Você já ouviu falar no termo inglês backup as a service (BaaS)?

Se os backups corporativos são fundamentais para a segurança de dados estratégicos – protegendo-os contra panes de equipamento, ameaças hacker e outros riscos -, muitas vezes também são sinônimos de altos custos com servidores e contratação de mão de obra especializada.

Justamente para ampliar o acesso a um backup seguro e de alta tecnologia para os negócios (em especial os de pequeno e médio porte, que não contam com a expertise e a infraestrutura necessárias), o backup as a service ou backup como serviço entra em cena como uma ação inteligente para garantir a segurança dos dados – sem exigir grandes investimentos internos.

A seguir, saiba mais sobre essa modalidade de backup e sua grande importância para os negócios!

O que é e como funciona o Backup as a Service (BaaS)?

O backup as a service ou backup como serviço é uma alternativa ao procedimentos tradicionais de backup.

Ao invés da criação e da manutenção de backups in loco nas empresas, a nova modalidade permite a contratação do backup por empresas especializadas como serviço – via outsourcing ou terceirização.

Nesse sentido, o BaaS é oferecido por profissionais com expertise em serviços na nuvem, que também ficam a cargo de toda a parte de hardwares e softwares necessários para o armazenamento e a segurança do procedimento.

O gerenciamento, por sua vez, também é de responsabilidade da empresa contratada, que define o escopo estratégico para o backup (periodicidade, tecnologia empregada, validação dos acessos, dentre outros) e – o mais importante –  verifica se o backup está sendo executado corretamente através de testes contínuos para identificar os dados armazenados.

Até aqui, dá para ver por que o backup nas empresas exige ferramentas e conhecimento técnico específicos, certo?

Diante da importância do procedimento (que afinal, garante a disponibilidade dos dados e o andamento do trabalho nas empresas em qualquer circunstância), o BaaS assegura a realização de um backup de alto nível de forma simplificada e sem grandes custos.

Saiba Mais: Por que o backup corporativo precisa de monitoramento constante?

Por que investir no Backup as a Service (BaaS)?

Backup de qualidade para todos os portes de empresas

O BaaS é a opção ideal para as empresas que se veem limitadas para fazer backups locais (seja por falta de equipe capacitada, falta de estrutura física ou falta de conhecimento para garantir uma real segurança da informação). Além disso, é um ótimo caminho para os negócios que não querem investir em uma sofisticada infraestrutura de TI apenas para a gestão de backup.

Praticidade

A praticidade oferecida pelo backup as a service também é uma grande vantagem da solução. Aqui, o fornecedor é responsável por cuidar de tudo, desde o deslocamento manual de dados para fora do perímetro da empresa até a verificação da integridade dos dados.

Eficiência

A eficiência, por sua vez, fica assegurada, visto que as empresas fornecedoras são especializadas no nicho e, como mencionamos, têm conhecimento técnico para lançar mão de precauções extras, incluindo relatórios de dados, backups fora do horário de expediente e testes periódicos de eficácia.

Economia

O quesito financeiro também é um grande ponto positivo da modalidade BaaS. De forma geral, esses serviços são cobrados via mensalidade, tornando-os acessíveis mesmo para pequenas empresas e startups.

Vale acrescentar que, além de eliminar despesas com maquinário e mão de obra, o backup como serviço também acaba com surpresas desagradáveis no orçamento devido a falhas humanas no monitoramento ou na operação dos equipamentos. Tais erros são comuns em negócios que realizam backup sem o devido nível de especialização.

Rápida recuperação de dados

Quando o assunto é a segurança da informação, o risco mais catastrófico ao qual os negócios estão expostos é a perda definitiva de dados. Em determinados casos, essa situação compromete não apenas a estabilidade da empresa, mas sua própria sobrevivência no mercado.

Nesse cenário, o backup as a service, trazendo toda a expertise de profissionais habilitados no gerenciamento, é capaz de promover uma fácil e rápida recuperação de arquivos, reduzindo os riscos de prejuízo e garantindo que o negócio continue a rodar seus processos normalmente.

Como os backups na nuvem armazenam não somente a última versão dos arquivos, mas também as diferentes versões criadas ao longo do tempo, o gestor – juntamente com o fornecedor – pode escolher qual delas deseja recuperar.

Armazenamento cloud sob demanda

Outra grande vantagem do BaaS e sua operação em nuvem é o armazenamento sob demanda, que oferece flexibilidade para o volume de dados a ser armazenado pelas empresas.

O armazenamento em nuvem oferecido pelo BaaS, com capacidade ilimitada, se adapta ao crescimento da quantidade de dados e de backups dos negócios, que pagam apenas pelo espaço utilizado.

Essa adaptabilidade é particularmente vantajosa para as organizações que trabalham com Big Data – e portanto lidam com um crescimento exponencial das informações.

Diferente do armazenamento local, que fica limitado ao número de dados que o disco rígido consegue suportar (e exige a compra de mais equipamentos e custos de manutenção), o armazenamento cloud do BaaS oferece toda a escalabilidade necessária a custos reduzidos.

Mais foco estratégico para o setor de TI

Uma das maiores dificuldades de profissionais do setor de TI é conciliar o trabalho diário com tarefas repetitivas e o foco estratégico para trazer inovação para o negócio.  

O backup e seu monitoramento, nesse sentido, se encaixam como uma tarefa de rotina – quanto mais atividades do gênero forem terceirizadas para especialistas habilitados, mais tempo e disponibilidade o setor de TI terá para trabalhar em ações que alavanquem a empresa.

Com a contratação do backup as a service, as empresas têm a tranquilidade de saber que seus dados estratégicos (e os dados valiosos dos seus clientes) estão sendo devidamente monitorados, copiados e armazenados em segurança.

A Backup Garantido, com o apoio de softwares de ponta do mercado, oferece planos de BaaS e backup gerenciado para que você deixe a segurança dos dados nas mãos de quem entende – e possa focar no crescimento da sua empresa.

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre suas necessidades de backup as a service!

teste-gratuito

 

Deixe um comentário

×