Já tratamos, aqui no blog, sobre ações de marketing importantes e técnicas de vendas para alavancar os negócios em TI, dentre outros assuntos da área. Mas e quanto ao marketing digital para TI? Será que sua carreira está tirando o máximo de proveito do universo digital?

Em primeiro lugar, é preciso reforçar que a predominância das estratégias digitais nos últimos tempos não anula o papel valioso da divulgação offline. O networking e a presença em feiras e eventos do segmento, por exemplo, são extremamente interessantes para fortalecer seu nome no mercado. 

Por outro lado, de fato, se seus produtos e serviços não marcarem presença nos resultados do Google (e se você não tiver nenhuma presença online profissional), é praticamente como se sua marca não existisse. 

Nessa perspectiva, a boa notícia é que as ações digitais em marketing trazem muitas vantagens e facilidades das quais você pode começar a usufruir agora. Vamos às dicas? 

Marketing digital para TI: 6 ações de impacto para seu negócio 

Não importa se você está começando a atuar como autônomo, se já tem um nome estabelecido ou se está à procura dos primeiros clientes: o marketing digital para TI é uma ferramenta fundamental para atingir seus objetivos. 

Vale ressaltar, aqui, que o investimento na área traz vantagens importantes, incluindo baixos custos (principalmente se comparamos com os gastos exigidos pela publicidade tradicional) e alto poder de segmentação, o que permite que você atinja exatamente o público desejado.

É interessante mencionar, inclusive, que conhecer bem as características e preferências dos seus potenciais clientes é uma arma imprescindível para fundamentar qualquer estratégia de marketing (digital ou não). Saber com quem se está falando, como não poderia deixar de ser, potencializa sua influência e sua persuasão. 

Confira 6 ações valiosas de marketing digital para TI: 

1. Pilar básico: tenha um site profissional responsivo 

Criar um bom site profissional, que comunique com clareza suas experiências, diferenciais e serviços, é o primeiro passo indispensável para construir sua presença digital. A partir desse endereço central, você poderá veicular conteúdos relevantes, encantar seus clientes, gerar novas visitas e marcar presença nos mecanismos de buscas da Internet. 

Tenha em mente que seu site é a vitrine do seu trabalho e da sua marca. Preze por um design simples e atraente, responsividade (ou seja, boa visibilidade também nos dispositivos móveis), chamadas atraentes para seus serviços, comunicação objetiva e otimização. 

Criar e comprar seu próprio domínio também é fundamental. Uma escolha acertada nesse sentido, além de passar profissionalismo, também contribui para o bom posicionamento nas buscas do Google. 

Saiba Mais: Site para profissionais de TI: 7 práticas para acertar no seu 

2. Estude e domine o SEO 

Em se tratando de marketing digital, é possível tanto pagar para gerar visibilidade para sua marca (o que é uma ação válida, como veremos a seguir) como também apostar em ferramentas para gerar o chamado tráfego orgânico para seu site. Em outras palavras, isso significa melhorar a posição das suas páginas nos mecanismos de buscas, aumentando seu número de visitantes.  

Para alcançar esse objetivo, uma das ações mais importantes é investir em SEO (Search Engine Optimization ou “otimização para os mecanismos de buscas”). Trata-se de um conjunto de técnicas para melhorar a posição do seu site/blog no ranking de resultados do Google e outros portais de pesquisa. 

Dentre as boas práticas para investir em SEO, está a identificação das palavras-chave ou termos mais buscados pelo seu público em relação ao seu segmento de trabalho (exemplo: “suporte técnico de informática em Bauru”). Para ter um bom resultado, é preciso fazer um uso inteligente desses termos no seu site, além de apostar em URLs amigáveis, criar links internos/backlinks e, claro, apostar na produção de conteúdo, conforme veremos a seguir. 

3. Aposte em marketing de conteúdo 

Sem dúvidas, uma das principais vantagens do meio online é a facilidade de disseminar conhecimentos sobre qualquer assunto que você domine. 

No contexto do marketing digital para TI, essa possibilidade é uma aliada inestimável: produzir e divulgar conteúdos relevantes para seus potenciais clientes é uma excelente maneira de fortalecer seu SEO e criar autoridade no seu ramo de atuação

O melhor canal de publicação, nesse sentido, é o blog associado ao seu site profissional (é claro que você pode e deve usar as redes sociais para divulgá-lo!). Os formatos a se explorar são os mais variados: artigos, vídeos, tutoriais, infográficos, resenhas, e-books, listas… dê asas à criatividade! 

Ao definir os temas para a produção de conteúdo, não deixe de considerar as palavras-chave pesquisadas, além de assuntos de interesse do seu público e suas dúvidas frequentes. Seja útil, compartilhe suas experiências e se estabeleça como referência! 

4. Mantenha consistência nas redes sociais 

As redes sociais são outro pilar importante da construção da sua presença digital. No entanto, não basta criá-las: é preciso mantê-las devidamente atualizadas. 

Além de fornecer todos os dados de contato e de descrição do seu negócio (garantindo que o cliente entre facilmente em contato com você, caso deseje), é importante criar um calendário editorial com publicações programadas para manter o engajamento do seu público. 

Exemplos de conteúdos interessantes a compartilhar nas suas mídias sociais profissionais são: 

  • divulgação de artigos e outros materiais que você publicou no blog ou outras plataformas;
  • dicas rápidas para solucionar problemas comuns do universo da TI;
  • divulgação dos seus produtos e serviços (e eventuais promoções);
  • lançamentos e novidades;
  • notícias interessantes da área comentadas por você;
  • resenhas de um novo software ou tecnologia;
  • inovações do mercado etc. 

Não se esqueça, ainda, de que a interação é a alma das redes sociais. Valorize toda e qualquer interação dos seus usuários, respondendo a dúvidas, elogios, críticas e comentários. Esta é a hora de ganhar credibilidade e inspirar confiança!

Saiba Mais: Como usar redes sociais na sua revenda de TI?

5. Invista em anúncios inteligentes 

Como mencionamos, o marketing digital também fornece mecanismos importantes para pagar por maior alcance e engajamento da sua marca. O Google (assim como a maioria das redes sociais) conta com recursos para anunciantes, permitindo filtrar ao máximo a visibilidade para atingir as pessoas que você mais precisa. 

GoogleAds (no qual você paga por palavra-chave), Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads… as possibilidades são muitas! Se você conta com uma verba extra para marketing e deseja resultados rápidos, apostar nos anúncios pagos é definitivamente um bom caminho. É possível começar investindo pouco, aumentando gradativamente o valor de acordo com seus objetivos e seu orçamento. 

O ideal, de fato, é aliar sua geração de tráfego orgânico (via SEO e marketing de conteúdo) e as ferramentas de anúncio, maximizando suas conversões. 

Saiba Mais: Serviços de TI: saiba como aumentar suas vendas com o crescimento das ameaças de ransomware 

6. Aproveite o poder do monitoramento digital 

Por fim, é importante acrescentar uma ação que é complementar a todas as outras (e que é um dos maiores trunfos do marketing digital para TI): o grande poder de mensuração

Trazendo grande vantagem em relação ao offline, o marketing digital permite verificar, em tempo real, a performance das suas campanhas e ações. Sem acompanhamento de resultados, de fato, não há como implementar estratégias eficientes – e nesse ponto o meio online é um aliado de ouro. 

Número de interações, visualizações, tempo de engajamento, conversões: essas e outras métricas podem ser facilmente monitoradas, permitindo medir a eficácia das suas ações e fazer os ajustes necessários para obter um retorno cada vez melhor. 

Você já aplica alguma das estratégias de marketing digital para TI que listamos acima? Esperamos que nossas dicas te ajudem a impulsionar seu sucesso! Aproveite para saber como conquistar clientes de receita recorrente e melhorar os rendimentos do seu negócio!

Créditos da imagem de destaque: freepik

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