Muitos termos do universo da Tecnologia da Informação são conhecidos no dia a dia das empresas: software, servidor, backup, linhas de código… Quando falamos em governança de TI, no entanto, a temática ainda gera dúvidas sobre o seu real significado e seu papel na gestão dos negócios.

Se você é um gestor que deseja melhorar a administração da área ou um profissional do setor de TI, este artigo é para você! Confira, a partir de dicas práticas, o que é e como aplicar este conceito que promove vantagem competitiva para as organizações!  

O que é governança de TI e qual é a sua importância?

A definição é simples: a governança de TI é um conjunto de estratégias, ferramentas e metodologias para estruturar melhor os recursos e processos da área, buscando auxiliar o negócio na conquista dos seus objetivos estratégicos.

Para colocar esse gerenciamento em prática, a governança de TI visa obter um consenso entre líderes e gestores para aprovar teorias e ações estratégicas que serão adotadas no negócio.

Vale acrescentar que essa governança funciona como um desdobramento da chamada governança corporativa, que atua em um nível geral na organização e gerencia as relações entre diretores, funcionários e sócios, além de métodos para incentivo e acompanhamento do trabalho.

A partir dessa compreensão, é possível entender que a governança de TI é uma governança corporativa em pequena escala, ou seja, aplicada unicamente ao setor de TI. Dessa forma, o conceito se volta para os objetivos, particularidades e desafios deste departamento.

Mas por que adotar a governança de TI na minha empresa ou no meu trabalho?

Se os recursos de TI são imprescindíveis para o sucesso da empresa, imagine poder adotar práticas que alinhem todos esses recursos com as metas e estratégias da própria empresa?

Seria incrível, não?

Essa é exatamente a função da governança de TI!

Em última instância, essas práticas buscam oferecer serviços completamente disponíveis e confiáveis para assegurar a excelência do negócio.

O resultado é mais produtividade (atingindo mais metas a um menor custo), aumento da transparência da empresa (o que é muito positivo, visto que um número cada vez maior de empresas negociam com a bolsa), mais competitividade para o negócio, melhoria nos indicadores de desempenho, aproveitamento máximo do potencial do setor de TI e também aquela que talvez seja a principal vantagem: aumentar a segurança dos dados confidenciais e estratégicos da organização.

Com esse objetivo, a governança de TI atua para implementar hierarquia de acesso a dados específicos, melhorar a política de prevenção de perda de informação (incluindo uma política de backup), escolher as ferramentas e tecnologias mais eficientes para cumprir o objetivo e treinar a equipe para investir em hábitos e ações de proteção aos dados da empresa.

Ao estabelecer esse controle efetivo sobre informações estratégicas e importantes, é possível reduzir drasticamente as chances de vazamento de dados, ataques hacker e descuidos na gestão dos dados que possam levar à perda dos mesmos.

Implantando a governança de TI: como começar?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a implantação da governança de TI deve ser pautada pelos objetivos da empresa, que são definidos em seu planejamento estratégico.

Passando para a parte prática, a governança de TI é baseada essencialmente em 3 pilares:

Escolha as ferramentas mais adequadas

A depender das metas a serem atingidas, é preciso selecionar as tecnologias e ferramentas mais interessantes para otimizar e facilitar o trabalho. A cloud computing (computação em nuvem) é uma das opções mais indicadas, visto que promove uma excelente forma de armazenamento em nuvem e mais segurança a ótimo custo-benefício.

Estabeleça objetivos e indicadores de desempenho

O primeiro momento deve ser de análise: avalie o desempenho da TI e do negócio como um todo para fazer um diagnóstico geral. Para isso, faça uso de métricas ou indicadores de performance.

A partir desse levantamento, identifique os pontos fortes e fracos da organização e do departamento, listando falhas e acertos de gestão. Posteriormente, trace os objetivos e os pontos que podem ser melhorados com um melhor gerenciamento de recursos com a governança de TI.

Leia mais: 6 indicadores de TI que você precisa acompanhar no seu negócio

Conheça os principais frameworks (modelos de trabalho) em Governança de TI

Outra etapa fundamental é aprofundar os conhecimentos sobre os frameworks (modelos de trabalho) que disponibilizem os melhores indicadores para avaliar seu negócio e garantir a eficiência da estratégia. Os principais frameworks do mercado para governança de TI incluem:

  • ITIL (Information Technology Infrastructure Library): trata-se de um framework mais direcionado para os próprios serviços de TI. O ITIL estabelece práticas para a gestão dos processos de TI através das chamadas “bibliotecas” que integrem a cada módulo de gestão.

 

  • PmBOK (Project Management Body of Knowledge): bastante conhecido no âmbito da gestão de projetos, o PmBOK é de fato focado no gerenciamento de projetos em TI, além de buscar melhorar a atuação e o desenvolvimento do trabalho dos profissionais de TI. Vale acrescentar: todos os processos, ações e definições do PmBOK estão descritos e explicados no manual do framework. O manual também inclui quais são as técnicas, ferramentas e habilidades demandadas para fazer uma gestão eficaz de projetos.

 

  • Cobit (Control Objectives for Information and Related Technology): é o último da lista, mas não menos importante! O Cobit é o framework mais utilizado para a governança de TI. As práticas de gestão definidas pelo método são bastante recomendadas por especialistas do meio. O modelo oferece recursos interessantes como controles de objetivos, indicadores de performance, sumário executivo e até um guia com técnicas de gestão. É interessante observar que ele também pode ser utilizado como ferramenta de teste e garantia da qualidade dos serviços prestados em TI, contando com um sistema próprio de indicadores de desempenho.

Estudar sobre o tema (e compartilhar os conhecimentos com a sua equipe!) é uma etapa essencial para superar os desafios de implementar a governança de TI.  Quais são as possibilidades de adotar esse conjunto de estratégias e ferramentas no cenário da sua empresa ou prestação de serviços?

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