Apesar da maior confiabilidade e crescente aplicação do backup na nuvem (cloud backup) em relação a outros tipos de backup, a verdade é: qualquer sistema pode falhar. Nesse cenário, investir no procedimento de copiar os dados para diferentes locações (incluindo o backup em servidores) e potencializar a segurança é o mais recomendado. 

Já abordamos, aqui no blog, que os dados criados em aplicações SaaS nas empresas – como é o caso do uso de programas como o Office 365 e a plataforma de CRM Salesforce -, têm tido um papel cada mais relevante nas organizações e estão, sim, muito vulneráveis a falhas. Se as informações desses programas forem acidentalmente deletadas ou perdidas, as próprias empresas deverão se responsabilizar pelo problema.

As vendedoras de SaaS, de fato, ou não preveem a restauração desses dados no contrato ou cobram altas taxas pelo serviço. Nesse cenário, muitos negócios estão se voltando para uma nova tendência em segurança: o backup cloud-to-cloud

O que é Backup cloud-to-cloud (C2C Backup)? 

Como o própria expressão em inglês infere, o backup cloud-to-cloud (na tradução, “nuvem para nuvem”) ou C2C backup é a prática de copiar os dados armazenados em um serviço de backup na nuvem – comumente chamado de software as a service ou SaaS – para outra nuvem

Vale lembrar que, como os programas SaaS só tem crescido em popularidade entre as empresas, o mesmo tem acontecido com o backup cloud-to-cloud, tendo em vista que esta modalidade fornece uma proteção que vai além daquela oferecida pelas próprias aplicações SaaS

Um mito importante a ser quebrado sobre programas como os citados Office 365 e Salesforce é que os dados estariam seguros com os backups na nuvem embutidos nos próprios serviços. Na verdade, esse backup oferecido é superficial e voltado para os interesses das próprias vendedoras de SaaS – e não para os interesses do seu negócio. 

Não por acaso, a terceirização do backup para empresas especializadas tem ganhado força, principalmente porque os parceiros assumem toda a parte de gerenciamento e infraestrutura. Dessa forma, aumenta-se a segurança e corta-se custos operacionais para os negócios. 

Saiba Mais: Segurança em SaaS: por que é tão importante?  

Quais são as vantagens do Backup cloud-to-cloud? 

Vale reforçar: muitas vezes, as aplicações SaaS não contam com proteção nativa contra erros e falhas humanas dos usuários (como na situação em que um funcionário, por acidente, deleta uma planilha de importância fundamental para a empresa). 

De fato, na prática é muito mais caro e demorado tentar recuperar informações de um provedor de SaaS do que um de serviço de backup cloud-to-cloud. Em outras palavras, isso significa deslocar o foco, o tempo e os esforços da sua equipe de TI para uma tarefa que poderia ser evitada. 

Confira outras vantagens do backup cloud-to-cloud (C2C):

1. A habilidade de recuperar arquivos em suas versões mais atualizadas é crucial para manter a continuidade dos negócios. Ao tentar restaurar dados diretamente dos programas SaaS, é muito fácil cometer erros. Por isso, o backup cloud-to-cloud é um elemento crítico para garantir a disponibilidade dos dados em empresas que utilizam a nuvem em seus processos; 

2. Um provedor terceirizado de backup cloud-to-cloud tem toda a sua expertise focada no backup de dados, fazendo com que as recuperações e os backups sejam mais rápidos e fáceis de performar;

3. O backup C2C é mais abrangente e flexível, visto que protege os usuários de múltiplas possibilidades de perda de dados

4. As informações que recebem backup para outra nuvem podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo;

5. Como não ficam disponibilizados na própria rede de trabalho das empresas, os dados que recebem o backup C2C são praticamente imunes aos ataques de ransomware

Clique aqui para baixar nosso e-book GRATUITO sobre o ransomware, um guia definitivo para identificar e combater a ameaça cibernética!

Pontos de atenção para o Backup cloud-to-cloud (C2C)

Uma das vantagens do backup na nuvem é a sua escalabilidade, ou seja, o espaço disponível para armazenamento em cloud é a princípio infinito, e pode ir se adaptando às necessidades da empresa – que paga só pelo espaço utilizado. 

Entretanto, é preciso que os negócios fiquem atentos ao seu volume de informações, tendo em vista que os custos também tendem a crescer e o gerenciamento vai se tornando mais desafiador. Nesse sentido, os parceiros terceirizados de backup tendem a assumir essa gestão, o que facilita o processo para as empresas. 

Além disso, o backup cloud-to-cloud de alguns programas costuma ser complexo, exigindo que as empresas fiquem a par de quais dados exatamente serão contemplados pelo provedor de backup. Se o negócio fizer uso de mais de uma aplicação SaaS (como um programa de CRM e o Office 365, por exemplo), pode ser necessário lançar mão de diferentes produtos para fazer o backup de todas as informações utilizadas em SaaS. 

Quando o assunto é backup na nuvem, há, ainda, outro ponto importante de atenção: a questão do espaço compartilhado e a velocidade. Se muitos negócios fazem uso da mesma conexão em cloud, a performance e a agilidade no acesso podem ser prejudicados. Nesse contexto, uma precaução importante para backup cloud-to-cloud é fazer testes regulares

Inclusive, os mesmos métodos utilizados para testar as estratégias convencionais de backup e recuperação (para servidores locais) podem e devem ser aplicados na estratégia de backup cloud-to-cloud. 

Saiba Mais: Google Drive, Dropbox e iCloud não protegem seus dados: entenda 

Backup cloud-to-cloud x Backups tradicionais 

Em relação aos backups tradicionais (realizados localmente, em discos ou fitas), o backup cloud-to-cloud traz muito mais flexibilidade de recuperação para as empresas, tendo em vista que os dados podem ser restaurados para diferentes dispositivos, incluindo laptops, smartphones e tablets. 

Vale ressaltar também uma outra facilidade: o backup C2C não demanda hardware adicional, dispensando investimento extra em infraestrutura.

No que diz respeito ao ransomware e outras ameaças cibernéticas, tanto o backup cloud-to-cloud quanto o convencional oferecem ampla proteção. Nesse sentido, as fitas e discos poderiam ser considerados ainda mais seguros, porque são dispositivos offline – por outro lado, esses dispositivos físicos estão vulneráveis a perdas, roubos e eventuais desastres naturais que provoquem a perda de dados. 

Por fim, vale mencionar o backup cloud-to-cloud tem um tempo de duração que pode ultrapassar a vida útil de backups em discos e fitas, disponibilizando as informações “eternamente”, desde que o provedor permaneça atuando na área. 

E então, gostou das informações? Entre em contato conosco para conversarmos sobre o serviço de backup cloud-to-cloud e a estratégia de backup ideal para os dados do seu negócio! 

Deixe um comentário

×