Seja para iniciantes ou profissionais que já têm um bom tempo de estrada, a carreira de TI apresenta ótimas perspectivas, mas também desafios próprios. Trata-se, afinal, de um setor de constantes inovações, exigindo atualização e adaptabilidade constantes: Big Data, Cloud Computing, Inteligência Artificial e a crescente necessidade de automação por parte das empresas são apenas alguns exemplos de tendências recentes na área. 

Desenvolvedor, programador, suporte técnico, gestão, revenda: muitos são os possíveis segmentos de atuação. A boa notícia é que, mesmo diante da crise econômica, as carreiras de TI estão entre as menos afetadas – diversas áreas têm mais vagas do que profissionais. 

A epidemia de novos cybercrimes (como o ransomware), a demanda por mais investimentos em segurança da informação e a própria necessidade dos negócios cortarem custos e enxugarem processos exige o investimento em profissionais de tecnologia e sua expertise. 

A seguir, confira 7 dicas para alavancar sua carreira de TI e deslanchar no mercado! 

7 dicas valiosas para impulsionar sua carreira de TI 

1. Conheça as áreas que estão em alta e que tendem a crescer 

Não importa se você é novato no setor ou é um já é um profissional experiente que deseja mudar de área: conhecer as principais tendências em TI e as profissões que estão em alta é uma etapa importante para se manter em sintonia com o mercado. Confira: 

  • Especialista em segurança da informação;
  • Desenvolvedor de aplicativos móveis;
  • Desenvolvedor web;
  • Administrador de databases;
  • Suporte a equipes remotas;
  • Especialistas em implementação de automações;
  • Engenheiro de software;
  • Cientista de dados;
  • Analista de business intelligence;
  • Scrum master;
  • Especialista/Engenheiro de IA (Inteligência Artificial). 

2. Definindo objetivos: trace um plano de carreira de TI 

Quais são seus objetivos? Como você se vê, profissionalmente, daqui a 5 anos? Parece “fórmula batida” e óbvia, mas sem estruturar um plano de carreira de TI e estipular suas metas, você nunca chegará onde almeja. 

A estratégia é especialmente importante tendo em vista o mercado competitivo e inovador do setor. Defina metas de curto, médio e longo prazo (que podem incluir a inserção em um novo segmento, a realização de cursos de capacitação, ações para crescer na empresa em que você já atua, planos para empreender e conquistar seus próprios clientes, dentre outras). 

A definição da área também tem importância especial. É comum, no mercado de TI, que os profissionais se guiem por altos salários e não por suas aptidões e afinidades com determinada área. Isso é um erro! Investigue qual é a área na qual você mais se encaixa e se identifica, abrindo espaço explorar todo o seu potencial

Como já dissemos, o conhecimento das tendências e áreas mais em alta do mercado é importante, mas deve servir mais como um guia para que você se mantenha atualizado na sua área de atuação do que como uma referência fixa do caminho a seguir. 

3. Busque certificações e capacitação constante 

carreira de ti

A partir da definição dos seus objetivos, eis um fator primordial para alavancar toda carreira de TI: o investimento em capacitação constante. Quem não tem um diploma de graduação na área se beneficia ao considerar a possibilidade, tendo em vista que a faculdade fornece uma base ampla sobre as diferentes vertentes da TI e podem abrir novas portas para o profissional. 

Além de incrementar seu currículo diante dos recrutadores, as atualizações são essenciais para que você se mantenha a par das constantes inovações do segmento e fortaleça seu nome no mercado, aumentando o conhecimento técnico e sua autoridade profissional. 

Vale lembrar: dentre as certificações mais importantes para a carreira de TI, estão a Metodologia ITIL, PMP, Microsoft Certified, AWS e CISSP. A importância do conhecimento em segurança da informação, suporte técnico e administração de redes, dentre outras frentes, também merece ser destacada. 

É prestador de serviços em TI? Veja 4 grandes dicas de retenção de clientes! 

4. Corra atrás do inglês! 

Se, no mundo de hoje, o domínio do inglês abre portas em qualquer ramo de atuação, ele é especialmente valioso para a carreira de TI. Há empresas, inclusive, que preferem contratar um profissional fluente na língua e treiná-lo em alguma habilidade do que um candidato que oferece todas as habilidades técnicas, mas não fala o idioma. 

É interessante destacar, ainda, outras razões pelas quais o inglês é tão importante em TI: 

  • as chances de fazer um bom MBA, conquistar bolsas e intercâmbios no exterior é multiplicada;
  • diversificam-se as opções de empresas para atuar, no Brasil e em todo o mundo (há inclusive a chance de trabalhar remotamente do Brasil para uma empresa internacional);
  • com o conhecimento na língua, fica mais fácil entender códigos, infraestruturas e programar;
  • os materiais de mais qualidade para buscar conhecimento e atualização na área (artigos, livros, sites, periódicos) são publicados em inglês. 

5. Desenvolva suas soft skills 

Já ouviu falar nas “soft skills”? Trata-se, nada mais nada menos, das competências comportamentais e de personalidade do profissional. Em outras palavras, incluem boa comunicação, organização, habilidade para trabalhar em equipe, proatividade, capacidade para resolver problemas de forma inovadora, boa relação com colegas de trabalho e espírito de liderança. 

Nem só de capacidade e expertise técnica vive o profissional de TI! Quer você deseje conseguir bons cargos em grandes companhias ou empreender, habilidades como inteligência emocional e disponibilidade para aprender são fundamentais.   

6. Invista no networking 

A prática do networking (ou a arte de estabelecer bons contatos) é chave para qualquer etapa da carreira de TI, mas tem importância especial para quem está começando. 

Seja você um funcionário de empresa ou prestador autônomo de serviços em TI, a ação tem um papel decisivo para consolidar uma imagem de confiança e criar novas oportunidades de negócio (além de trazer indicações e potenciais clientes!). 

A participação em eventos, congressos e cursos da área são excelentes espaços para fazer networking, além de aproveitar o poder de alcance das redes sociais, criar conteúdo de qualidade e formar parcerias

Saiba Mais: Networking em TI: 5 dicas imperdíveis para profissionais da área 

7. É autônomo? Diversifique seus serviços e aumente a cartela de clientes 

Profissionais autônomos precisam promover ações constantes de aquisição, retenção e fidelização dos seus clientes. Nesse sentido, uma dica de ouro para alavancar sua carreira de TI é ampliar o leque de serviços e pensar em estratégias para agregar mais valor à sua oferta. Isso não apenas aumentará a satisfação do seu público, como também o posicionará de uma melhor forma diante da concorrência. 

Tenha as seguintes questões em mente: com base no que você oferece e no segmento em que você atua, quais são as necessidades do seu público? De que forma você pode ampliar o atendimento a essas necessidades e superar as expectativas, apoiando outros pontos de demanda dos seus clientes? 

No caso de prestadores de serviços que atuam com suporte técnico e revenda, por exemplo, abordagens interessantes a se considerar são a oferta de consultoria e a formação de parcerias para ampliar o alcance da revenda, como na oferta de soluções especializadas de backup de dados

Conheça o programa de parcerias de revenda de backup na nuvem da Backup Garantido, incremente seus serviços e aumente sua receita! 

Esperamos que as dicas acima sejam úteis para impulsionar o sucesso da sua carreira de TI! Conte conosco para acompanhar conteúdos relevantes sobre esse mercado. Gostou das informações? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência com a gente? Deixe seu comentário! 

Deixe um comentário

×