Com tantas notícias preocupantes sobre vazamentos de dados (vide o escândalo das Wikileaks) e segurança da informação ao redor do mundo, o tema da criptografia só tem crescido em interesse e importância.

Uma empresa que não investe na proteção dos dados corporativos está completamente vulnerável à violação, à ameaça e mesmo à perda total das informações cruciais que garantem o funcionamento do negócio (como banco de dados dos clientes, informações financeiras, dados estratégicos sigilosos etc.).

Nesse ponto, vale destacar que colocar os dados dos seus consumidores em risco pode causar danos irreparáveis à reputação da sua empresa, prejudicando seriamente a marca no mercado.

Nesse cenário, a tecnologia da criptografia pode ser uma verdadeira salva-vidas quando se trata da segurança (e do nome) de toda e qualquer organização. Acompanhe a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Afinal, o que é criptografia?

Para explicar de uma forma direta e bem acessível, podemos dizer que a criptografia é uma tecnologia criada para proteger uma informação, de forma que apenas o emissor e o receptor do dado consigam entendê-lo.

Em outras palavras, apenas as pessoas autorizadas conseguem ter acesso à informação.

É interessante notar que essa forma de proteção remonta ao Egito Antigo, tendo evoluído até atingir a sofisticação de hoje. No processo, é realizada uma codificação dos dados enviados pelo emissor – posteriormente, os dados serão decodificados somente pelo destinatário final, que possui a chave de acesso para completar a tarefa.

Como podemos perceber, a tecnologia visa impedir o acesso inapropriado a dados confidenciais e/ou de grande importância estratégica, evitando que a mensagem seja interceptada por terceiros.

Embora possa não parecer, a verdade é que a criptografia está muito presente no nosso dia a dia, seja na digitação de uma senha na máquina de cartão, ao navegar pela web ou enviar uma mensagem pelo Whatsapp.

Tipos de criptografia: criptografia assimétrica e simétrica

Existem dois tipos principais de criptografia, caracterizados de acordo com a chave utilizada para decodificação da mensagem: simétrica e assimétrica.

  • Criptografia Simétrica: neste caso, a chave de decodificação é a mesma utilizada tanto para criptografar quanto para decifrar a mensagem (denominada “chave secreta”). O lado crítico da questão, como podemos perceber, é a brecha na segurança: para garantir a confidencialidade da informação, é essencial que apenas o emissor e o receptor tenha conhecimento da chave. Se o dado for compartilhado com vários receptores, todos conhecerão a chave secreta e poderão alterar o arquivo, o que pode ser um agravante. Esta tecnologia é indicada para informações de menor importância estratégica nas empresas.

 

  • Criptografia Assimétrica: aqui, o processo envolve duas chaves diferentes, uma secreta e uma pública. As chaves se relacionam matematicamente, sendo que o conteúdo cifrado por uma das chaves só pode ser decifrado pela outra do mesmo par. A chave pública, como o próprio nome indica, pode ser conhecida por todos que recebem o dado, enquanto a privada fica restrita apenas ao titular da informação.

Como a criptografia funciona nas empresas?

Uma das principais formas de utilização da criptografia nos negócios está relacionada aos e-mails, que guardam uma grande quantidade de informações corporativas importantes – e muitas vezes confidenciais. Nesse sentido, a tecnologia atua para impedir que terceiros tenham acesso ao conteúdo, sejam eles cibercriminosos ou mesmo concorrentes.

Outras formas de aplicação envolvem proteger os dados que passam por data centers nas empresas, o que está diretamente relacionado ao armazenamento de informações e aos processos de backup, seja nos servidores ou na nuvem.

A criptografia também é empregada para proteger conexões e sessões na web, para blindar o acesso de hackers e terceiros aos sistemas da empresa, para criar chaves individuais de acesso à internet ou determinados conteúdos, dentre outros.

Por que essa tecnologia é tão importante para os negócios?

O uso de criptografia integra um conjunto de medidas importantes para garantir a segurança da informação nas organizações. Como vimos acima, essa tecnologia que “decifra conteúdos” impede que terceiros ou pessoas não-autorizadas acessem dados que estão em trânsito (em e-mails), arquivos de acesso indevido, dados de navegação, dados armazenados em nuvem e mais.

Nesse contexto, vale lembrar o quanto a reputação de uma empresa está atrelada aos seus dados. Estamos falando de todo um banco de informações que envolve arquivos financeiros, dados pessoais de clientes, estratégias corporativas, mensagens trocadas entre colaboradores e a diretoria, planos de negócios e muitos outros documentos de grande importância para o funcionamento e a própria estabilidade do negócio.

Quando falamos de ameaças externas, é preciso lembrar que nem todos os concorrentes “jogam limpo”, podendo se utilizar de meios ilícitos para acessar informações confidenciais. Para além desse risco, as ameaças virtuais também representam um perigo constante e cada vez mais invasivo no mundo corporativo, a exemplo do temido ataque ransomware.

Imagine lidar com o vazamento de dados do cartão de crédito de clientes? Ou o acesso indevido ao planejamento inovador da empresa para os próximos meses? Todos esses dados representam ativos valiosos que se tornam completamente vulneráveis sem a utilização de criptografia.

A confiança do cliente é sem dúvidas um dos pilares primordiais para guiar um negócio, e esse pacto está diretamente ligado à privacidade de informações-chave. Violar a segurança dos dados é comprometer, de forma irremediável, o nome da organização no mercado, arriscando sua própria sobrevivência.

Por fim, vale destacar que o uso de programas de criptografia, por si só, não proporciona segurança completa. Como mencionamos acima, trata-se de parte de um conjunto de ações em segurança da informação que atuam coletivamente para melhores resultados.

A criptografia é uma estratégia eficiente e necessária para proteger o conteúdo de pessoas não- autorizadas, mas as chaves ainda podem ser violadas, expondo o conteúdo a ataques hacker e outras inspeções ilegais. O uso de programas antivírus, o treinamento dos colaboradores para lidar com os dados no dia a dia, a atualização constante de softwares e a manutenção adequada da infraestrutura de TI são exemplos de atitudes igualmente fundamentais para aumentar a segurança dos dados nas empresas.  

É interessante notar, ainda, o papel da criptografia aliada a processos eficazes de backup, garantindo um armazenamento seguro dos dados e prevenindo as graves consequências de uma possível perda de arquivos importantes.

A segurança da informação é um processo complementar e construído a partir de diversas ações. Nesse cenário, é urgente que os negócios repensem a importância da proteção aos dados e parem de encará-la como um recurso adicional – trata-se, de fato, de uma verdadeira necessidade.

Você já utiliza a criptografia na sua empresa? Tem interesse em melhorar os processos de segurança dos dados no seu negócio? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas dúvidas e experiências no assunto!

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