No mundo digital de hoje, manter uma proteção integral dos dados é uma missão crítica. Atualmente, os usuários estão cada vez mais cientes de que o backup tradicional não consegue abarcar todos os desafios e ameaças que se apresentam. 

Na prática, o que se percebe é uma necessidade de um conceito moderno de ciber proteção – ou seja, uma abordagem mais completa e multicamadas que protege todos os ambientes, sistemas e informações nas empresas

Enquanto muito se fala sobre ciber proteção para manter a gestão e a operação dos softwares em funcionamento, ela também pode – e deve – envolver a gestão do hardware ou da infraestrutura que armazena as valiosas informações do seu negócio.

Em outras palavras: é preciso ficar de olho nos seus drives de disco (disk drives). Se o seu drive falha, qualquer dado que ele armazena pode ser perdido para sempre. 

Todos os discos rígidos vão falhar em algum ponto. Isso é particularmente verdade para os hard disk drives tradicionais ou HDs, mas também vale para os novos dispositivos que usam memória flash (SSD). 

De fato, diversos fatores podem desencadear erros em dispositivos de armazenamento de dados. Para garantir ciber proteção completa, é crucial assegurar a estabilidade e a confiabilidade do seu drive.

Falhas de disco muitas vezes são inesperadas 

As falhas de drives de disco tendem a bloquear o acesso a alguns dos dados armazenados – e frequentemente não existe uma forma barata ou fácil de recuperar essas informações. Quando falamos de pessoas físicas, o problema geralmente é resolvido com o uso de uma solução de backup, que permite que os usuários restaurem seus dados. 

Por outro lado, quando falamos de administrar um negócio, a questão da falha de disco é bem mais grave. Um disco rígido comprometido significa tempo ocioso ou de inatividade – com todo o prejuízo financeiro e de produtividade que isso traz

No melhor dos cenários, o backup dos dados foi realizado e a única perda da empresa é a do tempo exigido para organizar o sistema em um novo drive. Até isso, porém, causa atrasos não previstos e a necessidade de repriorizar os recursos de TI. Para os provedores de serviços gerenciados, por sua vez, uma situação de falha de disco muitas vezes se transforma em uma dor de cabeça real, uma vez que um técnico pode precisar visitar o cliente. 

Além do acesso às informações, outro tópico importante está relacionado à segurança dos dados: se um drive falha antes que o próximo backup programado seja finalizado, todo o trabalho realizado a partir desse ponto pode ser perdido. 

A depender da configuração de backup, essa perda pode significar desde horas até vários dias de trabalho. 

Leia Mais: 6 maneiras como seu negócio pode perder dados valiosos 

Prevendo falhas de drive com o uso de Inteligência Artificial (AI)

Como uma companhia inovadora de tecnologia, a Acronis vem investindo em diversas tecnologias baseadas em inteligência artificial e machine learning.  Grande parte dos desenvolvedores da empresa estão focados em previsões de segurança e, em consequência, o uso de drives de disco como mídia de armazenamento estava entre o interesse dos profissionais. 

Nesse cenário, o principal objetivo era reduzir o tempo de inatividade causado por falhas em dispositivos de armazenamento nas empresas. Para isso, a ideia era oferecer um jeito fácil e automatizado tanto para prever tais falhas quanto para se recuperar rapidamente das mesmas

Diante dessas demandas, a Acronis conseguiu atingir seus objetivos ao desenvolver o Acronis Disk Health Service, que prevê as falhas de disco e alerta o administrador, sugerindo diversas ações para reduzir o tempo estimado de inatividade. 

O Acronis Disk Health Service é um serviço baseado em nuvem que opera nos data centers da Acronis ao redor do mundo. Ao usar recursos de machine learning, a solução processa um grande volume de parâmetros relativos a drives de disco, construindo um modelo que pode prever quando um drive irá falhar – tudo com um alto grau de precisão

Vale apontar que a principal fonte de dados no processo vem dos relatórios S.M.A.R.T. do próprio drive de disco, com muitos parâmetros coletados e analisados em intervalos programados. 

Leia Mais: As falhas de segurança da informação mais comuns nas empresas (e como resolvê-las)

Há, ainda, diversos eventos no sistema operacional do Windows relacionados à performance de discos rígidos que são analisados, incluindo os bloqueios reportados, demoras ou impedimentos no acesso ao disco, corrupção nos sistemas de arquivos etc. 

Os discos também são ativamente monitorados acerca da distribuição de latência, oferecendo mais informações para o processamento da AI. Esse monitoramento não sobrecarrega ou interfere no uso dos computadores, já que os agentes da Acronis estão preparados para atuar em operações que acontecem com os softwares em funcionamento.

Nesse contexto, os administradores envolvidos poderão ter aproximadamente a seguinte visão: 

Fonte: Acronis Blog

A cor de cada bloco corresponde ao estado médio atual dos discos instalados nos computadores de um cliente específico. Cada “quadro” do cliente pode ser expandido para a visualização do status de saúde de cada disco: 

Acronis Blog

Os clientes podem visualizar as estatísticas de saúde cumulativas dos seus discos. Ainda mais importante, eles conseguem realizar diversas operações de backup e outras tarefas diretamente da “interface de gerenciamento” – o que minimiza os efeitos das falhas de disco e reduz o tempo de inatividade (ou seja, de interrupção das rotinas de trabalho)

Leia Mais: Política de retenção de dados: confira as melhores práticas

Potencializando ainda mais a segurança dos dados 

O uso de modelos bem otimizados e devidamente treinados de machine learning pode ampliar, de forma considerável, a segurança de dados armazenados em drives de disco, independentemente das suas características. 

Testes internos da Acronis revelaram que o modelo de previsão de saúde de disco da organização é correto e preciso em mais de 98% das vezes.  

Em última análise, a implementação desse serviço permitirá que as empresas que usam produtos compatíveis da Acronis consigam: 

  • Reduzir o tempo de inatividade/interrupção das atividades e seus prejuízos; 
  • Diminuir a perda de dados valiosos;
  • Planejar o tempo dos administradores/especialistas técnicos com mais eficácia. 

Na mesma lógica, os provedores de serviços que utilizam a plataforma Acronis Cyber Cloud poderão reduzir seus custos envolvidos no suporte a clientes. 

Atualmente, a Acronis conta com 18 data centers em operação ao redor do globo, com 5.000 PT em dados armazenados de clientes e 20.000 novos drives sob supervisão a cada mês. 

A Acronis é parceira da Backup Garantido. Para conhecer as melhores soluções de cyber segurança para sua empresa, clique aqui! 

FONTE: Acronis Blog

Deixe um comentário

×