós-serviço”, mas o fato é que a aplicação da técnica do pós-venda é altamente eficaz para fidelizar seus clientes, melhorar sua reputação e criar novas oportunidades. 

Para recapitular, a técnica consiste em não abandonar o cliente após o serviço ou venda, prosseguindo com o contato de forma a fortalecer a imagem da marca e mostrar-se sempre disponível. 

Portanto, não se esqueça dos seus clientes a partir do momento em que o trabalho está finalizado – continue a cativá-los! O interessante, aqui, é colocar-se à disposição para solucionar problemas futuros e entrar em contato de tempos em tempos, fixando seu negócio  na mente do público. 

Canais como o WhatsApp e especialmente o e-mail são valiosos para o processo. Ao manifestar essa atenção no momento pós-serviço, as chances de que os clientes lembrem do seu trabalho em ocasiões futuras (e recomendem seus serviços para outras pessoas) são maximizadas.  

E então, o que achou das dicas? O que você tem feito para alavancar sua atuação como suporte técnico em informática? Comente para nos contar e aproveite para conferir nossas dicas para retenção de clientes na prestação de serviços de TI!

 

 

Créditos da imagem de destaque: rawpixel.com

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