Hoje, a alta complexidade e sofisticação dos ciberataques demandam muito mais do que as soluções mais básicas de segurança. Nesse contexto, embora não tenham perdido sua importância, os antivírus tradicionais não são suficientes para garantir proteção avançada ao ambiente de TI. A partir daí, o EDR (endpoint detection and response) se encaixa como uma excelente ferramenta para negócios e clientes. 

Vale lembrar, aqui, que endpoints ou pontos de extremidade nada mais são do que dispositivos finais que se conectam à rede da empresa, incluindo notebooks e desktops dos colaboradores, além de tablets e smartphones. 

Com isso em mente, as plataformas de EDR (detecção e resposta em endpoints, na tradução) protegem os equipamentos dos usuários finais de ameaças hacker, identificando comportamentos maliciosos

A seguir, saiba mais sobre a solução, suas funcionalidades e benefícios para a segurança de negócios de todos os portes!

EDR: o que é?

O EDR (endpoint detection and response) é uma ferramenta que monitora terminais (endpoints) e servidores para detectar malwares, vírus e outras ciberameaças – além disso, também é capaz de responder a esses agentes maliciosos, o que o diferencia dos antivírus comuns. 

Nesse sentido, a solução é capaz de agir imediatamente diante de falhas, ações hacker e outros erros operacionais. Esse diferencial ganha grande importância quando consideramos que os dispositivos dos usuários finais podem conter arquivos sensíveis e informações altamente críticas/estratégicas para os negócios. 

Considerado por muitos como “a nova geração de antivírus” e um grande avanço dos recursos de segurança, o EDR atua em cada ponto de conexão à rede corporativa, encarando todas as portas de acesso como um potencial alvo dos cibercriminosos. 

Como a tecnologia funciona? 

Primeiro, há a implantação de um único agente monitorador no endpoint, que vai atuar no rastreamento constante dos eventos da rede. Por sua vez, todos esses eventos são registrados em uma base de dados centralizada no formato de relatórios. 

A partir daí, os recursos do EDR analisam cada dado coletado para verificar possíveis brechas ou eventos suspeitos, sejam eles similares a incidentes que já ocorreram ou ameaças inéditas/inesperadas. 

Caso uma ameaça seja identificada, o EDR emite um alerta para o usuário final, acionando correções para impedir que o sistema sofra maiores consequências. Vale lembrar, ainda, que a solução conta com um console para gerenciamento, que centraliza e facilita toda a gestão dos endpoints

Confira também: Segurança de endpoint (endpoint security): por que investir?

Afinal, qual é a diferença entre o EDR e os antivírus tradicionais?

Em primeiro lugar, vale a pena recapitular a função dos antivírus: guardando o equipamento contra invasores, esta solução visa detectar os agentes maliciosos que buscam atacar os arquivos. Dessa forma, o recurso mantém bancos de dados cujo conteúdo é atualizado diversas vezes ao dia, garantindo que haja o reconhecimento de ameaças que possam invadir o dispositivo. 

A velocidade de evolução de novas variedades de malwares, no entanto, é assustadora: estima-se que 350.000 novas versões de códigos maliciosos sejam criadas diariamente. 

Nesse sentido, a necessidade de atualizações contínuas do antivírus acaba abrindo portas de acesso para possíveis infecções no computador

Por sua vez, o EDR aposta em múltiplas tecnologias de segurança para promover a proteção contra ataques que não seriam identificados pelos antivírus comuns, a exemplo de machine learning (permitindo que a ferramenta “aprenda” com os padrões de ataque) e inteligência artificial. 

Postura preventiva x reativa 

Em outras palavras, pode-se dizer que o grande diferencial do EDR é sua efetiva reação a possíveis ameaças, aplicando as medidas adequadas para neutralizar incidentes e evitar maiores impactos decorrentes de uma infecção no computador. Trata-se, portanto, de uma postura ativa e preventiva de segurança. 

Já o antivírus convencional, embora seja eficiente para reconhecer brechas e ameaças, não responde ao problema e não aciona medidas protetivas, mas somente reporta o incidente ao profissional responsável

Funcionalidades do EDR 

  • Detecção de ameaças avançadas no ambiente cibernético;
  • Correção de falhas antes que o erro aconteça;  
  • Monitoramento contínuo de endpoints, quer estejam online ou offline;
  • Armazenamento de eventos e incidentes de malwares no endpoint;
  • Capacidade de resposta em tempo real;
  • Unificação das informações dos endpoints;
  • Maior visibilidade do ambiente de TI;
  • Integração com outras soluções de segurança;
  • Uso de whitelists e blacklists

Na perspectiva de uma solução EDR, a prevenção é encarada como a melhor abordagem para assegurar uma proteção efetiva para os diversos sistemas e operações

Através do monitoramento contínuo e em tempo real, o gerenciamento dos endpoints se torna mais adaptável, dinâmico e confiável.

EDR: importância e vantagens

Pode-se dizer que as soluções de EDR oferecem uma segurança coerente com a complexidade do atual cenário de ciberataques e da própria infraestrutura de TI das empresas. 

De fato, seja para implementação interna ou para gerenciar os endpoints dos clientes no modelo MSP, a ferramenta garante um nível de proteção significativamente maior e mais abrangente do que os antivírus comuns

Quando consideramos que todo e qualquer ponto de entrada da rede corporativa pode ser uma via de acesso para a invasão dos hackers, o EDR entra em cena para blindar e controlar todos os terminais, protegendo-os inclusive das ameaças mais recentes e sofisticadas. 

É o caso, por exemplo, das APTs ou ameaças persistentes avançadas, que exploram brechas de segurança específicas para invadir a rede. 

Entre as principais vantagens do EDR, podemos citar: 

  • ampla visualização dos ambientes de TI, uma vez que o recurso permite gerenciar as estações de trabalho simultaneamente em um painel de controle, simplificando o gerenciamento; 
  • geração de alertas e relatórios;
  • suporte de diversos sistemas operacionais; 
  • detecção avançada, com a identificação de ameaças altamente sofisticadas;
  • resposta avançada, incluindo automação de resposta aos ataques e análise;
  • recursos anti-phishing e anti-malware;
  • integração com outras soluções de segurança, assegurando um controle mais eficaz das ferramentas de proteção. 

Sinônimo em nova geração de segurança, o EDR alia tecnologia avançada, simplificação da gestão e abrangência de proteção para todos os dispositivos finais do seu negócio e/ou dos seus clientes. 

Para aumentar o nível da sua segurança com ferramentas de referência no mercado em endpoint detection and response, saiba mais sobre as soluções de antivírus e ciberproteção com a garantia de qualidade Symantec, Acronis e Emsisoft!

Créditos da imagem de destaque: pikisuperstar

Deixe um comentário

×