Para quem empreende em Tecnologia da Informação – em especial os prestadores de serviços gerenciados – , criar uma receita recorrente em TI é extremamente vantajoso para melhorar a projeção do caixa, crescer o negócio de forma sustentável e manter o faturamento ao longo do tempo.

Com esse objetivo, é importante não apenas visar a fidelização dos clientes existentes (garantindo a renda de contratos de médio e longo prazo), mas também trabalhar para fechar mais e melhores negócios. 

Diante disso, você pode se perguntar, como manter os consumidores satisfeitos, controlar a receita recorrente, evitar cancelamentos e ainda atrair novos clientes que paguem regularmente pelos seus serviços? É o que veremos a seguir! 

O que é receita recorrente em TI?

Primeiro, vale a pena recapitular: o modelo de receita recorrente é aquele baseado em uma relação contínua com os clientes, que pagam de forma igualmente contínua durante um determinado período (quinzenal, mensal, semestral etc). 

Em TI, o formato recorrente é mais comum na prestação de serviços gerenciados, embora também possa ocorrer através da venda de produtos. Dessa forma, o investimento do cliente não é realizado por chamado ou demanda concluídos, e sim por um pacote de serviços ou produtos oferecidos durante um certo tempo. Se forem realizados serviços ou vendas adicionais/extras, paga-se à parte. 

Saiba Mais: Vendas de TI: 7 dicas para contornar as objeções dos clientes 

As vantagens do modelo de negócio 

Sinônimo de mais estabilidade e base para ganhar competitividade no mercado, a receita recorrente em TI traz muitas vantagens para os empreendedores da área. Como os serviços e produtos são contratados de maneira contínua, trata-se de um fluxo regular de dinheiro que cai na conta da empresa ou do profissional autônomo

Com isso, alguns dos benefícios valiosos desse tipo de receita são: 

  • Manter um fluxo de caixa previsível;
  • Assegurar um melhor planejamento financeiro, já que os pagamentos são regulares;
  • Arcar com as despesas primárias do negócio de forma estável; 
  • Criar uma base sólida para o crescimento e o posicionamento do negócio no mercado;
  • Proporcionar escalabilidade 

Como conquistar clientes de receita recorrente em TI? 

Se traz vantagens valiosas para os empreendedores, o modelo de receita recorrente depende de dois pilares para se manter: a retenção dos clientes que já existem e a aquisição dos novos. Considerando que todo negócio deve contar com uma taxa “natural” de cancelamentos (o chamado churn), é fundamental atuar continuamente para fechar novos contratos e garantir lucratividade duradoura. Confira nossas dicas: 

Demonstre valor para a contratação a médio e longo prazo 

É importante ter em mente que, ao captar clientes de receita recorrente em TI, você estará firmando um compromisso de médio a longo prazo com os mesmos – trata-se, assim, de uma transação que exige uma relação de credibilidade e confiança entre as partes.  

É seu papel, nesse momento, demonstrar o máximo de valor para a sua oferta, ressaltando quais são os benefícios e os motivos do vínculo duradouro. Isso inclui, é claro, comprovar por que a contratação do seu serviço por um tempo determinado é uma estratégia acertada para o cliente. 

Além de investir em divulgação e marketing de conteúdo (como blogposts e peças de redes sociais que exemplifiquem as vantagens do investimento recorrente nos seus serviços), é preciso apostar em organização e planejamento na proposta comercial, incluindo ações como: 

  • formulação de plano de ações assertivo, prevendo resultados e análises; 
  • elaboração de cronograma de projetos organizados por mês (ou pelo período adequado para a sua atuação);
  • destaque dos benefícios e do valor do seu trabalho para o cliente. 

Estude a concorrência 

O que os seus concorrentes estão fazendo em termos de ofertas para receita recorrente em TI? Fazer essa análise de mercado é fundamental tanto para estruturar quanto para avaliar a qualidade das suas operações. 

Além de estudar fatores como precificação e posicionamento, não deixe de estudar o que é realizado em termos de marketing e relacionamento com o cliente, identificando ajustes que podem ser feitos nos seus processos e serviços para aumentar a satisfação do público e fechar novos contratos recorrentes. 

Vale acrescentar, ainda, que o estudo da concorrência envolve outra etapa valiosa: a descoberta e o desenvolvimento de diferenciais que você pode utilizar a seu favor. 

Saiba Mais: Marketing para TI: 5 estratégias para impulsionar seu sucesso 

Aposte em segurança da informação para serviços gerenciados 

Pensar o portfólio também é outro cuidado altamente estratégico, tendo grande impacto na atração e fidelização de clientes em receita decorrente. De fato, não basta apenas acertar no direcionamento do marketing: é essencial oferecer serviços e produtos atrativos e de qualidade. 

Nesse sentido, as soluções de segurança da informação são a aposta de cada vez mais prestadores de serviços para agregar o máximo de valor à oferta e sintonizar seu negócio às principais tendências do mercado. 

Afinal de contas, em tempos de crescimento das temidas ameaças cibernéticas, garantir a proteção necessária aos dados de empresas de todos os portes (em especial as PMEs) é um “tiro certeiro” para quem atua na área. 

Backup na nuvem, criptografia, antivírus, proteção contra ransomware e outros malwares estão entre as maiores demandas de serviços gerenciados do mercado de TI. Para facilitar o processo e criar parcerias de revenda estruturadas com as soluções mais eficientes do mundo, a Backup Garantido oferece planos diversos que podem alavancar seu negócio de TI.  

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Cobre de maneira inteligente 

Acertar na precificação dos seus serviços recorrentes é outra ação definitiva para manter uma boa estratégia de negócio. Além de tomar como parâmetro os preços praticados pela concorrência, coloque no papel o volume de trabalho envolvido, os custos fixos e variáveis e os recursos necessários para executar o trabalho de maneira contínua

Não se esqueça, ainda, de considerar a realidade e as necessidades do cliente. Por se tratar de uma potencial receita recorrente, pode ser interessante pensar descontos pontuais e planos personalizados, avaliando de que forma essa receita será vantajosa para seu negócio a longo prazo. 

Saiba Mais: Precificação de serviços de TI: como fazer e se manter competitivo?

Por fim, é importante reforçar que a captação de novos clientes de receita recorrente em TI demanda um planejamento cuidadoso, incluindo as ações a serem praticadas (divididas em etapas e metas), o número de contas que você deseja conquistar e o valor do faturamento que pretende obter

A partir daí, todo o processo precisa de monitoramento. Nesse momento, você deverá acompanhar os resultados alcançados e fazer os ajustes necessários para alcançar sua meta, além de verificar as métricas de retenção dos clientes que você já possui. 

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que nossas dicas te ajudem a conquistar muitos clientes de receita recorrente em TI! Para obter ainda mais informações nesse sentido, aproveite para conferir nosso guia para aumentar suas vendas ao oferecer proteção contra o ransomware, uma das maiores ameaças virtuais da atualidade! 

Créditos da imagem de destaque: Freepik

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