Aqui no BackupGarantido, nós já mostramos as vantagens em fazer um backup regular de seus arquivos. Salvo uma boa política de segurança da informação da empresa, é um modo prático e fácil de manter seus dados importantes armazenados em um espaço seguro e longe de ameaças virtuais.

Recuperar os dados após uma falha no hardware ou software é praticamente impossível, e, por isso, ter uma cópia preliminar dos arquivos é tão importante, pois pode comprometer o serviço da sua empresa durante o período de normalização de um problema detectado no sistema, por exemplo. E para cada necessidade, há um tipo de backup específico.

Nest post, vamos definir quais são os tipos de backup mais utilizados para te ajudar a descobrir qual deles melhor se aplica às suas necessidades!

Afinal, quais os tipos de backup?

1 – Completo (Full)

É uma cópia de tudo que há no sistema para um outro diretório. Aqui todos os arquivos são atualizados, incluindo os modificados recentemente, resguardados numa mesma mídia. Por isso é necessário um espaço de armazenamento suficiente que comporte todas essas atualizações. Devido ao longo processo de reparação, esse backup é executado periodicamente, e é feito em conjunto com os backups incremental/diferencial.

2 – Incremental

Este método faz a cópia apenas dos arquivos modificados de acordo com o último processo de restauração. A vantagem deste backup é que uma menor quantidade de dados será copiada (dados salvos em tempo real) sendo, portanto, mais rápido de concluir. Geralmente é feito após o backup completo (full) e é recomendado principalmente para empresas que lidam com um grande volume de dados.

O backup Incremental tem o tempo de conclusão mais curto comparado aos demais, e não necessita de um grande espaço de armazenamento.

Há também o backup Incremental Progressivo (“Para Sempre”), cuja recuperação ocorre de maneira automatizada. Significa dizer que, durante o processo, você não precisa saber quais conjuntos de backup necessitarão de recuperação.

3 – Diferencial

Semelhante ao backup incremental, esse formato copia todos os dados criados e alterados tendo por base o último backup realizado (completo ou full). Necessita de um espaço de armazenamento maior do que o incremental, porém, tem a recuperação mais rápida já que precisa apenas da atualização mais recente dos arquivos, e não de todos os backups feitos anteriormente.

Como armazenar seu backup

Além de conhecer os principais tipos de backup, é importante também entender como armazená-los. O mercado hoje conta com diversas formas para fazer isso. Abaixo, vamos listar as duas principais e explorar as vantagens de cada uma.

Doméstico

O mais popular entre os usuários, esse sistema de armazenamento consiste em copiar os arquivos para um dispositivo externo, como CDs, HD externo e pen drives. É recomendado, principalmente, para a disposição de arquivos mais simples do dia a dia, como fotos, vídeos e documentos.

Apesar de ser mais rápido e fácil de adquirir, é mais suscetível a danos e extravios, além de ser inviável recuperá-lo após um dano.

Nuvem

É o método mais indicado atualmente devido a mobilidade e o baixo custo na aquisição e manutenção: você terá acesso a todos os seus arquivos onde estiver através de um dispositivo conectado à internet, bem como a facilidade em manuseá-lo e compartilhar com outros usuários, além de impedir sua exposição à qualquer tipo de dano externo.

A solução em nuvem é ideal para empresas de qualquer porte que possuem uma equipe de TI mais enxuta responsável pela segurança da informação, ou então desejam terceirizar o serviço. Os arquivos dispostos na nuvem irão otimizar o trabalho dos colaboradores da empresa devido à facilidade em acessar e compartilhar qualquer dado necessário.

Backup Gerenciado

Mas ter um serviço de backup na nuvem, em geral, demanda trabalho. É preciso determinar uma política de segurança, criar um gerenciamento diário da operação, além de contar com a garantia que seus dados não serão perdidos ou não ficarão corrompidos.

É neste contexto que vem o backup gerenciado. Nele, uma empresa fica responsável por tomar conta da segurança dos seus dados, enquanto você toma conta do seu negócio. É a garantia de ter dados seguros e se proteger contra eventuais ataques.

Mas, ao contratar um serviço de backup gerenciado, procure saber quais métodos de segurança são utilizados pelo servidor, bem como o suporte, e garanta a proteção segura de todos os seus arquivos.

Uma coisa é certa: fazer um backup periódico de seus arquivos é algo imprescindível. Independente do método escolhido, com os seus dados salvos antecipadamente, caso surja algum transtorno, suas informações estarão disponíveis quando e onde você quiser.

Ficou animado? Então clique aqui e faça agora mesmo o teste gratuito de 15 dias e veja como é fácil e rápido adquirir um serviço efetivo de segurança para seus arquivos!

Deixe um comentário

×