Grande parte das empresas conhece a importância dos procedimentos de backup, que muitas vezes asseguram até a sobrevivência do negócio. Nem todos os gestores, porém, entendem que a tarefa demanda acompanhamento contínuo, mesmo no caso dos backups automáticos (que podem ser programados).

Quando o assunto é backup, de fato, um dos erros mais comuns é acreditar que basta programar as cópias de segurança e deixar que o sistema “se vire sozinho”.

Prossiga a leitura para tirar suas dúvidas e saber por que o processo precisa do monitoramento de um profissional qualificado!

Fazer backup não basta: a importância do monitoramento

Atualmente, as empresas contam com um patrimônio digital que é fundamental para as operações do seu dia a dia, além do cumprimento de obrigações legais. Planilhas, bases de contato, dados financeiros dos clientes, e-mails… tudo isso compõe o conteúdo digital indispensável para as tarefas cotidianas. Imagine só perder todas essas informações!

Aqui no blog, já falamos sobre casos assustadores de perda de dados corporativos. Um estudo da London Chamber of Commerce, inclusive, mostrou que 90% dos negócios que perdem todas as suas informações acabam fechando as portas em até dois anos.

Dada a seriedade da questão, estabelecer uma política eficiente de backup é imprescindível para empresas de todos os portes e segmentos, garantindo que os dados permaneçam disponíveis mesmo que ocorram contratempos. Exemplos de imprevistos que podem acarretar desastres são:

  • Exclusão acidental de algum arquivo importante;
  • Problemas técnicos e panes gerais em equipamentos;
  • Ataques hacker que violam ou bloqueiam os dados da empresa, como o ransomware e outros malwares.

Vale recapitular que a prática de backup faz cópias de segurança de dados importantes e as armazena em dispositivos ou servidores remotos, prevenindo problemas.  

Mesmo reconhecendo a importância do backup, é comum que muitos negócios realizem a operação de forma caseira, sem a expertise necessária. HDs externos, pendrives e até mesmo CDs ainda são utilizados para o procedimento, o que coloca a segurança da informação em sério risco.

Programas como o Google Drive e o Dropbox também são utilizados com frequência, mas a verdade é que essas não são plataformas adequadas para garantir a integridade de dados empresariais.

Hoje, o backup automático na nuvem é a opção mais indicada para os negócios, juntamente com outra opção de backup para aumentar a segurança (em geral um backup local). A opção na nuvem é escalável (o espaço de armazenamento adquirido é proporcional à sua necessidade) e os usuários podem usufruir de muita acessibilidade e proteção.

No entanto, vale lembrar mais uma vez, o acompanhamento de um profissional qualificado é essencial. A definição e o cumprimento de uma política de backup exige conhecimento estratégico e experiência, definindo a periodicidade ideal, a tecnologia empregada e a validação de acessos, dentre outros fatores.

Há, ainda, outro grande motivo que torna o monitoramento crucial: verificar se o backup está mesmo sendo executado corretamente.

É comum definir uma rotina de execução do backup, fazer a programação do mesmo e deixar que o processo ocorra automaticamente. Depois de meses, quando é preciso recuperar os arquivos, vem o problema: o gestor pode perceber que arquivos-chave não estavam incluídos na rotina ou que o backup não havia considerado todos os dados em determinado mês, por exemplo.

É aí que o monitoramento entra em cena, realizando validações e testes contínuos para verificar os dados que estão sendo armazenados.

Essa rotina de testes, tão importante quanto o procedimento de backup em si, irá garantir que não haverá problema no momento de restaurar as informações.

O acompanhamento de backup deve investir na análise diária de relatórios (permitindo identificar problemas imediatamente), além de fazer a documentação de tudo aquilo que é salvo e de como recuperar os dados em casos de erros ou desastres.   

Nesse sentido, o monitoramento de backup atua no sentido de minimizar as falhas do processo a quase zero, permitindo também detectar erros que possam comprometer a eficácia da estratégia.

Minha empresa não tem os recursos necessários para acompanhar o backup. O que fazer?

É comum que muitas empresas (especialmente a de pequeno e médio porte) não tenham recursos ou expertise em seu setor de TI para realmente investir em um monitoramento eficiente do backup.

Nesses casos, considerando que o procedimento de backup é indispensável para a segurança da informação de toda organização, o ideal é investir no outsourcing, terceirizando o serviço para ter o apoio de profissionais especializados na execução e no monitoramento.

Esse serviço é conhecido como backup gerenciado.

Em sua rotina, o profissional qualificado fará o gerenciamento e a manutenção do armazenamento dos dados na nuvem, assegurando que o procedimento está cumprindo os objetivos do negócio e as definições da política de backup (como periodicidade, documentos importantes que devem ser armazenados, equipamentos aplicados no processo etc.).

Caso seu negócio não tenha o know-how necessário para definir as práticas de segurança e definir a política de backup, o profissional responsável pelo backup gerenciado também poderá prestar consultoria, estabelecendo a melhor estratégia de acordo com as necessidades de cada empresa e oferecendo um apoio personalizado.

Como funciona?

Em geral, o backup gerenciado é um serviço pago mensalmente, que não exige o investimento em hardware. A empresa ou profissional contratado fará uso de um software para copiar os arquivos, uma plataforma de armazenamento local ou na nuvem e também um trabalho cuidadoso de gerenciamento.

Na Backup Garantido, nosso serviço de backup gerenciado envolve o suporte de ferramentas consagradas no mercado – Acronis, Arcserve e Mozy.

Análise de processos, rotinas de testes e comunicação constante com o setor de TI da empresa são etapas que incluem o monitoração. Os clientes, assim, podem acompanhar o trabalho realizado através de relatórios diários.

Além de aumentar a produtividade do time de TI (já que o trabalho de backup fica nas mãos de especialistas), a opção pelo backup gerenciado permite que gestores e colaboradores se foquem nas atividades relacionadas ao carro-chefe da empresa, trabalhando diretamente para o seu crescimento.

Negligenciar a segurança da informação é colocar a estabilidade (e a sobrevivência) do negócio em risco! Invista em procedimentos eficientes (e devidamente monitorados) de backup e considere também a opção do backup gerenciado!

teste-gratuito

Deixe um comentário

×