O alerta vem da gigante em tecnologia Acronis e de inúmeros especialistas da área: antes de atualizar o Windows 10 para a última versão, certifique-se de fazer um bom backup dos dados da empresa!

Não é a primeira vez que os usuários do Windows 10 atravessam problemas de atualização: há todo um histórico de panes de sistema e graves perdas de dados relacionadas à versão. Recentemente, uma nova crise aumentou as preocupações e levou a Microsoft a suspender o update.

Uma vez que a atualização é importante para as empresas (que precisam garantir a segurança e o bom funcionamento dos seus sistemas), o backup deve entrar como processo fundamental para evitar perder informações, tempo e dinheiro se a atualização do Windows 10 falhar. Continue a leitura para saber mais!

Afinal, qual é o problema da atualização do Windows 10?

Em outubro de 2018, a Microsoft estava liberando manualmente a atualização do Windows 10. Em janeiro de 2019, a empresa resolveu alterar sua estratégia, passando a disponibilizar o pacote de correções para download automático – tudo porque o update resultou numa falha que apagava arquivos dos computadores dos usuários.

De fato, a crise foi desencadeada quando um grupo  começou a notar que seus arquivos pessoais vinham desaparecendo espontaneamente de suas máquinas após a instalação da atualização. Anda em outubro, a Microsoft suspendeu o update.

Vale acrescentar que o propósito inicial da atualização era adicionar novos recursos e prevenir o vazamento de informações. O resultado, porém, foi o “sumiço” de músicas, arquivos de download e documentos valiosos.

Houve até mesmo casos nos quais os usuários relataram a danificação do seu hard drive (impedindo uma reversão para a versão antiga do Windows).

É claro que o acontecimento foi um verdadeiro susto para as empresas (que, em grande parte, fazem uso do sistema operacional do Windows). O que está em jogo, afinal, é a sua própria continuidade no mercado: após grandes episódios de perda de dados, 43% das companhias não conseguem se reerguer e 29% fecham as portas em dois anos.

Em termos financeiros, os danos podem ser catastróficos: falhas de sistema, esforços com a recuperação de dados e a paralisação das atividades do negócio custam muito caro.

De fato, para citar uma observação do artigo da Acronis, uma atualização da Microsoft que provoca perda de dados e interrompe atividades críticas do negócio pode gerar o mesmo impacto financeiro de um ataque cibernético.

O erro não é de hoje: o histórico complicado do Windows 10

Infelizmente, o episódio do ano passado não foi um acontecimento isolado. Vale destacar que se trata de um sistema operacional complexo e com um processo de desenvolvimento igualmente complicado, visto que precisa levar em conta sua compatibilidade com diversos fabricantes de hardware e desenvolvedores de apps de terceiros. Nesse sentido, em parte os problemas são justificáveis.

Por outro lado, a presença de bugs em códigos é um grande incômodo contínuo em se tratando do Windows 10 – o que ficou bem claro nesse último erro de atualização.

Porém, se você está pensando que evitar atualizar o Windows 10 é a melhor solução, está enganado: softwares desatualizados e atualizações adiadas são um caminho certeiro para expor o negócio a ataques hacker e à instabilidade do sistema.

Leia Mais: Malware: conheça os principais tipos dessa ameaça

O problema se agrava: o Windows 10 é incompatível com muitos dispositivos e softwares

Sua empresa conta com computadores antigos? Uma infraestrutura de TI com muitos anos de funcionamento (que é a realidade de muitas empresas com orçamento de TI limitado) é outro ponto de vulnerabilidade para as atualizações do Windows 10.

A esse ponto, vale lembrar que os updates do Windows não são compatíveis com todos os tipos de hardwares e softwares. A última versão do Windows 10 não é compatível com o processador Intel Clover Trail (2008), por exemplo.

Como dissemos, máquinas com 10 anos ou mais também podem render dor de cabeça (e muitas ligações para o suporte técnico) quando for identificado que o sistema operacional atualizado não funciona nas mesmas (assim como outros tipos de hardware).

Em última instância, esse é um problema bastante grave porque demanda muito esforço e tempo para a reversão do quadro. Em grande parte das vezes, o período de inatividade e interrupção dos processos da empresa traz sérias consequências para as empresas.

Se a atualização é problemática mas é perigoso não fazê-la, como as empresas devem proceder?

A resposta é: backup.

O backup bem-feito é a melhor solução para o problema da atualização do Windows 10. Os experts da área são unânimes ao afirmar que a primeira e mais importante ação antes de uma atualização do sistema operacional é fazer um backup completo de todo o sistema.

O chamado backup de imagem é capaz de capturar o sistema operacional atual como um todo, além de arquivos, softwares, apps e configurações pré-existentes. Trata-se de uma cópia que pode ser posteriormente restaurada, envolvendo a criação de um arquivo comprimido, compactado e criptografado.

Com essa opção disponível, a continuidade do sistema operacional e dos processos da empresa fica garantida, visto que seu negócio consegue reverter o sistema se a atualização do Windows falhar ou apagar dados importantes.

Portanto, se “ignorar” a atualização do Windows 10 pode ser perigoso, a saída é investir em backup para proteger a integridade do sistema e dos dados corporativos/de clientes, evitando um grande desastre financeiro e de imagem.

Leia Mais: Política de backup: conceito, importância e dicas de elaboração

Não se esqueça do backup!  

Imagine-se na pele desses usuários que perderam arquivos importantíssimos para a estratégia do negócio e/ou dados confidenciais dos clientes por conta de uma falha na atualização do Windows 10.

Além do grave problema da perda de dados, a inatividade dos processos é outro grande medo dos gestores. Independentemente do receio ou da falha provocada pelo erro de atualização, uma solução de backup é a melhor saída para proteger seu negócio de um update falho do Windows 10 – e qualquer outra adversidade.

teste-gratuito

Deixe um comentário

×