Se os profissionais e empresas de TI estão sempre de olho nas tendências e novidades da sua área de atuação, é igualmente importante que estejam atentos às melhores maneiras de divulgar seu negócio e ampliar sua carteira de clientes. Nesse cenário, o marketing para TI é cada vez mais urgente para se destacar em meio à concorrência e gerar os tão sonhados resultados. 

Vale lembrar: muito além de oferecer seus produtos e serviços como profissional autônomo ou revenda de TI, é preciso lançar mão de uma estratégia estruturada e inteligente para que você de fato conquiste suas metas. 

A boa notícia, aqui, é que a ascensão do digital tem tornado as ações no segmento muito mais fáceis, baratas e assertivas. Confira nossas 5 dicas para planejar e implementar marketing para TI e impulsione seu sucesso! 

Alavanque seu negócio: 5 dicas valiosas de marketing para TI

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1. Conheça bem seu público: a criação de personas 

Não há ação efetiva de marketing sem atender a essa primeira regra imprescindível: saiba, muito bem, quem você deseja atingir. Qual é o perfil dos seus potenciais clientes? Quais são suas necessidades? Que tipo de problema eles apresentam e como você pode ajudá-los? 

Nesse sentido, para te ajudar a organizar todas essas informações, se insere uma ferramenta extremamente útil de marketing: a criação de personas. “Personas” nada mais são do que perfis fictícios de uma ou mais pessoas baseadas nas características reais do seu público. 

Dessa forma, elas condensam informações como gênero, faixa etária mais comum da sua audiência, tipo de conteúdo consumido, trabalho, necessidades, interesses e outros dados importantes. Esse perfil vai variar se você deseja vender seus serviços para usuários comuns de tecnologia que precisam de suporte de informática ou trabalha como consultor para empresas, certo? 

Com a(s) persona(s) em mãos, fica mais fácil acertar na linguagem utilizada, fazer bons anúncios e direcionar seu trabalho para o perfil de clientes que você realmente deseja atrair. Para tanto, uma dica importante é entrevistar seus clientes já existentes e coletar informações para entender suas necessidades, objetivos, de que forma seu trabalho os ajuda, o que eles julgam importante em serviços de TI, dentre outros pontos. 

2. Aposte no funil de vendas 

Já ouviu falar em funil de vendas? Além de ter um conhecimento assertivo sobre seu público-alvo, é preciso entender o nível de interesse que diferentes potenciais consumidores manifestam ao entrar em contato com seu trabalho. Vale acrescentar, aqui, que uma jornada do cliente se desenrola até que a venda do produto ou serviço seja concretizada. 

Nesse cenário, há diferentes tipos de possíveis clientes – e é importante que você considere todos e desenvolva ações distintas a depender de cada um desses momentos ou perfis): 

  • Topo de Funil: pessoas que não sabem que precisam do seu serviço ou produto (são os clássicos clientes que só contatam um profissional quando têm uma pane ou problema de TI). Para esse público, é preciso oferecer conteúdos interessantes que os ajudem no seu dia a dia e que os ajudem a diagnosticar que eles precisam do seu trabalho;
  • Meio de Funil: pessoas que já sabem que apresentam um problema de TI. Seu papel, nessa etapa, é apontar soluções para esse problema, criando gatilhos para o trabalho da sua empresa;
  • Fundo de Funil: pessoas que já conhecem seu problema de TI e já estão ativas na busca de uma empresa ou profissional que podem resolver sua questão. São os clientes que já estão “prontos” para fechar negócio. Aqui, sua comunicação deve ser mais direta, destacando os benefícios do seu trabalho e por que sua empresa é a solução certa nesse momento. 

Como vimos, o funil de vendas permite mapear os potenciais clientes do seu negócio, encaixando-os em diferentes etapas da jornada de compra para que o trabalho de atração seja melhor desenvolvido. 

Saiba Mais: Como profissionais de TI podem agregar valor à sua prestação de serviços?

3. Invista em uma presença digital sólida: site responsivo e redes sociais  

Hoje, não há como falar em marketing para TI (ou para qualquer área!) sem considerar a relevância do meio digital. Com o uso massivo da internet e a mudança no perfil do consumidor, a presença do online marca presença nos mais diversos processos de compra – e é preciso garantir que seu negócio apareça nas buscas. 

A importância do site responsivo 

A criação de um site com boa navegabilidade e foco em conversões, aqui, é um primeiro passo indispensável para empreendedores de TI. Isso significa que seu endereço deve atender a critérios básicos de responsividade, incluindo tempo rápido de carregamento, design que facilite a navegação do usuário, seções do portal bem delimitadas e uma identidade visual de qualidade. 

No que diz respeito a conversões (ou fechamentos de oportunidade de negócio), também é importante acertar. Além de inserir uma seção com dados de contato, inclua chamadas e botões ao longo do site para incentivar o usuário a contatar seu negócio, acessar um determinado conteúdo ou deixar seu e-mail para ficar por dentro das novidades. 

Consistência nas redes sociais 

Quais são as redes sociais nas quais seu público mais marca presença? O objetivo, nesta etapa, não é criar perfis em todas as mídias (que depois podem até acabar abandonados…), mas identificar aquelas mais valiosas para a sua estratégia. Esteja onde seu público está

Manter a consistência através de publicações atualizadas também é essencial. O ideal é criar um calendário de postagens, que podem incluir dicas de TI, informações sobre seus produtos e serviços, divulgação de blogposts e todo tipo de conteúdo relevante que possa interessar e/ou ajudar seu público. 

4. Marketing off-line: frequente eventos e feiras do setor 

Não apenas de estratégias digitais vive o marketing para TI! As ações off-line também são valiosas, especialmente se você deseja aumentar sua influência e consolidar seu nome no mercado local. 

Fique de olho em eventos, feiras, palestras nos quais você pode marcar presença, fazer networking e ampliar seu alcance no mercado. Vale lembrar que isso não vale apenas para eventos da área de TI: é interessante pesquisar também ocasiões em que seus potenciais clientes estarão presentes. 

Dessa forma, se sua persona pertence a determinados segmentos profissionais (como advocacia, gestão e empreendedorismo, dentre outros), acompanhe os congressos e eventos da área e identifique aqueles que poderão gerar bons contatos. 

Aproveite esses momentos para firmar parcerias, fechar novos negócios e aprender mais sobre a sua persona, analisando de que modo você pode melhorar as ofertas para atrair e fidelizar mais clientes. 

5. Crie estratégias de e-mail marketing  

Apostar no e-mail marketing é uma das maneiras mais eficazes de oferecer conteúdo relevante, divulgar seus serviços para potenciais clientes e manter a comunicação com os clientes já existentes. Dessa forma, você consegue fixar a imagem da sua empresa na mente do público. 

O primeiro passo é partir para a criação do mailing, ou seja, uma lista de e-mails dos possíveis clientes e dos clientes atuais. Para tanto, é preciso planejar ações de captura desses contatos, incluindo chamadas no site para quem deseja ficar a par das novidades (informando assim o e-mail) e formulários que ofereçam e-books e outros materiais em troca do contato do usuário. 

Com os contatos, formule ações diferentes para clientes e não clientes, desenvolvendo um conteúdo adequado para cada perfil. Dicas de TI, tutoriais, divulgação de eventos e promoções são exemplos de conteúdos que você pode disparar via e-mail. Tome cuidado para não mandar e-mails excessivos e só envie para as pessoas que os autorizaram!  

Esperamos que nossas dicas de marketing para TI sejam úteis para impulsionar sua carreira. Com planejamento, consistência e conhecimento do seu público, é possível desenvolver ações eficazes de divulgação e potencializar seus resultados. 

Continue a acompanhar o blog para mais conteúdos e aproveite para conferir os 6 principais erros do freelancer de TI e como contorná-los

 

Créditos da imagem de destaque: freepik

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