O crescimento do uso da tecnologia em nuvem popularizou o uso de ferramentas cloud entre pessoas físicas e empresas, principalmente quando falamos do Google Drive, do Dropbox e do iCloud. Mas será que essas são alternativas confiáveis?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que esses serviços de armazenamento em nuvem não são a mesma coisa que soluções de backup e não oferecem o mesmo nível de segurança para informações importantes e/ou confidenciais.

Quando o assunto são arquivos pessoais, essas ferramentas podem ser opções práticas e interessantes. Se falamos de dados de empresas, porém, é preciso lançar mão de sistemas mais sofisticados e estratégicos de segurança.

Google Drive, iCloud e Dropbox: desvendando as ferramentas

DropBox

O Dropbox é um serviço popular de armazenamento na nuvem, possibilitando que o usuário armazene arquivos em servidores remotos. A plataforma permite, ainda, o compartilhamento de arquivos via sincronização.

Google Drive

Muito utilizado como plataforma de trabalho, o Google Drive permite o armazenamento e a sincronização de arquivos digitais em nuvem em computadores, notebooks e também dispositivos móveis (incluindo smartphones Android). A exclusão de um arquivo, porém – seja de forma intencional ou por acidente – não permite sua recuperação.

iCloud

Solução desenvolvida pela Apple, o iCloud oferece a opção de armazenamento em nuvem para aparelhos da marca (o que inclui desktop, laptops e dispositivos móveis). O serviço, que abrange o iCloud Photos, permite que o usuário armazene documentos, fotos, vídeos e música, dentre outros, podendo sincronizar os dados entre dispositivos IOS.

Certo, mas por que essas ferramentas não são confiáveis para proteção de dados?

É importante ter em mente que serviços de armazenamento em nuvem não são a mesma coisa que uma solução de backup na nuvem (e não oferecem a mesma confiabilidade).

Na verdade, o Google Drive, o iCloud e o Dropbox têm como função principal sincronizar dados entre dispositivos, permitindo que arquivos digitais diversos possam ser compartilhados e acessados com facilidade – e são ótimas opções nesse quesito.

Vale lembrar que o Drive e o Dropbox, inclusive, não são divulgados como serviços de backup. Por sua vez, o iCloud é divulgado pela Apple como solução de backup, mas o mesmo só pode fazer backup de dispositivos móveis e de determinados dados do computador Mac.

Por parte dessas ferramentas, não há, de fato, a proteção de dados e sistemas caso haja exclusão ou perda de arquivos (tal como oferecido pelas soluções de backup). Elas também não oferecem segurança nas situações de equipamentos roubados ou perdidos, desastres ou qualquer tipo de acidente.  

Vale reforçar, ainda, que os serviços mais completos de backup atuais são capazes de realizar backup dos mais variados dados e dispositivos, seja para a nuvem ou para unidades e discos locais.

Os dados protegidos pelo backup também são os mais diversos, incluindo:

  • documentos;
  • vídeos;
  • fotos;
  • calendários;
  • contatos;
  • lembretes.

Ao contrário dos serviços de armazenamento em nuvem, soluções eficientes de backup também permitem fazer a restauração de um novo dispositivo em poucos minutos, tornando-o apto para uso.

A importância das Soluções de Backup para a proteção efetiva de dados (especialmente os corporativos)

Quando falamos de dados sigilosos, valiosos e de grande importância estratégica – em especial no caso das empresas, que dependem diretamente das suas informações para a continuidade dos processos – é extremamente necessário lançar mão de sistemas de proteção altamente eficientes.

Plataformas como o Drive o icloud e o Dropbox, nesse sentido, não fornecem a segurança necessária – é preciso uma solução mais robusta que garanta a acessibilidade dos dados nas mais variadas circunstâncias (incluindo exclusão acidental, perdas e ataques hacker).

Saiba Mais: 7 maneiras de como se proteger de um ataque hacker

Dentre as vantagens de um bom serviço de backup, podemos citar:

  • Proteção completa dos computadores: a segurança oferecida pela solução engloba sistemas operacionais, dados, aplicativos, histórico e preferências, dentre outros arquivos, permitindo a restauração completa de todo o conteúdo para outro computador;

 

  • Gerenciamento de computadores e demais dispositivos de um único local: essas soluções permitem centralizar o backup de diferentes aparelhos (incluindo computadores e smartphones) de um painel de controle único, facilitando o gerenciamento e permitindo a restauração de dispositivos a qualquer hora e lugar.

É fundamental lembrar, ainda, que o backup se dedica a realizar cópias de segurança dos dados e armazená-las em servidores remotos, baseados na nuvem. É esse mecanismo que garante que as informações possam ser recuperadas e acessadas em qualquer hipótese.

A perda de dados, principalmente no contexto das empresas, gera um impacto negativo de grandes dimensões, chegando a colocar a sobrevivência dos negócios em risco.

Nesse cenário, vale apontar que as situações de risco são variadas e cada vez mais frequentes e sofisticadas. Confira alguns dos principais contextos de vulnerabilidade:

  • Falha humana, em especial a exclusão acidental de documentos;
  • Ameaças cibernéticas, como o cryptojacking;
  • Roubo e perda de equipamentos (como pendrives, HDs, dentre outros);
  • Panes técnicas que atinjam a infraestrutura;
  • Quedas de energia, inundações e outros desastres naturais que afetem o perfeito funcionamento dos sistemas.

Ao usufruir de um bom serviço de backup, pessoas físicas e organizações garantem o acesso aos dados em qualquer cenário – de fato, trata-se de um investimento indispensável.

Backup Garantido: segurança em backup gerenciado para empresas

A Backup Garantido é uma empresa especializada em backup corporativo e sua gestão no contexto dos negócios, oferecendo a expertise e o acompanhamento especializado necessários para a qualidade do processo.

Contemplando qualquer dado, de qualquer fonte – e promovendo a recuperação de informações para qualquer sistema – os especialistas da Backup Garantido realizam o monitoramento detalhado de todas as atividades, dispensando altos investimentos em hardware.

Como vimos, ferramentas como o Google Drive, o iCloud e o Dropbox cumprem bem o seu propósito para sincronizar e compartilhar arquivos entre usuários e dispositivos, mas não estão isentas a erros e vulnerabilidades que possam acarretar a perda de dados.

Para promover a segurança efetiva de dados pessoais e empresariais, é essencial lançar mão de soluções especializadas e o devido gerenciamento do processo, assegurando a integridade do conteúdo e a aplicação de mecanismos de proteção adicionais, como a criptografia.

Esperamos que a leitura tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas. Entre em contato conosco para conversarmos sobre uma solução de backup que atenda a todas as suas necessidades!

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