Processo vital da TI, o monitoramento de rede garante o desempenho, a segurança e a acessibilidade da rede corporativa, que por sua vez é essencial para todas as rotinas de trabalho nos negócios. 

De fato, podemos dizer que a rede é o verdadeiro coração da infraestrutura de tecnologia, fornecendo o fluxo necessário de informações para que todas as operações da empresa possam funcionar como o esperado. 

Em outras palavras, uma rede corporativa pode ser definida como um conjunto de dispositivos conectados que “dialogam” entre si por um canal definido. Na prática, ela inclui dispositivos de roteamento, computadores, dispositivos móveis/de saída e elementos de gerenciamento. 

Mas afinal, o que é e por que o monitoramento dessa conexão é tão importante no dia a dia das organizações? Acompanhe a seguir e confira também nossas dicas de ferramentas para monitorar o processo com sucesso! 

Monitoramento de rede: entendendo o processo 

Como podemos perceber, a rede empresarial é de importância-chave para toda a dinâmica no negócio. A essa altura, entretanto, queremos destacar um ponto central: para que ela possa realmente prover todas as suas vantagens, é preciso lançar mão de uma gestão eficaz dos seus recursos

Nesse sentido, monitoramento de rede é o processo ou conjunto de ações que visam controlar todos os recursos da rede corporativa, garantindo seu desempenho, segurança e disponibilidade para todos os usuários. 

Dessa forma, trata-se de um procedimento que mensura, em tempo real e 24hs por dia, todos os recursos e atividades da rede da empresa. A partir desse acompanhamento próximo, é possível detectar anomalias e problemas de performance e disponibilidade. 

Na prática, é utilizado um software de monitoramento de rede eficaz para fazer o controle contínuo e prevenir erros ou interrupções no funcionamento das atividades. É interessante destacar, aqui, que a capacidade de prever e evitar incidentes é crucial para a área de TI, ressaltando as vantagens da abordagem preventiva e o gerenciamento proativo do setor

Qual a importância desse tipo de monitoramento? 

Garantir a disponibilidade da rede corporativa para os usuários, evitar interrupções nos processos de trabalho, prevenir ameaças ao funcionamento dos sistemas e processos… é bem provável que, ao chegar até aqui, você já tenha compreendido os benefícios e importância-chave de se manter um monitoramento eficiente.

Além dessas questões valiosas e mais óbvias para o bom funcionamento da empresa, o monitoramento da rede corporativa também é fundamental para que os negócios atinjam sua maturidade digital, suportando o crescimento das suas demandas online. 

Considerando as novas e rápidas necessidades do mundo digital, esse aspecto só cresce em relevância: se é preciso investir em aplicações inovadoras e infraestruturas tecnológicas para acompanhar as tendências do mercado, é igualmente necessário ter o controle adequado da rede empresarial para que o ambiente da TI se mantenha preparado para as mudanças. 

Vantagens de um bom monitoramento de rede

1. Redução de custos e investimentos acertados 

É isso mesmo: otimizar os recursos e fazer os investimentos certos está diretamente relacionado a um bom monitoramento de rede. 

Se o processo ocorre de forma eficaz, o time TI se torna apto a identificar os melhores momentos para a aquisição de novas tecnologias e equipamentos, além de trocas e atualizações. Dessa forma, a empresa consegue planejar e fazer investimentos inteligentes, evitando custos desnecessários e prejuízos. 

2. Performance dos sistemas 

Essa é certamente uma das vantagens de maior destaque de um bom processo de monitoramento. Ao controlar os recursos e atividades de maneira contínua, a equipe de TI pode assegurar o nível de qualidade e a performance de todas as rotinas de trabalho, incluindo o acesso a sistemas, o uso de softwares remotos e a troca de informações. 

Nesse cenário, a saúde do ambiente de TI é potencializada, o que resulta em um alto desempenho da rede corporativa e seus sistemas associados. Em consequência, a organização consegue atender às novas demandas do mercado e fortalecer sua vantagem competitiva. 

3. Aumento na produtividade 

Como vimos, monitorar rede garante que as operações da empresa continuem rodando sem percalços, evitando quaisquer paralisações e assegurando a disponibilidade dos sistemas e aplicações. 

Isso significa que o downtime e os períodos de ociosidade são drasticamente reduzidos, aumentando a produtividade da equipe. 

4. Dimensionamento dos recursos 

Sem o adequado dimensionamento, a rede corporativa pode se tornar sobrecarregada, o que interfere no acesso aos sistemas e dados da empresa. Além disso, a confiabilidade das transações fica comprometida. 

Ao lançar mão do monitoramento constante e efetivo, o setor de TI garante que os recursos de rede estejam bem dimensionados, evitando tais problemas. 

5. Mais previsibilidade 

Lembra que comentamos sobre a importância da postura preventiva e proativa em TI para evitar que problemas aconteçam? 

Esse é outro benefício valioso do monitoramento de rede: com o acompanhamento constante das atividades, é possível identificar e prever problemas antes que eles aconteçam e gerem potenciais e graves consequências. 

Tais problemas podem incluir pouco espaço de armazenamento, desatualização de equipamentos e sistemas e superaquecimento dos servidores, para citar alguns exemplos. 

Esse conhecimento é estratégico e permite que a TI consiga agir rapidamente, solucionando as questões antes que elas afetem e prejudiquem as atividades. 

6. Facilidade na correção de problemas 

Se ajuda a prevenir e solucionar potenciais problemas antes que aconteçam, o monitoramento adequado também faz com que a correção das falhas seja agilizada. 

Isso é possível porque as ferramentas do processo não apenas apontam problemas e fragilidades, como também mostram qual dispositivo pode estar provocando essas questões. Dessa maneira, a empresa ganha em economia de tempo e rapidez na resolução. 

4 boas ferramentas de monitoramento de rede 

  • Cacti: tendo a flexibilidade como seu maior diferencial, esse software administrativo para redes se adapta facilmente a diferentes necessidades. Além do monitoramento, o recurso coleta e exibe informações importantes sobre as atividades controladas via visualização em gráficos. 
  • Nagios: essa é uma ferramenta de código aberto ou open source, isto é: é permitido modificar, estudar e distribuir o sistema gratuitamente para qualquer pessoa e objetivo. Capaz de monitorar tantos serviços quanto hosts, o Nagios emite alertas quando há a detecção e a correção de problemas. 
  • Zabbix:  com grande desempenho relacionado à coleta de dados, este software de monitoramento de rede é escalável para grandes ambientes de TI e é um dos principais recursos do segmento. O Zabbix mensura a performance e a disponibilidade dos ativos da infraestrutura, gerando também métricas estratégicas para o negócio. 
  • Munin: de fácil uso e gráficos simples, trata-se de um recurso muito recomendado para empresas em crescimento. O Munin conta com um detalhado e abrangente sistema de alertas, além de identificar tendências e destacar problemas em aplicativos e dispositivos.  

E então, o que achou das dicas e informações? Esperamos que este conteúdo te ajude a proporcionar um ambiente de TI cada vez mais robusto, seguro e de alto desempenho. 

Agora que ampliou seus conhecimentos sobre monitoramento de rede, confira também 5 táticas para fazer investimentos em TI do jeito certo! 

Deixe um comentário

×