Uma das características mais marcantes dos nossos tempos cibernéticos é que os documentos e arquivos de papel foram praticamente substituídos pelos dados digitais.

Armazenadas em smartphones, laptops, e-mail, HDs externos ou na nuvem, as informações vão deixando de ser palpáveis para se tornar clicáveis.

Embora represente economia de papel, tempo (que não é perdido ao se tentar buscar arquivos em prateleiras empoeiradas…) e também dinheiro, a digitalização das nossas informações tem um problema potencial: a temida perda de dados.

Nesse sentido, se perder arquivos pessoais que não podem ser recuperados (como fotos e mensagens) já pode ser uma grande catástrofe, o quadro se torna ainda mais desastroso quando falamos de uma possível perda ou vazamento de dados (confidenciais ou valiosos) das empresas.

Para resguardar a integridade e a proteção aos dados, é preciso lançar mão de ações inteligentes de segurança da informação – dentre elas, está o backup automático.

O que é e como funciona o backup automático?

Vital para a proteção de dados, sejam pessoais ou corporativos, a prática de backup tem como principal objetivo garantir a segurança das informações armazenadas (documentos, fotos, arquivos gerais), permitindo que elas possam ser resgatadas caso imprevistos e desastres aconteçam.

Para cumprir essa meta, o backup é o processo de criar e armazenar cópias de segurança dos dados em um servidor. Assim, mesmo que os arquivos originais não estejam disponíveis, será possível acessá-los.

Vale lembrar que o backup é focado em informações ativas – principalmente os dados que estão em constante transformação. Justamente por isso, é um processo periódico, que deve ser realizado em uma frequência determinada.

Saiba Mais: 7 erros comuns no backup de dados e como evitá-los

Backup Automático x Backup Manual

Ok, agora você conhece a definição de backup com mais objetividade. Mas e o backup automático?

Atualmente, mesmo com os grandes avanços das ferramentas de segurança da informação, a verdade é que muitas empresas (em especial as de menor porte, que não têm muitos recursos) ainda fazem cópias manuais dos seus arquivos.

Esse trabalho, além de demandar grande tempo e esforço das equipes, também não é nada eficiente, porque fica muito sujeito à falha humana.

Certo, mas como funciona o processo automatizado?

Em contrapartida, o backup automático é atualmente a maneira mais segura e sofisticada de cópia e armazenamento dos dados, baseando-se em cloud computing ou computação na nuvem. Em outras palavras, as cópias de segurança são salvas em servidores hospedados na nuvem.

No backup automático, o envio dos dados para esses servidores cloud acontece em tempo real e permite a sincronização das informações, desde que os dispositivos utilizados estejam conectados à internet.

A tecnologia de criptografia também é empregada para manter a privacidade dos dados e  protegê-los contra ataques virtuais.

Além disso, essa modalidade de backup pode ser devidamente planejada e programada a qualquer hora e lugar, assegurando a frequência e a eficácia das cópias de segurança. Ainda assim, é essencial que um profissional especializado monitore o processo nas empresas!  

Saiba Mais: Por que o backup corporativo precisa de monitoramento constante?  

Backup automático para as empresas: importância e benefícios

backup-automatico-2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crimes cibernéticos, falha humana por parte dos funcionários, pane nos servidores/equipamentos e até catástrofes naturais são razões para colocar os dados armazenados a perder.

Confiar apenas nos dispositivos físicos, como vimos, é uma estratégia arcaica e pouco confiável: as máquinas, afinal de contas, estão vulneráveis a problemas técnicos, quedas elétricas e outros.

O processo automático e o armazenamento na nuvem, nesse sentido, saem muito na frente em termos de praticidade e segurança. A empresa, inclusive, ganha cobertura caso haja pane na rede ou na infraestrutura de TI: nesse caso, as atividades rotineiras não precisam ser são interrompidas, porque o banco de dados atualizado da companhia continua disponível através das cópias de segurança.

Outra grande vantagem do backup automático armazenado na nuvem é que os dados não ficam disponíveis em um único local (nos servidores físicos). Como estão no ambiente cloud, as cópias de segurança podem ser acessadas pelos computadores dos colaboradores e até mesmo por tablets e smartphones, se essa possibilidade estiver alinhada com a política de segurança da informação da empresa.

Acessar os dados da empresa via dispositivos físicos se torna ainda mais vantajoso quando consideramos que o trabalho remoto está cada vez mais popular, não é mesmo?

Diferenciais do Backup Automático

  • O processo é realizado em tempo real e a transferência automática de arquivos se dá em alta velocidade (com tecnologias como Acronis e Mozy);

 

  • Ótimo custo-benefício. Os custos são menores do que os exigidos pelo backup manual, que é realizado em dispositivos físicos;

 

  • Alta dose de segurança no processo. Além do uso de criptografia, o backup automático também está isento de falhas humanas;

 

  • Um outro benefício da nuvem que vale ser mencionado é a sua capacidade ilimitada de armazenamento – o espaço disponível é totalmente escalável e adaptável às necessidades de cada negócio (e o mesmo vale para arquivos pessoais);

 

  • Acessibilidade também é palavra-chave do backup automático: como vimos, os dados podem ser acessados a qualquer hora e lugar pelos usuários que possuem permissão;

 

  • O gerenciamento do backup automático também pode ser realizado de maneira facilitada e remota. Há também a notificação de gestores e usuários caso haja erro no processo. Ao contratar um serviço de backup gerenciado, as empresas também economizam custos e recursos internos, deixando o trabalho nas mãos de especialistas.

 

Além de popular em dispositivos móveis e aplicativos (como o WhatsApp), o processo de backup automático se torna cada vez mais indispensável para negócios de todas os portes e áreas de atuação. A era digital em que vivemos exige soluções de segurança e proteção de dados – e isso já vem se refletindo em novas legislações e  preocupações ao redor do mundo.

O processo, afinal de contas, mantém os dados corporativos sempre atualizados e disponíveis, mesmo em caso de desastres e imprevistos. Investir na prática segura de backup é, em última instância, investir na estabilidade, na reputação e na sobrevivência do negócio.

E então, esclareceu suas dúvidas sobre backup automático? Compartilhe suas perguntas e experiências com a gente nos comentários!

teste-gratuito

Deixe um comentário

×