No duelo entre backup local e backup na nuvem, qual sai ganhando? A verdade é que, enquanto o backup na nuvem é uma grande tendência atual (possibilitando que empresas de todos os portes aumentem a segurança dos seus dados), o backup local ainda tem o seu lugar. 

De fato, quando o assunto é armazenar e garantir a proteção das informações, ambas as modalidades possuem suas vantagens e possíveis desvantagens. A escolha pelo melhor modelo (ou pelos dois) muitas vezes passa pelas necessidades específicas de cada negócio. 

A seguir, saiba mais sobre os dois tipos de backup e confira uma análise comparativa sobre o papel que cada um pode desempenhar na sua empresa! 

Entendendo o backup local ou tradicional 

backup local

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O backup local (também conhecido como backup tradicional) é a maneira mais antiga de se fazer cópias de segurança e armazená-las dentro do ambiente interno das próprias empresas.

Para o processo, geralmente são utilizados hardwares de disco rígido. Conjuntamente, há o trabalho de softwares (servidores), que são responsáveis por fazer a cópia dos dados para o hardware. Esses softwares, vale lembrar, podem ser integrados à estrutura física ou rodar de forma independente. 

O backup local também se vale de outros dispositivos físicos, tais como fitas magnéticas, HDs externos, CDs e DVDs.  As fitas, inclusive, eram os dispositivos mais em voga na prática antes que as unidades de disco tomassem esse lugar no início da década de 2000. É interessante acrescentar que muitas organizações ainda fazem uso de fitas atualmente – principalmente para proteção offline contra o ransomware e outros crimes cibernéticos, assim como para o arquivamento de longo prazo. 

O uso de HDs externos e pendrives, por sua vez, são muito utilizados por negócios de menor porte, porque se trata de uma forma mais simplificada de backup – basta mover as informações para o drive dos dispositivos. No entanto, por questões de segurança,  essa deve ser apenas uma das modalidades de backup aplicada nas empresas. 

De maneira geral, portanto, o princípio básico do backup local ou tradicional é a locação do processo de cópias e armazenamento de dados em estruturas físicas e nos próprios negócios

Leia Mais: A importância da colaboração para a segurança da informação nas empresas

E o backup na nuvem, como funciona? 

Cada vez mais abrangente no mundo corporativo, o backup na nuvem (cloud backup) é a modalidade de backup “da vez”. O processo envolve a cópia dos dados para um servidor off-site, que geralmente é hospedado por um provedor de serviços. 

Variável de acordo com o espaço utilizado, o custo do cloud backup é cobrado com base em elementos como capacidade e número de usuários envolvidos. É interessante retomar, aqui, a famosa regra 3-2-1 do universo do backup, que aconselha as empresas a terem 3 cópias de seus dados, em duas mídias diferentes e um local de armazenamento off-site

O backup na nuvem, nesse sentido, tem um bom desempenho ao cumprir esses requisitos – isso porque a informação é armazenada off-site (fora do ambiente interno da empresa, ou seja, na nuvem) e funciona como uma outra mídia de armazenamento além do tradicional disco rígido local. 

Vale lembrar que as opções de backup de dados na nuvem incluem fazer o backup direto para uma nuvem pública, como AWS e Microsoft Azure, ou para uma nuvem privada do provedor do serviço. As estratégias mais novas e atualizadas dessa modalidade envolvem o backup cloud-to-cloud, no qual as informações que já estão na nuvem (em aplicações SaaS como o Office 365) são transferidas para uma outra nuvem. 

Leia Mais: Qual é a diferença entre backup na nuvem e backup off-site? 

Backup local x backup na nuvem: uma análise 

O cenário de hoje é claro: processos de trabalho baseados na nuvem são um grande boom de popularidade em empresas de todos os portes. As plataformas do tipo não só vêm ganhando novas funcionalidades, como os serviços de armazenamento e backup na nuvem também têm marcado uma presença definitiva no mercado. 

Nesse contexto, é um fato que a facilidade e a escalabilidade da computação em nuvem são capazes de promover uma solução de backup de excelência para organizações que precisam proteger seus dados. 

Por outro lado, os provedores de backup local também têm sua fatia do mercado. A capacidade de armazenamento em fitas vêm crescendo, e os discos rígidos estão cada vez mais rápidos. Há ainda o fato de que se uma organização faz uso do backup local há muito tempo, pode haver uma barreira cultural que impeça a mudança para a nuvem. 

O ideal, nesses casos, é que os gerentes de TI analisem os efeitos dessa possível mudança, identificando se ela faz sentido operacionalmente e financeiramente. Além disso, pode ser interessante considerar uma migração parcial, mantendo algumas informações em backup local. 

Nesse ponto, vale a pena destacar que muitas organizações (em especial as de maior porte) utilizam um mix de backup local e backup na nuvem, apostando nas duas modalidades – o backup híbrido. A configuração realmente é vantajosa, visto que ambas têm prós e contras

O backup local de arquivos, por exemplo, pode oferecer uma recuperação mais rápida, mas o backup na nuvem garante a segurança off-site caso ocorra um desastre nos data centers ou dispositivos físicos. Enquanto o cloud backup tem um gerenciamento mais descomplicado, o tradicional ou local requer mais tempo e esforços da equipe de TI. 

Leia Mais: Backup híbrido: o que é e por que optar pela solução?

Vantagens e desvantagens do backup local 

Como vantagens consideráveis, o backup local oferece facilidade de acesso (já que os dados estão on-site, na própria empresa), velocidade (os discos rígidos estão cada vez mais rápidos para operações de backup e recuperação) e maior controle da segurança (o processo pode ser gerenciado internamente, diferente do que acontece com um provedor cloud). 

Como desvantagens, podemos citar o alto custo inicial da operação (que envolve a aquisição de infraestrutura física), dificuldades de escalabilidade (caso a empresa precise de mais espaço de armazenamento, é preciso comprar e instalar mais dispositivos físicos), manutenção mais complexa (demandando mais tempo e trabalho do time de TI), vulnerabilidades de segurança (visto que dispositivos físicos ficam expostos a panes, quedas de energia e ciberataques) e ainda vulnerabilidades de recuperação de desastres – com ataques aos data centers, nada pode ser feito, ao contrário do backup off-site.  

Vantagens e desvantagens do backup na nuvem 

Como prós do cloud backup, podemos incluir: 

  • baixos custos iniciais e ótimo custo-benefício;
  • ampla acessibilidade: os dados podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à internet, em qualquer lugar;
  • amplo leque de ferramentas de segurança;
  • fácil escalabilidade;
  • fácil gerenciamento, já que o provedor do serviço se encarrega de grande parte do processo. Assim, o time de TI fica liberado;
  • facilidade de recuperação de desastres. 

Como pontos contra, é possível mencionar:

  • acumulação de custos, à medida que mais informações forem armazenadas em mais espaço na nuvem;
  • possíveis problemas de segurança. Para garantir a proteção na nuvem, é preciso tomar determinadas precauções, como criptografia;
  • restaurações de dados mais lentas e custosas. 

Concluindo: qual caminho seguir? 

Como é comum nessas questões, não há uma única resposta certa. A melhor estrartégia de backup depende das necessidades específicas do seu negócio, da infraestrutura de Ti e da verba disponível da segurança. 

Entretanto, com a disponibilidade de recursos e finanças, a abordagem híbrida é uma resposta completa e segura (em diferentes frentes) para atender à regra do backup 3-2-1. De fato, a melhor forma de oferecer altos níveis de proteção para as valiosas informações do seu negócio é combinar as potencialidades do backup local e do backup na nuvem. 

Oferecer segurança para os dados corporativos pode significar a sobrevivência do seu negócio. Entre em contato conosco para conversar sobre o backup híbrido e outras alternativas de backup que mais se adaptem às suas demandas! 

Deixe um comentário

×