Você iniciou sua revenda ou prestação de serviços, conquistou clientes, divulgou seu trabalho, vem obtendo ganhos regulares e, felizmente, o fluxo de trabalho está aumentando. Nesse ponto, entra em cena a grande dúvida do empreendedor em TI: será que é hora de contratar meu primeiro funcionário? 

Em primeiro lugar, se você está encarando este questionamento, parabéns! Isso é sinal de que seu negócio está em expansão – e a primeira contratação é um grande marco para qualquer empresa. 

Em tempos de instabilidade econômica, no entanto, é fundamental ter o timing certo para dar esse passo tão importante. Toda e qualquer decisão que traga impactos para seu empreendimento deve ser MUITO pensada e planejada. 

A seguir, saiba como identificar a hora certa para contratar colaboradores e entenda se seu negócio está pronto para avançar nessa direção! 

Vida de empreendedor em TI: contratar ou não? 

Acima de tudo, nada de afobação! Como já mencionamos, contratar é uma decisão séria que pode trazer graves consequências se realizada no momento errado, principalmente quando consideramos que seu negócio ainda está começando, isto é, é uma “empresa de um homem só”. 

De fato, uma ação precipitada e impulsiva (digamos, se você está estressado com o volume crescente de trabalho, por exemplo) pode se refletir em problemas sérios de fluxo de caixa – e a falta de dinheiro é uma das principais razões das pequenas empresas fracassarem. 

Nesse cenário, é fundamental que você tenha em mente que um novo funcionário significará novos custos fixos, exigindo avaliar a viabilidade da situação. A sustentabilidade da sua empresa não pode ser colocada em risco! 

Duas perguntas, nesse momento, devem ser feitas: há necessidade real para a contratação? Há viabilidade financeira para tal? A partir dessas reflexões, é possível estabelecer a melhor conduta: contratar, esperar um pouco ou até mesmo traçar um plano para aumentar a produtividade e lidar melhor com o fluxo de trabalho atual (sem contar com um novo funcionário). 

Afinal, como saber se é a hora certa de contratar funcionários? 

Se você ainda está em dúvida, fique tranquilo: existem alguns norteadores importantes para fundamentar essa decisão. A seguir, listamos 7 pontos essenciais que todo empreendedor em TI deve considerar antes de contratar o primeiro funcionário. Confira se seu negócio atende à grande parte dos tópicos a seguir e saiba se é a hora certa de contar com ajuda: 

1. Seu negócio tem estrutura para o aumento do custo fixo na folha de pagamento 

Vale ressaltar a pergunta: no atual cenário, seu negócio tem a base financeira necessária para arcar com os custos fixos de um funcionário na folha de pagamento? Seja no regime CLT (que envolve gastos extras com benefícios e direitos trabalhistas) ou mesmo no PJ, tudo deve ir para o papel para uma análise cuidadosa. 

2. Você está recusando trabalhos 

Se você vem recusando novos clientes e projetos interessantes devido ao aumento das demandas e do fato de não estar conseguindo lidar sozinho com o volume crescente de trabalho, este pode ser um forte sinal de que está na hora certa de contratar alguém. 

Se as propostas e potenciais consumidores estão batendo à porta, você está no caminho certo. Isso significa que seu trabalho está gerando boas indicações e que suas estratégias de divulgação estão surtindo resultados. De fato, é uma grande angústia dispensar novos clientes e projetos devido à falta de tempo e da mão de obra necessária – sem falar no prejuízo que representa para o crescimento da empresa a longo prazo. 

3. Há uma real demanda de longo prazo que fundamenta a contratação 

Realmente, recusar clientes por conta do grande volume de trabalho é muito frustrante, mas pare para refletir: existe mesmo uma necessidade de longo prazo que justifique um novo funcionário? 

Por si só, um aumento do fluxo de trabalho não quer dizer que você precisa contratar alguém. Lembre-se: dar esse passo deve ir de encontro a uma meta estratégica da sua empresa, e não apenas “apagar um incêndio” momentâneo. Não faz sentido contar com um colaborador em tempo integral e de forma fixa somente para suprir uma alta temporária nas demandas de trabalho!

4. Você deseja investir em novas fontes de renda e ampliar sua atuação 

Você identificou novas fontes de renda promissoras, que se encaixam nas demandas dos seus clientes e no seu negócio, mas não consegue explorar esse novo cenário por causa da falta de ajuda? Caro empreendedor em TI, pode ser a hora de começar uma equipe. 

Nesse caso, contar com um funcionário e investir em novas frentes de atuação em TI pode aumentar seus lucros ao longo do tempo e ser uma decisão estratégica acertada para impulsionar seu negócio. Estando sozinho, seus recursos e seu tempo são limitados – o que pode limitar também o investimento em um novo produto, um novo serviço, uma melhoria no seu atendimento etc. 

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5. Você vem percebendo uma queda na qualidade dos serviços e do atendimento 

Ultimamente, você está tão sobrecarregado que está percebendo uma queda nítida na qualidade do seu desempenho, do atendimento e das entregas de serviços e produtos. Atrasos ou dificuldade de cumprir os prazos também são comuns. Alguns clientes e parceiros até mesmo já reclamaram. 

Se identifica com esse cenário? O fato de ser um empreendedor em TI solo, além de representar limitações de crescimento, também significa que você toca todos os processos por si só e não tem o olhar externo de outra pessoa para identificar falhas nas operações. 

Nesse momento, contratar um funcionário pode agregar um valor necessário para alinhar suas entregas e delegar funções que vêm sendo negligenciadas. 

Saiba Mais: 4 dicas práticas de retenção de clientes para prestadores de serviços de TI 

6. Você já considerou e descartou a ideia de terceirizar as demandas

Este é outro ponto importante a se pensar. Certo, você está encarando novos desafios e crescimento nas demandas. Antes de partir para a contratação de um funcionário fixo, entretanto, será que já refletiu sobre a possibilidade de terceirizar esse trabalho para um freelancer e obter uma ajuda pontual? 

De fato, optar por um apoio externo nesse sentido envolve muito menos custos, além de ser muito mais seguro do que efetuar uma contratação equivocada. 

7. Você não está conseguindo conciliar as tarefas administrativas com o trabalho diário 

O ritmo se acelerou tanto que você quase não consegue dar conta de fazer o controle financeiro, lidar com documentações e manter toda a contabilidade em dia? Sabemos que os desafios de empreender são grandes – e, em um primeiro momento, o gestor acumula diversas responsabilidades além do trabalho técnico e estratégico em TI. 

No entanto, chega um ponto em que assumir tudo isso se torna insustentável, e as tarefas administrativas (cruciais para a estabilidade e sobrevivência do negócio) não podem ser deixadas de lado. À medida em que a empresa cresce, esse trabalho também vai crescendo. Esta pode ser a hora de contratar ajuda! 

Uma outra alternativa, vale lembrar, é contar com a ajuda de softwares específicos de gestão para automatizar e otimizar os processos. 

Por fim, é importante analisar se seu negócio tem a estrutura física necessária para acomodar um novo funcionário (mesa, espaço, computador). 

Se você deu um ““check” na maioria dos pontos acima, então é muito provável que esta é mesmo a hora certa para contratar! Esperamos que estas dicas te ajudem nessa fase tão importante para sua atuação como empreendedor em TI. Aproveite para saber como conquistar mais clientes de receita recorrente e impulsionar seu negócio! 

Créditos da imagem de destaque: slidesgo

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